Brasil,

Prof. Márcio Carvalho, do CTC/PUC-Rio, é o primeiro pesquisador do hemisfério Sul a receber o prêmio internacional John A. Tallmadge, por contribuições no estudo da tecnologia de revestimento

A Sociedade Internacional de Ciência e Tecnologia de Revestimento premia os melhores pesquisadores do mundo por sua relevante contribuição na área

Revestimentos de substratos são importantes na produção de papéis, fitas magnéticas e adesivas, filmes óticos, painéis fotovoltaicos, baterias, telas de celular e computador, entre outros produtos. O professor Márcio Carvalho, do Departamento de Engenharia Mecânica do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), desenvolve estudos nesta área há mais de 25 anos e acaba de ser o primeiro pesquisador do hemisfério Sul a receber o Prêmio Internacional John A. Tallmadge pelo conjunto de suas pesquisas. O prêmio foi entregue, virtualmente, em setembro, pela International Society for Coating Science and Technology (ISCST) / Sociedade Internacional de Ciência e Tecnologia de Revestimento (ISCST), durante o 20° Simpósio Internacional de Ciência e Tecnologia de Revestimento.

O prêmio, entregue a cada dois anos, é o mais importante reconhecimento da comunidade científica mundial de revestimento de substratos e tem como objetivo homenagear pesquisadores e o conjunto de suas contribuições para a compreensão ou desenvolvimento da ciência e tecnologia nesta área. Carvalho já havia sido premiado em 2004, quando venceu o Prêmio Jovem Cientista da ISCST, e agora foi contemplado com o prêmio máximo da associação, com direito a uma placa e ao valor de U$ 1.000,00 (mil dólares). “A aplicabilidade na indústria é bastante diversa e nossos estudos buscam otimizar os processos, aumentar a velocidade de produção e diminuir a quantidade de defeitos que acontecem nessas manufaturas”, explica o professor.

Ex-funcionário do Centro de Pesquisa da empresa 3M, nos EUA, e professor da PUC-Rio desde 1998 e coordena o Laboratório de Microhidrodinâmica e Fluxo em Meios Porosos (LMMP). As pesquisas desenvolvidas por ele, na área de mecânica dos fluidos do processo de revestimento de substrato, têm sido realizadas dentro de um acordo de cooperação com a Universidade de Minnesota, nos EUA, onde Carvalho fez o doutorado e também atua hoje como docente conveniado. Os estudos do Prof. Márcio Carvalho também têm sido financiados pelo CNPq, CAPES, FAPERJ e diferentes empresas nacionais e internacionais como: 3M, Dow, HP, Fuji Film, Samsung, dentre outras. A partir da parceria com 3M do Brasil, Carvalho já formou engenheiros de processos da empresa, tanto no mestrado como no doutorado do Departamento de Engenharia Mecânica do CTC/PUC-Rio.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo