Brasil,

Jovens respondem como preferem trabalhar ou estagiar

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabriela Vasconcelos
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Pesquisa revela interesse maior para convivência diária em escritórios. Home office integral é a vontade de um pequeno grupo de brasileiros

Com a nova realidade trazida pela crise do coronavírus, empreendimentos e instituições de ensino tiveram de se adaptar para continuarem ativos. Nesse sentido, o público jovem teve de enfrentar esse cenário remoto tanto no contexto profissional, quanto no acadêmico. Para entender como o formato é visto por esse público, o Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios fez um estudo e perguntou: “como você preferiria trabalhar ou estagiar?”. A pesquisa ficou no ar entre 26 de outubro e 6 de novembro, contando com a participação de 32.704 brasileiros entre 15 e 29 anos.

A alternativa de destaque, com 51,8% (ou 16.952) dos votos, foi “apenas na empresa, pois quero vivenciar a rotina organizacional”. Segundo a analista de treinamento do Nube, Skarlett Oliveira, para os mais novos, o relacionamento presencial é valorizado porque está relacionado ao desenvolvimento de uma consciência sobre as regras corporativas, como horários e normas. “No início da carreira, definir esses processos pode ser uma tarefa complicada, afinal, o indivíduo ainda está se adequando à agenda e a administração do tempo. Além disso, a proximidade com os colegas faz a socialização acontecer rapidamente e essa é outra vantagem. Entretanto, vale lembrar: esse contato também pode ser realizado a distância. Ligar ou fazer vídeos com os companheiros de equipe trará a sensação de convívio”, comenta.

Já 34% (ou 11.137) desejam uma agenda híbrida. A intenção é ficar a maior parte do tempo na organização e um ou dois dias atuando de casa. De acordo com a especialista, a rotina das pessoas pode ser muito complexa, principalmente se residem distantes do escritório e ainda dividem as horas com os estudos. “Por conta disso, o tempo de home office pode ser produtivo e menos cansativo, justamente por não haver o desgaste do deslocamento, por exemplo. Mesmo assim, quando se está no lar, geralmente dividimos a experiência com família ou vizinhos. Logo, o cotidiano pode ser difícil quando há obras por perto, crianças ou muito movimento. Por outro lado, a proposta presencial em uma parcela majoritária da semana é bem vista porque é possível se encontrar com os companheiros de time, almoçarem juntos e etc.”, diz.

Outros 8,3%, 2.725, responderam preferir a maior parte dos dias desempenhando as obrigações remotamente e o restante do expediente no modelo tradicional. “Alguns colaboradores gostam de atuar a distância. Quem se adequa a esse perfil, provavelmente, reflete sobre acordar cedo, encarar o trânsito da ida e da volta ao longo de toda a semana. Por conta disso, caso possam escolher, optam por passar grande parte do tempo distantes”, explica Skarlett.

Por fim, 5,8% (1.890) querem uma ocupação 100% remota e o ponto defendido é o aumento da produtividade. Segundo a analista, não por acaso, profissionais estão dispostos a abrir mão do estilo tido antes da crise para trabalharem somente em home office. O pensamento principal dessa parcela pode ser "qual escritório vai ser mais aconchegante que o meu lar?"”, compartilha. Os benefícios desse novo estilo podem também influenciar nessa decisão, como flexibilidade e atuação em um ambiente íntimo. “A dica para manter o foco nesse caso é desenvolver sua gestão de horários, sempre adequando as tarefas ao relógio, definindo o importante e o urgente, deixando espaço para as circunstâncias inesperadas”, continua.

Como dicas finais para quem quer ter um bom rendimento em casa, Skarlett orienta:

- Faça sua lista de tarefas seguindo a agenda: é muito importante direcionar seus compromissos e atividades de acordo com o calendário e visitá-los diariamente;

- Defina metas diárias: a ausência de atenção a elas pode ser uma tentação para procrastinação;

- Ajuste quais são as prioridades: não é fácil tentar entregar ou resolver tudo ao mesmo tempo, por isso defina os prazos para ordenar as tarefas;

- Identifique seus momentos de maior produtividade: as pessoas possuem perfis diferentes, então, entenda em qual período (manhã ou tarde) você consegue se concentrar e programe as tarefas complexas ou de maior exigência de atenção para realizá-las nesse intervalo;

- Cuidado com as distrações ou desperdiçadores de rendimento: prestando atenção nos seus comportamentos, você entenderá como alguns itens ou atividades podem tirar o seu foco. Então, o melhor a fazer é manter distância deles. Redes sociais, celular, televisão e conversas paralelas, por exemplo, podem ser algumas das coisas responsáveis por prejudicar a concentração.

Fonte: Skarlett Oliveira, analista de treinamento do Nube
Serviço: Jovens respondem como preferem trabalhar ou estagiar

Sobre o Nube

Desde 1998 no mercado, o Nube oferece vagas de estágio e aprendizagem em todo o país. Possui mais de 12 mil empresas clientes, 18 mil instituições de ensino conveniadas no Brasil e já colocou mais de 950 mil pessoas no mercado de trabalho. Também administra toda a parte legal e realiza o acompanhamento do estagiário e aprendiz por meio de relatórios de atividades.

Anualmente, são realizadas 12 milhões de ligações, enviados 3,5 milhões de SMS e encaminhados 1 milhão de candidatos. O banco de dados conta com 6 milhões de jovens cadastrados e todos podem concorrer às milhares de oportunidades oferecidas mensalmente. Para facilitar a vida dos cadastrados, foi desenvolvido um aplicativo disponível na Apple Store e Play Store.

O Nube também está presente nas principais redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, Vimeo e YouTube. Com a TV Nube, oferece conteúdos voltados à empregabilidade, dicas de processos seletivos, currículos, formação profissional, entre outros. O cadastro é gratuito e pode ser feito no site www.nube.com.br.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar