CEPI FGV, Ericsson e Unicamp discutem em webinar o papel da inovação tecnológica em Telecom no dia 04 de novembro, às 10h

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vanessa Oliveira
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação

O Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da Fundação Getulio Vargas (CEPI FGV Direito SP) e a Ericsson, reconhecida em todo o mundo como líder de plataformas digitais e redes móveis, realizam no dia 04 de novembro, das 10h às 11h, a segunda conversa da série de webinars sobre Propriedade Intelectual em Telecomunicações. Nessa edição, o debate abordará a inovação tecnológica no setor: estratégias, parcerias público-privadas e proteção da propriedade intelectual.

O evento traz a oportunidade de aprofundamento sobre os temas atuais mais relevantes em um contexto de aumento da demanda por pesquisa e desenvolvimento na preparação das redes 5G mundiais, com destaque para o Brasil, devido à proximidade do leilão previsto para 2021.

O 5G será um propulsor da economia brasileira, permitindo a ampliação de novos negócios em diferentes áreas de atividade. Assim, faz-se necessário analisar de que forma o crescimento tecnológico do setor, especialmente em questões de transferência de tecnologia e proteção da propriedade intelectual, impacta no fomento e na sustentabilidade dos ciclos de inovação.

Para participar do encontro, que será 100% digital e ao vivo, os interessados devem se inscrever pelo link http://evento.fgv.br/inovacaotelecom. O debate será transmitido pelo canal da FGV no Youtube , com a presença do Diretor do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Ericsson para América Latina, Edvaldo Santos, e o professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Diretor do Information and Networking Technologies Research and Innovation Group (INTRIG), Christian Rothenberg. A mediação será feita por Vera Monteiro, professora da FGV Direito SP e sócia do Sundfeld Advogados.

Sobre os participantes

Edvaldo Santos é Diretor do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Ericsson para América Latina. Antes de assumir essa posição, o executivo atuou como diretor de Relações Governamentais da empresa no Brasil. Sua história com a Ericsson teve início em 1987, logo após graduar-se na Escola de Engenharia de Lins. Edvaldo tem MBA em Administração e Mestrado em Administração Estratégica, ambos pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado. Responde também pela coordenação do Comitê de Inovação da Swedcham.

Christian Rothenberg é professor Doutor na Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2013) e líder do grupo de pesquisa INTRIG (Information & Networking Technologies Research & Innovation Group). Possui graduação em Ingeniero Superior de Telecomunicación pela Universidad Politécnica de Madrid (2004), mestrado em Dipl. Ing. Elektrotechnik pela Darmstadt University of Technology (2006) e doutorado em Engenharia Elétrica e Computação pela Unicamp (2010). De 2010 a 2013 trabalhou como pesquisador sênior do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, atuando em projetos de P&D na área de plataformas IP e redes convergentes. É coautor de mais de 150 publicações em revistas e conferências e 5 patentes internacionais.

Vera Monteiro é professora da graduação e da especialização na Escola de Direito de São Paulo da FGV (FGV Direito SP) e da Sociedade Brasileira de Direito Público (sbdp). Bacharel em Direito pela Faculdade Paulista de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP (1997), laureada pelo Prêmio Faculdade Paulista de Direito, como melhor aluna do curso. Possui mestrado também pela PUC/SP (2003) e doutorado pela Universidade de São Paulo (2009), ambos na sub-área de concentração Direito Administrativo. Sócia do Escritório Sundfeld Advogados. Tem experiência na área de Direito Administrativo, atuando principalmente nos seguintes temas: licitações, contratos administrativos, concessões e parcerias público-privadas, regulação e serviços públicos.