Brasil,

Formação do STEM Brasil ajuda professores durante a pandemia

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Tadeu Rover
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação

Docentes têm colocado em prática metodologia desenvolvida junto à ONG Educando para auxiliar no ensino de ciências e matemática

A pandemia do novo coronavírus alterou a rotina dos professores e a forma de ensinar. A falta de capacitação para ministrar aulas de forma remota é uma realidade: 89% dos docentes de escola pública não tinham qualquer experiência com esse tipo de ensino, mostra a pesquisa “Trabalho Docente em Tempos de Pandemia”, feita pelo Gestrado/UFMG (Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente da Universidade Federal de Minas Gerais) e pela CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação).

Nesse quadro de insegurança, o trabalho desenvolvido por organizações não-governamentais faz diferença na atuação dos docentes. Voltado para a formação de professores de escolas públicas, o STEM Brasil, por exemplo, ensina uma metodologia própria baseada em atividades práticas que facilitam o aprendizado de ciências e matemática. O programa é desenvolvido pela ONG Educando.

“A falta de interatividade, muitas vezes, gera resultados negativos no processo de aprendizagem. Se não tiver uma pitada de ludicidade e tecnologia, o professor está fadado a fracassar pedagogicamente. Aí que entra o STEM, mostrando como o professor pode produzir esses trabalhos na escola e fora dela, contextualizando com a realidade dos alunos. A teoria deve estar sempre de mãos dadas com a prática experimental”, afirma o professor Jonas Fernandes da Silva, de Aracajú (SE).

Ainda que o foco não seja o ensino a distância, a formação tem facilitado o trabalho dos professores que já concluíram o programa. É o caso da professora de biologia Milena Ribeiro Moreno, de Bauru (SP). Ela conta que, mesmo a distância, tem usado roteiros de aula do STEM Brasil com os seus alunos. “Usei uma prática e um jogo que os alunos poderiam fazer em casa para estudar genética”, diz. Segundo Milena, o material enviado pela ONG é fundamental já que, muitas vezes, o governo não consegue fornecer.

Professor de matemática, João Pereira de Lira Neto, de João Pessoa (PB), exalta o método e também usa o momento para pôr em prática a sua formação: “ele permite aos alunos o fortalecimento dos quatro pilares da educação: aprender a conviver; aprender a fazer; aprender a aprender; e aprender a ser”.

Com base no que foi oferecido pela ONG sobre dengue, o docente conseguiu mostrar aos estudantes como se dá a transmissão da Covid-19. “O jornal usa a progressão geométrica para explicar a velocidade, dizendo que cada indivíduo contamina outros três. Mas isso só mostra a velocidade, não mostra como se dá a contaminação, que é um problema probabilístico, que exige a análise de diversos fatores. Assim, os alunos entenderam o modelo que representava a contaminação comunitária e que qualquer pessoa podia ser vetor”, relata.

Além disso, João Pereira também tem feito outras práticas com materiais fáceis de se encontrar em casa, como um canudo, por exemplo, para uma experiência térmica. “É o que acho mais fácil para o desenvolvimento e o uso do método nesse tempo de pandemia. Tem um ou outro material mais complexo, mas que mesmo assim dá para substituir”.

Opinião semelhante é do professor Félix Hermínio, que dá aulas em Duque de Caxias (RJ). “A formação oferecida facilita o trabalho nesse período, tanto pela forma de interagir com os alunos quanto pela possibilidade de se fazer ciência com material do cotidiano”, diz.

Com o investimento de empresas privadas e apoio de governos locais, a Educando já levou o programa STEM Brasil para quase 9 mil professores, beneficiando diretamente mais de 740 mil alunos. Além do Brasil, a ONG também oferece o programa no México.

Sobre o STEM Brasil

O STEM Brasil começou em Pernambuco, em 2009, e já formou ou está formando um total de 8.909 professores em 1.096 escolas de 21 estados brasileiros, alcançando um impacto positivo em mais de 742 mil alunos. O sucesso levou o programa a ser adaptado para o currículo mexicano, e o STEM en México iniciou a formação de professores no país em 2018. Segundo levantamento da consultoria internacional ManpowerGroup, engenheiros e profissionais de TI são cargos em que há grande carência de mão de obra em ambos os países.

O programa oferece aos professores formação exclusiva, seguindo uma metodologia própria, que enfatiza a mão na massa para dar vida ao currículo obrigatório de ciências e matemática dos estados brasileiros. As técnicas de ensino são baseadas em atividades práticas e facilitam o aprendizado de conceitos teóricos. A formação envolve quatro áreas: física, química, biologia e matemática. Cada professor passa por 180 horas de formação distribuídas ao longo de dois anos. “O objetivo do STEM Brasil é incentivar o professor a despertar a sua paixão nos alunos”, afirma Kelly Maurice, diretora executiva da Educando.

Sobre a Educando

Inspirando Professores > Criando Líderes > Transformando Vidas

Fundada em Nova York em 2002 como World Development and Education Fund (Educando by Worldfund), a organização não-governamental passou a se chamar Educando em junho de 2018. Desde o início, trabalha em parceria com governos locais para trazer investimentos de empresas privadas para projetos educacionais na América Latina. Em 18 anos, a instituição já capacitou aproximadamente 16.093 educadores de 11.914 escolas no Brasil e no México, com impacto a cerca de 6,3 milhões de estudantes.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar