Brasil,

Oficina de Literatura para alunos da EJA na modalidade a distância: real, possível e necessária

Oficina de Literatura para alunos da EJA na modalidade a distância: real, possível e necessária

Desenvolver o letramento literário é um desafio constante a todo professor e aos estudantes. Trabalhar, durante o período da pandemia, com oficinas literárias, certamente fortalece vínculos e o processo de pertencimento dos estudantes na modalidade à distância com a instituição. Durante o trabalho com oficina, é possível dar voz aos estudantes, pois os “encontros” estabelecem o contato com a literatura, o recitar de poesias, leitura de contos, leitura de crônicas, debates das representações individuais e coletivas que cada participante vivencia, compartilhando sensações e emoções.

Despertar para a produção de uma Oficina de Literatura para alunos da Educação de Jovens e Adultos a distância certamente faz parte de um desafio e da certeza de que as mudanças originárias da pandemia não podem impossibilitar a interação e a aprendizagem, mesmo porque, os alunos que estudam a distância, possuem certa autonomia e disciplina perante os ambientes virtuais.

O foco na formação cultural desenvolve o objetivo de levar a literatura e suas diversas vertentes para o conhecimento de todos. Romper com a cultura de massa que pode vir a moldar nossos comportamentos e as nossas escolhas, num processo de projeção e identificação, torna-se urgente e necessário apresentar Vinicius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector e vários outros autores cânones da literatura para nossos alunos JA.

As hipóteses de que a literatura é bastante complexa e que é necessário ser um leitor assíduo para compreendê-la tornam-se ultrapassadas a partir do momento em que professor e aluno se conectam com emoções e sensações através dos textos lidos, das poesias recitadas, da troca de emoções e experiências.

Em síntese, dar voz aos nossos estudantes, possibilitar “encontros” em que a emoção e o conhecimento se interlaçam no cotidiano das aprendizagens, é um desafio posto e assumido por todos os professores que entendam a ação educativa como possibilidade de ser e estar no mundo de forma crítica e consciente.

Autoras:

Renata Burgo Fedato é professora na área de Educação de Jovens e Adultos do Centro Universitário Internacional Uninter.

Marjorie Wilt Pereira é professora na área de Educação de Jovens e Adultos do Centro Universitário Internacional Uninter.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo