Brasil,

Uma Virada de Cores apresenta videoaulas online com grafiteiros e arte-educadores

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Flavia Flores
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Durante dois meses projeto discutirá arte, educação e impacto social por meio do Graffiti

Depois de colorir a comunidade de Heliópolis, em São Paulo, em 2019, o projeto Uma Virada de Cores, que promoveu oficinas gratuitas de graffiti para mais de 500 jovens, está de volta, agora em formato 100% online. Nesta nova fase, será lançado um kit educacional de graffiti, composto por oito videoaulas e um ebook interativo, que serão apresentados como uma série de arte-educação virtual, projeto da AISCE - Associação de Intercâmbio Sociocultural e Empresarial Brasil - Colômbia, em correalização com a produtora carioca Burburinho Cultural. Uma Virada de Cores tem parceria com as Fábricas de Cultura e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e é apresentado pelo Ministério do Turismo e pela empresa de energia ISA CTEEP, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da ISA CTEEP.

Todas as videoaulas são ministradas por graffiteiros e arte-educadores. No dia 19 de Novembro, Bruno Perê apresentará técnicas utilizadas no graffiti, como o estêncil, o manuseio correto das latas de spray e como fazer diferentes estilos de letras.

No vídeo do dia 26 de novembro, Carol Afolego incentiva os alunos a desenvolver seu próprio processo criativo a partir das técnicas de desenho que ela ensina. E, no dia 01 de dezembro, Daniel Bazco aborda o graffiti como profissão e a street art pelo mundo.

A ação nas redes teve início com as masterclasses de Kuêio (15/9), de Mundano (13/10) e do artista visual mineiro Ed-Mun (10/11) – podem ser conferidas nas redes sociais do projeto – https://bit.ly/35VDFvw https://bit.ly/2I19GtE. No dia 8 de dezembro, haverá a masterclass da artista Crica Monteiro. Grafiteira, ilustradora e designer, Crica mostra em seu trabalho o protagonismo feminino e negro.

“Nas videoaulas, os grafiteiros fazem criações de arte (live painting) e, nas masterclasses, produzem um graffiti ao vivo para os alunos", conta Thiago Ramires, sócio da Burburinho Cultural, correalizadora do projeto.

As quatro primeiras videoaulas lançadas contam com um intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Em dezembro, o projeto terá continuidade, nos dias 3, 10, 15 e 17. A divulgação do ebook interativo, com toda a história do projeto, e um mapa de geolocalização, mostrando os graffitis realizados em Heliópolis, acontecerá no dia 17 de dezembro.

As aulas acontecerão no canal do youtube da Associação de Intercâmbio Sociocultural e Empresarial Brasil-Colômbia (AISCE) (https://bityli.com/IuXfM), que realiza “Uma Virada de Cores”, em parceria com a produtora carioca Burburinho Cultura. Para participar, é preciso ter mais de 14 anos e, preferencialmente, ser estudante da rede pública. Os inscritos receberão um link para acesso à sala virtual.

“Nosso objetivo é prosseguir com o impacto sociocultural e educativo do projeto também em ambiente virtual, trabalhando tanto a criatividade dos alunos quanto uma maior compreensão sobre o mercado de trabalho nessa área, capacitando para técnicas que contribuem para o lado artístico e cognitivo, mas também para o profissional”, diz Thiago Ramires, da Burburinho Cultural.

O produtor também destaca que o projeto oferece uma oportunidade aos alunos de ter contato com outras atividades na pandemia além das disciplinas básicas na escola, e ressalta o grande interesse que o graffiti desperta. Segundo Thiago, neste ano, a curadoria dos artistas se volta para temas ainda mais especiais: “Trabalhamos com os alunos questões como diversidade, crítica e inclusão social, feminismo e engajamento ambiental, como na masterclass do Mundano, em que os alunos aprenderam a criar tinta com terra e a criação de graffitis com pouca ou nenhuma geração de resíduos”.

O projeto é uma realização da Associação de Intercâmbio Sociocultural e Empresarial Brasil-Colômbia (AISCE), em correalização com a produtora carioca Burburinho Cultural, e tem apoio do Instituto INCLUIR, Catavento Cultural e Educacional, Poiesis Gestão Cultural, Fábricas de Cultura, Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo . Uma Virada de Cores é apresentado pelo Ministério do Turismo e pela empresa de energia ISA CTEEP, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da ISA CTEEP.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar