Brasil,

Protagonismo infantil como solução para a educação a distância

Protagonismo infantil como solução para a educação a distância

Ana Regina Caminha Braga, psicopedagoga mestre em Educação e especialista em gestão escolar, dá dicas para pais, responsáveis, professores e escola

O final do ano está se aproximando e, junto a ele, aumentam as preocupações frente as possibilidades de avaliação do ensino básico durante a pandemia. Será que, depois de mais de seis meses de educação a distância, as crianças ainda conseguem se sentir motivadas com as aulas online? Como fazer com que elas - mais suscetíveis às dificuldades e distrações - se interessem em aprender?

A desatenção presente nas aulas online pode ser um alerta para ruídos de comunicação já existentes antes mesmo da pandemia. É o que sugere a psicopedagoga especialista em gestão escolar, Ana Regina Caminha Braga. “Muitos pais se queixam sobre a falta de motivação das crianças, principalmente devido ao fácil acesso à internet que as aulas virtuais proporcionam. Mas será que esse desinteresse já não existia durante as aulas presenciais?”, questiona.

A solução para o problema pode estar no protagonismo infantil. “Quando a criança se sente protagonista, ela se torna mais autônoma do seu aprendizado”, afirma. Ana Regina aponta a importância de oferecer um local de fala ao aluno, onde suas ideias, opiniões e criações sejam validadas. “Uma aula lúdica, na qual a criança é incentivada a criar algo, seja uma história ou uma escultura de massinha, é muito mais produtiva do que aquela em que o professor apenas ensina conteúdos teóricos”, conta.

Contudo, o protagonismo precisa ser uma solução de mão dupla. A psicopedagoga aponta a importância dos pais e responsáveis nesse processo. “Muitos pais não têm disponibilidade de tempo e também entendimento dessa importância de sentar-se com o filho e orientá-lo na produção de uma atividade do começo ao fim. Por isso é tão comum recebermos nas escolas maquetes e projetos que não foram feitos pelos alunos. É preciso que o responsável respeite o tempo da criança e deixe que ela crie interesse e desenvolva suas próprias habilidades e atividades”, sugere.

O horário escolhido para o desenvolvimento das atividades escolares, especialmente com crianças menores, também merece atenção. “Se a criança está com sono, cansada ou impaciente, é mais difícil conquistar sua atenção e interesse”, diz. “Manter uma rotina de estudos bem definida, com diálogo e criatividade são algumas dicas de estímulo que devem ser oferecidos tanto pelos pais quanto pelas escolas”, complementa Ana Regina Caminha Braga.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo