Brasil,

A canção do professor na musicalidade da vida

Antonio Artequilino*

Quem não se recorda com carinho de um professor ou professora que marcou de forma significativa o seu viver? Sentimos saudades dos mestres que contribuíram enormemente com a nossa formação e nos sentimos felizes por conviver com os professores maravilhosos que tanto nos ensinam atualmente.

Assim como ouvimos com grande satisfação uma música aprazível, apreciamos a ternura que resplandece na voz dos nossos professores. Trata-se de uma melodia que nos chega através do coração e nos convida a lembrar de quem tanto nos ajudou com o brilho radiante da luz do conhecimento. Tal qual compositores, os professores idealizam grandes partituras que associam símbolos e sons na árdua elaboração das atividades escolares. Contudo, solicitam dos alunos apenas um pouco de esforço e atenção.

A trajetória escolar se confunde com um musical repleto de emoções. As turmas de alunos em suas respectivas salas de aula são verdadeiras orquestras que seguem as orientações magníficas dos maestros que, por sua vez, conquistam a sonoridade inigualável das batidas dos corações de seus alunos no aprendizado da própria vida.

Portanto, a canção do professor é uma conquista cotidiana que se dá com a manifestação do que há de melhor em cada um de nós: a crença de que é necessário transformar. No sarau da existência humana, música e saber formam combinações de ritmos diferentes e harmoniosos. Educar ao som da esperança se constitui numa forma de arte capaz de manifestar os melhores sentimentos por meio dos mais variados sons.

Enfim, educação é uma combinação de bom gosto, de compartilhamento e de grandes descobertas. No ato de ensinar e de aprender é possível despertar a vontade de unir musicalidade e conhecimento na valorização do que há de melhor na nossa cultura.

Por tudo isso e muito mais, queremos continuar ouvindo a maravilhosa canção do professor na musicalidade da vida. Parabéns, parabéns, parabéns queridos professores!

*Antonio Artequilino é historiador, mestre em Educação, doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem e consultor pedagógico da Conquista Solução Educacional.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo