Brasil,

O Vestibular Está Chegando, e Agora? - Confira Cinco Dicas Para Se Preparar Para As Provas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Júlia Santos
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

O ano se aproxima do fim e, enquanto para muitos isto seja sinônimo de férias e descanso, para jovens estudantes o final de 2020 e início de 2021 podem se resumir a duas palavras: ENEM e vestibulares. A época de provas, que já é estressante e cheia de incertezas por si só, se torna ainda mais desgastante diante do cenário atual que estamos vivenciando. Com aulas virtuais e a falta de um convívio social com os colegas de turma por conta da pandemia de Covid-19, os calendários estudantis e os cronogramas de aulas também sofreram diversas alterações ao longo do ano.

Mas, então, como se preparar para este momento que demanda muita dedicação aos estudos e preparo mental e emocional? Pensando em dar aquela força extra para sanar as dúvidas dos jovens e ajudar seu preparo, listamos algumas dicas de ouro que vão ajudar os estudantes a arrasar no dia da prova. Confira!

Antes de mais nada, não romantize a exaustão! São diversas as notícias que encontramos por aí de jovens que passam mais de 16 horas estudando e passaram em primeiro lugar nas principiais universidades do Brasil e do mundo. Mas, vale ressaltar que estes casos são a exceção, não a regra. Tudo que é em excesso, faz mal para a saúde e ainda pode dar o efeito contrário do desejado e comprometer os resultados no dia da prova;

Aposte em métodos de ensino mais lúdicos: os conteúdos estão cada vez mais densos e complexos, o que muitas vezes pode dificultar o aprendizado e até mesmo desestimular os estudantes. Mas, com um pouco de criatividade e dedicação, é possível encontrar maneiras de deixar os assuntos mais interessantes. Aqui, vale pensar no conceito de gamificação (aplicação conceitos de jogos para diversas áreas do dia a dia) e transformar a matéria em um grande quizz, por exemplo.

Caso não encontre uma brecha na rotina para elaborar estes jogos, fique tranquilo, pois já é possível encontrar ferramentas na internet para auxiliar nesta missão. Uma delas é o aplicativo da Qranio , plataforma mobile de aprendizagem para transformar o ensino mais lúdico e estimular os usuários a se envolverem com conteúdos educacionais a todo momento. Por meio do aplicativo, é possível brincar e aprender sozinho, ou ainda desafiar os amigos para um duelo em categorias que vão desde conhecimentos gerais, como língua portuguesa, matemática, física e geografia até Cultura Pop. Também é possível trocar as Qi﹩, moedas virtuais da startup, por prêmios reais.

"Apenas busque conhecimento": como dito acima, os conteúdos estão cada vez mais complexos. Por isso, também é interessante buscar outras fontes para complementar sua rotina de estudos e ampliar sua percepção e conhecimentos. Uma alternativa que tem ganhado os corações dos vestibulandos há algum tempo são as aulas em diferentes plataformas, como as disponibilizadas pela edtech Desenrolado . A startup, que é maior produtora de conteúdo digital educacional do Brasil, conta com videoaulas personalizadas em seu canal do YouTube , o Desenrolado , além de disponibilizar vlogs, audiolivro, chats, podcasts, trilhas digitais, dentre outros materiais educacionais para melhorar o engajamento dos alunos durante processo de aprendizagem dos estudantes.

Faça um cronograma de estudos e tenha uma rotina bem estruturada: condicione seu corpo e sua mente para ter um dia a dia mais organizado. Para isso, crie cronogramas de estudos e distribua o tempo para estudar cada matéria, mas também para fazer suas refeições de maneira adequada (nada de se "entupir" de besteiras e engolir a comida em 15 minutos, hein!), dormir e, até mesmo, ter momentos de lazer e descompressão!

Busque ajuda psicológica para lidar com o estresse: engana-se quem pensa que procurar ajuda é apenas para aqueles que sofrem de doenças mentais e emocionais severas. A psicologia conta com diversas áreas e especializações podem nos que ajudar a lidar melhor com as emoções, além de auxiliar com o autoconhecimento e com o bem-estar mental.

Uma boa maneira de fazer um tratamento psicoterápico atualmente é por meio de plataformas certificadas em psicologia, que conectam pacientes a especialistas, como o caso da Telavita . Lá, é possível encontrar diversos profissionais especializados em desenvolvimento cognitivo, educação e aprendizagem. Assim, você poderá receber um tratamento qualificado de forma rápida, simples e segura!


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar