Brasil,

Tese de doutorado do Programa de Engenharia Ambiental da UFRJ recebe Prêmio CAPES 2020

Premiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na categoria Engenharias I (sub-áreas de Engenharia Civil, Engenharia Sanitária e Engenharia de Transportes), a tese de doutorado de George Victor Brigagão do Programa de Engenharia Ambiental da UFRJ (PEA/UFRJ) da Escola de Química e da Escola Politécnica da UFRJ abordou diversas rotas tecnológicas inovadoras relacionadas à redução de emissões de dióxido de carbono (CO2) no setor de energia. Sob orientação dos professores José Luiz de Medeiros e Ofélia de Queiroz Araújo, a tese foi a primeira conquista do PEA/UFRJ do Prêmio CAPES.

“Considerando a tendência provável para o crescimento no uso de gás natural nas próximas décadas, as atuais preocupações ambientais trazem particular atenção aos impactos ligados às atividades de exploração e produção de óleo e gás, especialmente em face das recentes descobertas de reservas contendo gás natural com alto teor de CO2”, destaca o autor da tese.

A candidatura ao prêmio foi feita em resposta ao edital CAPES Nº 10/2020, após chamada interna de seleção do PEA/UFRJ. Coube à Coordenação do Programa submeter à tese selecionada a CAPES, que selecionou as teses premiadas por área de conhecimento.

A tese “Alternativas tecnológicas para abatimento de carbono e eficiência exergética: geração termelétrica, processamento de gás natural rico em CO2 e biorefinarias” concorrerá, em dezembro, ao Grande Prêmio de Teses da CAPES, que seleciona entre as teses vencedoras das áreas de avaliação, as melhores teses por grande área, divididas em três grupos: Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias; Engenharias, Ciências Exatas e da Terra e Multidisciplinar (Materiais e Biotecnologia); e Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes, Ciências Sociais Aplicadas e Multidisciplinar (Ensino).

O curso de doutorado acadêmico do PEA/UFRJ foi criado em 2016 e tem quatro teses de doutorado defendidas, sendo premiada a sua segunda tese. “É um selo de qualidade. O prêmio anuncia à comunidade acadêmica que a infância é apenas cronológica, e a maturidade é precoce”, comenta a coorientadora Ofélia Araújo. Segundo ela, participaram do prêmio todos os programas de pós-graduação que tiveram pelo menos uma tese de doutorado defendida em 2019.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo