Pesquisa mostra aumento da confiança emocional e técnica dos professores do início da pandemia até agora

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Adriana Veronez
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação

Elaborado pela International School, levantamento também revelou os impactos no tempo de preparo e duração das aulas, bem como as principais dificuldades enfrentadas pelos educadores

A capital paulista se prepara para reabertura das escolas nesta quarta-feira, após mais de 200 dias de portas fechadas. A previsão é que 80% das instituições particulares voltem a funcionar. Relatório produzido pela UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura, em dados publicados em abril deste ano, mostra que o impacto com o fechamento das escolas afetou a rotina de estudos de mais de 1.5 bilhões de alunos em 188 países, ou 91% de alunos ao redor do mundo.

Com o objetivo de mapear os principais desafios, ansiedades e dificuldades enfrentados pelos professores nesses mais de seis meses, a International School, programa de educação bilíngue para escolas de ensino regular - pioneira na utilização de tecnologias educacionais -, realizou, em agosto, pesquisa com professores que lecionam em 26 Estados, contando com o Distrito Federal, em 118 cidades brasileira. Contou com o apoio do edc Collab - Educational Development Centre, plataforma colaborativa co-criada em 2019 por professores de todo o país, o levantamento também corroborou para encontrar alternativas para amenizar os impactos e ajudar os professores a superar esses desafios.

Aos mais de 300 professores indagados na pesquisa, 49,50% têm atuação direta na educação infantil, 63,40% no fundamental e 11,70% no ensino médio. Guardadas as devidas proporções e realidade social particular de cada região brasileira, os dados colhidos na pesquisa mostraram o tipo de dispositivos utilizados pelo professor nas aulas online, sendo 19,7% desktop com internet, 83,7% laptop com internet, 45,5% celular com internet e 7% tablet com internet. Cerca de (66.8%) disseram não compartilhar esses mesmos dispositivos com algum membro da família e 33.2% afirmaram o contrário.

Com relação ao tempo de preparo das aulas, (96,6%) dos professores relataram impacto, o que certamente contribuiu para o desgaste físico e emocional, enquanto (3,4%) disseram que não tiveram prejuízos. Já com relação à duração de tempo de aula, (76.6%) afirmaram que o tempo de preparação sofreu impacto e (23,1%) responderam não ter tido influência na duração de tempo de aula.

Quando indagados o quão preparados tecnicamente se sentiam no início da pandemia, quando as aulas online se iniciaram em março, (52,9%) deles se sentiam totalmente despreparados, ou muito pouco preparados tecnicamente, ao passo que, agora, (82,4%) deles se sentem extremamente ou muito confiantes com relação ao seu preparo técnico, mais um fato positivo.

Cuidar da saúde mental é tão importante quanto aprimorar a didática

Cerca de (91,7%) confessaram ter procurado ajuda psicológica durante esse período e (8,3%) não buscaram plataformas de aconselhamento de saúde mental. Quando perguntado o quão se sentem preparados emocionalmente desde o início da pandemia até os dias atuais, o cenário é positivo. Aproximadamente (64,6%) deles relataram que no início das aulas remotas se sentiam totalmente ou muito inseguros emocionalmente, ao passo que, hoje, a percepção é outra: (58,5%) se sentem muito ou totalmente confiantes, um dado que surpreendeu positivamente.

“A área da educação foi uma das mais afetadas nesse contexto, e para os professores, o peso é ainda maior: as expectativas depositadas foram enormes, pois esperava-se que eles resolvessem todas as questões educacionais, ajudando alunos a continuar aprendendo como antes - em um contexto totalmente diferente – e sem terem tido, na maioria dos casos, a oportunidade de receber formação adequada prévia para iniciar as aulas remotamente”, diz Catarina Pontes, Gerente do edc (Educational Development Centre) da International School.

A boa notícia é que esse sentimento tem mudado e sido positivo diante dos obstáculos da profissão. “Esses números nos mostram que, apesar de a situação estar longe de ser ideal, nossos camaleões estão superando as dificuldades outra vez e, também, ilustram a importância da formação dos docentes”, afirma.

Com relação se a escola ofereceu alguma formação extra neste período, (46.2%) dos respondentes disseram que não receberam e (53.8%) – a maioria, confirmaram que foi oferecida. Já com relação se haviam feito algum outro curso fora do colégio de atuação, (31.1%) afirmaram que não buscaram e (68.9%) responderam que aderiram a outros estudos de aperfeiçoamento neste período.

Já no quesito desenvolvimento profissional (17,2%) não se aprimoraram durante esse tempo, enquanto (82.8%) sentiram necessidade de recorrer a essas ferramentas.

Metodologia

A pesquisa foi realizada em agosto deste ano, e contou com 325 participantes de 23 Estados em 118 cidades brasileiras.

Sobre a International School

Eleita pelo quarto ano consecutivo como o melhor sistema de ensino bilíngue pelo Prêmio Top Educação, está presente em 26 estados e no Distrito Federal, em mais de 340 escolas e impacta e transforma a vida de 120 mil alunos. A empresa oferece um programa com base em CLIL (Content and Language Integrated Learning), dentre outros pilares pedagógicos, que aplica o ensino do inglês integrado a outras disciplinas e áreas do conhecimento como artes, matemática, história e tecnologia.

Por meio do inglês, o estudante expande o seu conhecimento de outras matérias que fazem parte do currículo escolar, promovendo competências relacionadas à comunicação, cognição e cultura, além de pensamento crítico, resolução de problemas, cooperação e empatia.