Brasil,

Dicionário Collins escolhe “Lockdown” como a palavra do ano

Crédito: Agência Educa Mais Brasil Crédito: Agência Educa Mais Brasil

Confira diferença entre lockdown, isolamento social e quarentena

Usada por mais de 250 mil vezes, equipe do dicionário Collins o termo "Lockdown" foi eleito como Palavra do Ano pelo mesmo dicionário. Em anos anteriores, a palavra não passava de quatro mil usos. O termo em inglês também foi adotado no Brasil e pode ser traduzido por "confinamento".Lockdown significa a medida mais restritiva adotada para limitar a disseminação do novo coronavírus, incluindo a restrição de circulação de pessoas e de fechamento de comércios e serviços.

"A língua reflete o mundo ao nosso redor e 2020 foi dominado pela pandemia global. Escolhemos 'lockdown' como a palavra do ano porque resume uma experiência compartilhada por bilhões de pessoas que tiveram que restringir seu cotidiano para deter o vírus", disse a equipe em comunicado.

Ainda em nota, o dicionário afirmou que escolheu Lockdown como Palavra do Ano porque “é uma experiência unificadora para bilhões de pessoas em todo o mundo, que tiveram, coletivamente, de desempenhar sua parte no combate à disseminação da Covid-19".No ano passado, o dicionário Collins escolheu não uma "palavra do ano", mas, sim, uma "expressão": "greve pelo clima".

Diferença entre lockdown, isolamento social e quarentena

Lockdown: o termo faz referência à medida mais drástica, que proíbe a abertura de comércio e circulação de pessoas nas ruas, exceto em caso de emergência. Normalmente, essa medida é tomada quando isolamento e distanciamento não são respeitados, assim, as autoridades aplicam o lockdown para evitar aglomerações.

Isolamento social: trata-se da recomendação médica para as pessoas que tiveram contato com alguém infectado ou para quem está aguardando o resultado de testes que confirmem ou neguem a contaminação pelo vírus. O isolamento pode ser vertical, só quem pertence ao grupo de risco fica em casa, e o horizontal, quando inclui todos que podem ficar em casa.

Quarentena: essa é uma medida imposta pelas autoridades, na qual todos os estabelecimentos considerados não essenciais são fechados. Na quarentena o intuito é diminuir o trânsito de pessoas e, consequentemente, reduzir o número de casos de transmissão do novo coronavírus. A medida tende a ser implementada por 40 dias, daí o nome, que podem ser estendidos caso o ritmo de contaminações continue alto.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo