Brasil,

Saiba como preparar a sua instituição para o ensino híbrido

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana Jadon
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Crédito Divulgação Crédito Divulgação

Confira as orientações de Adriano Guimarães, CEO da Prova Fácil, principal plataforma de provas online, para essa nova realidade que exige aulas presenciais e remotas

A sala de aula, antes repleta de alunos, agora tem menos da metade dos estudantes, com lugares demarcados no chão e um professor que, além da dar aula presencial, transmite o conhecimento também aos estudantes que estão no ambiente online. O ensino híbrido, que reúne aulas presenciais e a distância, é uma realidade que escolas e faculdades em todo o mundo estão vivenciando e se adequando para proporcionar com a retomada.

De acordo com Adriano Guimarães, CEO da Prova Fácil, principal solução de provas online, muitas instituições de ensino no Brasil já estavam preparadas para esse formato de ensino, mesmo antes da pandemia do novo coronavírus, que ocasionou uma verdadeira revolução na maneira de ensinar a aprender.

Segundo ele, no entanto, um dos pontos críticos deste misto de atividades – na sala de aula e em casa -, sem o acompanhamento total do professor, seria o docente saber em qual nível de conhecimento está a sala de aula e cada aluno de forma individualizada para planejar os próximos passos da estratégia de ensino, como atividades e conteúdo, além da revisão de algumas matérias, de acordo com as necessidades dos estudantes.

“Esse cenário desafiador gera uma série de dúvidas em professores e gestores educacionais. Como saber se os alunos estão aprendendo como na sala de aula? De que forma ensinar na modalidade a distância pode ser eficiente? Neste sentido, os gestores de ensino precisam pensar principalmente em como avaliar o nível de aprendizado”, explica Guimarães.

A solução, aponta o especialista, seria a aplicação de avaliações diagnósticas por meio de plataformas e aplicativos educacionais, assim como a Prova Fácil, que permite o feedback imediato aos alunos e ajuda o professor no planejamento de aulas e provas. “A criação de uma sala de aula híbrida com avaliações formativas é uma necessidade que irá trazer informações sobre o progresso dos alunos, dados essenciais para o tempo em sala de aula”, ressalta.

A partir da aplicação de uma prova com questões das diversas áreas do conhecimento, assim como a aplicada pela Prova Fácil, é possível ter acesso às informações de erros e acertos de cada questão pelo conjunto de alunos da turma que fez a avaliação – o que permite saber se eles aprenderam, de fato, os conteúdos.

“A pandemia acelerou a contratação de novas tecnologias de ensino. No pós-pandemia, essa experiência que alunos e professores tiveram deverá permitir a continuidade do processo educacional sem interrupções de aprendizagem. Assim, o ensino híbrido será visto como disruptivo e benéfico para todos”, conclui Guimarães.

3 orientações para o ensino híbrido

Veja as dicas que o especialista da Prova Fácil, Adriano Guimarães, elencou para professores e gestores nesta nova etapa da educação, presencial versus online:

1 – Aposte em soluções tecnológicas

A tecnologia é uma grande aliada das instituições de ensino na construção do conhecimento. Por isso, para o ensino híbrido, é essencial contratar plataformas que auxiliem o docente a ministrar as aulas nos formatos presencial e on-line e a ter um diagnóstico da evolução do aprendizado dos alunos e da turma como um todo, assim como a Prova Fácil.

2 – Aplique avaliações diagnósticas

A aplicação de provas das múltiplas matérias que testam o nível do conhecimento dos estudantes é fundamental para a geração de dados e insights importantes para o planejamento das aulas e atividades a serem desenvolvidas com os alunos. Saber o nível de conhecimento da sala de aula e de cada aluno individualmente dá um norte para o professor e a escola pensarem na estratégia de ensino, ampliando horizontes e dando qualidade para as aulas.

3 – Inspire os alunos na aprendizagem invertida

Por meio desta metodologia, o professor tem o papel de estimular os alunos a buscar conteúdos fora da sala de aula e aprenderem por si próprios. Já imaginou os alunos entrando em aula com conhecimento prévio? Por meio da aprendizagem invertida, o momento da aula passa a ser de complemento desta aprendizagem, de desenvolvimento de trabalhos e projetos, algo essencial para a preparação do estudante para o mercado de trabalho. Permitir que o aluno tenha tido acesso ao conhecimento antes da aula, também o estimula a aprender e a ser mais participativo.

Sobre a Prova Fácil

A Prova Fácil é a principal plataforma de gestão de avaliações do País. A empresa é responsável pela avaliação de mais de 2 milhões de estudantes brasileiros. Somente nos últimos cinco anos, foram mais de 100 milhões de avaliações realizadas por meio da plataforma, com a finalidade de tornar os processos mais transparentes, eficientes e com indicadores claros de aprendizado. Mais informações em: https://www.provafacilnaweb.com.br/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar