Brasil,

Reduzir a evasão escolar ajudará Brasil a recuperar a economia

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Adriano Kirche Moneta
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

A pandemia do novo coronavírus provocou uma recessão econômica sem precedentes na história do Brasil e escancarou o abismo social existente no país. Em médio e longo prazo, a desigualdade entre pobres e ricos deve aumentar e os efeitos serão sentidos na economia, na saúde e até na segurança pública. “O desemprego cresceu e os salários foram reduzidos. Como mais de 90% da população não têm o hábito de guardar dinheiro, os orçamentos domésticos precisaram ser revistos para que as famílias conseguissem, ao menos, colocar comida na mesa. A saída encontrada por muitas famílias foi, infelizmente, tirar os filhos da escola para que pudessem trabalhar”, completa o professor e especialista em gestão financeira, Yuri Utida.

Um levantamento do Ministério Público do Trabalho (MPT), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), mostrou que, entre os meses de abril e julho de 2020, houve um aumento de 26% nos casos de trabalho infantil em São Paulo. “Os custos dessa realidade são altíssimos para o Brasil. Estudos recentes mostraram que o país perde R$ 214 bilhões por ano por deixar 17,5% dos jovens sem concluir o ensino médio. Ou seja, 3% do nosso PIB são afetados porque as crianças não estão fazendo o que deveriam: estudar”, completa Utida.

Utida afirma que a manutenção de programas de transferência de renda é um dos caminhos para mudar esse cenário

O levantamento da Fundação Roberto Marinho e do Instituto de Ensino e Pesquisa calculou o custo social total de cada jovem sem educação básica, levando em conta a empregabilidade e remuneração dos jovens; os efeitos que a remuneração deles têm para a sociedade; a longevidade com qualidade de vida e a violência. A pesquisa calculou quantos jovens não concluirão a educação básica e quais seriam as consequências dessa evasão, em valores monetários, por jovem. “A pesquisa mostrou que, se nada for feito para mudar o cenário atual, 575 mil adolescentes de 16 anos não vão completar a educação básica. Para cada um desses adolescentes, a perda é R$ 372 mil por ano, um valor assustador”, explica o especialista.

Na avaliação de Utida, esses jovens que não completam os estudos serão adultos mais sujeitos ao subemprego e terão um salário 25% menor, na comparação com outros jovens que completaram os estudos. “Esse impacto vai além da economia. Quando deixa a escola, a expectativa de vida do jovem cai em média 4 anos, já que aumentam as chances de ele ser cooptado pelo crime. Os especialistas que fizeram esse estudo calcularam que cada ponto percentual de queda na evasão escolar evita 550 homicídios por ano. Se todas as crianças e jovens estivessem na escola, teríamos 10 mil mortes a menos”, diz.

Segundo o especialista, para mudar esse cenário é preciso implementar uma série de políticas públicas que incluam a manutenção de programas de transferência de renda, combate ao trabalho infantil e incentivo para que as crianças continuem na escola. “Não é uma tarefa fácil, uma vez que o governo já gastou, com a pandemia, o que previa economizar em 10 anos com a previdência. Estamos diante de um clássico exemplo de como a educação e a falta de planejamento financeiro afetam a economia de todo o país. Se quisermos mudar isso, precisamos investir na educação, repensar nossos hábitos de consumo e planejar o nosso futuro financeiro”, finaliza Utida.

O gestor de risco e especialista em planejamento financeiro, Yuri Utida


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar