Brasil,

Acolhimento e reconstrução de vínculos no retorno às aulas presenciais

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabriela Rossi
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

*Por Thiago Zola

As discussões sobre o retorno às aulas presenciais nas escolas seguem dividindo opiniões. Enquanto a sociedade tenta compreender qual o momento mais seguro e apropriado para a retomada, os embates entre diferentes atores políticos tornam ainda mais difícil chegar a um consenso. Os estados adotaram critérios próprios para determinar o estágio da crise sanitária provocada pelo novo coronavírus e isso faz com que não haja um alinhamento nas informações. A consequência de todos esses acontecimentos é a prevalência da insegurança e sabemos que o aprender não se manifesta em um ambiente em que alunos, professores e a escola estão com medo e receio.

Justamente por isso, precisamos lembrar que escola não é hospital. Portanto, embora os cuidados sanitários sejam necessários, eles precisam ser pensados a partir da lógica do acolhimento e não apenas regras hospitalares de distanciamento e isolamento. Alunos e professores, que estão há meses sem se encontrar, vivendo diariamente a tensão do momento, ansiosos, alguns em luto pela perda de entes queridos, não poderão buscar o abraço amigo dos colegas. Não devemos criar um ambiente escolar ainda mais pavoroso que o cenário externo. Isso agravaria as tensões e a sensação de mal estar seria perpetuada em um ambiente que deve proporcionar acolhimento e esperança.

Os desafios são enormes, sobretudo para os professores, que precisarão acolher os estudantes e as famílias, mas que também precisarão ser acolhidos por eles. Isso só será possível com protocolos claros adotados para, além de prover segurança sanitária, permitir a construção de um ambiente de aprendizagem e partilha. A partir disso, esse acolhimento deverá passar, necessariamente, pelo aspecto emocional. São meses de paralisação das aulas ou de aulas remotas, sem o convívio escolar e em meio a uma crise que espalhou medo e angústia. É hora de ouvir, ou melhor, escutar com empatia o que cada um tem para dizer. Os diferentes contextos ajudarão a entender quais caminhos seguir e como proporcionar práticas para lidar melhor com as preocupações e adversidades do dia a dia.

A privação do convívio escolar não representa apenas uma quebra no processo de ensino-aprendizagem, mas uma ruptura de relações. Reconstruir esse vínculo é, de certa maneira, se reconectar com o mundo e com si mesmo, na medida em que nossas interações são essenciais na construção da nossa identidade. Para isso, é muito importante promover ações de integração em que todos possam compartilhar experiências para se reconectarem a partir das situações vividas. Importante salientar que todos, em diferentes níveis, estamos passando por um momento desafiador e por conta disso, de certa forma, continuamos conectados.

Para nos adaptarmos a essa nova realidade duas habilidades emocionais serão fundamentais: resiliência e resolução de problemas. Colocar em prática nossa capacidade de mudar, de autoconhecimento, de não desistir e de enfrentar os contratempos optando pela alternativa positiva será a chave para estruturar novos caminhos a seguir, sejam eles no âmbito emocional ou até mesmo pedagógico. Entraremos em uma jornada de descoberta até entendermos o que funcionará e como e essa também será uma oportunidade de fazer diferente, de testar novas práticas e reinventar a forma de ensinar.

Nesse contexto, o desenvolvimento do socioemocional, já previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), terá ainda mais relevância, uma vez que essas habilidades não somente geram impacto na qualidade de vida do indivíduo como também desempenham papel fundamental no processo de aprendizagem. Somente com foco no desenvolvimento delas será possível resgatar a aprendizagem e diminuir as desigualdades de ensino no país.

*Thiago Zola é gerente pedagógico da Mind Lab, edtech líder em soluções educacionais inovadoras


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar