16 de novembro é o Dia Nacional de Atenção à Dislexia

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Instituto ABCD
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação

Instituto ABCD divulga Carta Aberta "Precisamos falar sobre a dislexia" com metas para educação 2021

A dxisleia é o trnorsanto de arnepaizdo mais frneqete no Brsail, aftaendo dtraemnite o dnesevlvoimteno de habdlidie de lietrua, escirta e mtaeamcita.

Se você teve dificuldade para ler esse curto parágrafo acima, saiba que mais de 7,8 milhões de pessoas no Brasil têm dislexia e enfrentam dificuldades semelhantes na leitura. Estima-se que esse seja o número de pessoas disléxicas no País, o que corresponde a cerca de 4% da população brasileira.

A maioria dessas pessoas é subdiagnosticada e negligenciada no atendimento de suas necessidades educacionais específicas por ausência de políticas públicas, acesso precário à educação inclusiva e falta de conscientização social.

O ano de 2020 tem sido desafiador para a sociedade em vários aspectos, entre os quais a educação é um dos maiores pontos de atenção das famílias durante a pandemia. Por isso, para nós do Instituto ABCD este cenário abre espaço para fortalecer nosso trabalho de apoiar brasileiros e brasileiras com dislexia. Desta forma, anunciamos antecipadamente nossas metas para 2021:

1) Ampliar informação: disseminar o conhecimento sobre a dislexia, compartilhando ainda mais informações que reforçam a necessidade de implementar políticas públicas que valorizem o uso de ferramentas educacionais inclusivas; e estimular mais estudos e trocas com instituições e pesquisadores internacionais para acelerar trabalhos de educação favoráveis ao aprendizado de pessoas com dislexia;

2) Ampliar formação: atrair apoiadores para o programa de formação de professores "Todos aprendem", visando a fortalecer práticas pedagógicas que favoreçam a aprendizagem de todos os alunos, inclusive aqueles com dificuldades de aprendizagem. Já capacitamos mais de 16 mil professores em sete anos e, para o próximo ano, definimos a meta de dobrar esse número;

3) Ampliar parcerias: atrair parceiros e Centros de Referência com o objetivo de multiplicar o conhecimento de qualidade sobre a dislexia;

4) Ampliar alcance de soluções: levar o aplicativo EduEdu, uma das principais ferramentas digitais de apoio à alfabetização e que tem sido bastante útil para as famílias durante o isolamento, para mais pessoas em todo o Brasil. Atingimos 250 mil downloads em dez meses e temos como meta ultrapassar a marca de 1 milhão de usuários até o final de 2021, firmando o app como uma ferramenta eficaz para o apoio ao ensino.

Esperamos que a experiência vivida neste ano permita avançar e fortalecer este debate, que é interesse de todos.