Brasil,

Ensino maker é o principal responsável pelo aumento do engajamento dos alunos durante isolamento social, mostra pesquisa

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana Colombo
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Foto: Divulgação Foto: Divulgação

1ª Pesquisa Nacional do Impacto do Ensino Maker na Educação, realizada com 200 escolas particulares de todo o Brasil, aponta que a aprendizagem maker ganhou protagonismo na grade curricular durante a pandemia e se tornou ferramenta para retenção de alunos.

Nos últimos anos, as escolas brasileiras começaram a conhecer e entender o que é o ensino maker e como ele pode ser favorável para a grade curricular. Com o impacto da pandemia da Covid-19 na educação, esse método passou a fazer parte da rotina de muitos alunos e professores de todo o país. A metodologia que desenvolve a criatividade e outras competências complementares ao currículo tradicional já ajudou 50,4% das escolas particulares a melhorarem o engajamento dos alunos após a implementação.

É o que diz a 1ª Pesquisa Nacional do Impacto do Ensino Maker na Educação, realizada pelo Nave à Vela, empresa educacional de soluções maker, que desenvolveu o NAV Digital, plataforma de atividades maker voltadas para estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa foi aplicada durante o mês de agosto, com 200 escolas particulares do país. Baseado no conceito “faça você mesmo”, que tem como princípio aprender colocando a mão na massa, o ensino maker propõe um aprendizado por projetos a partir da construção de protótipos, ganhando ainda mais força quando são apresentadas de forma integrada com a grade curricular da escola.

Apesar da metodologia ainda ser considerada nova no mercado, 65,8% das instituições acreditam que houve melhora na capacidade socioeducacional dos alunos após adotarem o ensino maker. Os dados mostram ainda que 70,9% das instituições perceberam que os alunos passaram a executar melhor as atividades do dia a dia.

“A resolução criativa de problemas e realização de projetos, junto às competências socioemocionais, como autonomia, empatia e colaboração, são algumas das principais características do ensino maker, fazendo com que os alunos se tornem responsáveis pelo seu processo de aprendizado, além de trazer para a rotina dos estudantes soluções de problemas que os jovens podem vivenciar no dia a dia ou até mesmo no futuro”, comenta o Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Nave à Vela, Bruno Ferrari.

Ainda segundo o levantamento, os professores também são grandes beneficiários desse formato de ensino, além de serem pilares fundamentais no processo de adaptação e execução das aulas. A pesquisa mostra que 67,5% dos responsáveis das instituições notaram que os professores estão mais engajados após a implementação do ensino maker. “A ideia é que as aulas on-line complementem as presenciais e não sejam apenas repetições do mesmo conteúdo. Assim, uma modalidade interage com a outra, havendo mais aproveitamento do ensino por parte dos dois lados: professores e estudantes”, reforça o Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Nave à Vela.

Com o processo de entendimento dos benefícios e o grande aproveitamento dos conteúdos apresentados, 85,5% das escolas têm a intenção de manter o ensino maker na grade curricular em 2021. “A educação no Brasil está caminhando para uma aprendizagem com mais participação da tecnologia. No entanto, o objetivo é que os dois processos de ensino se complementem e proporcionem uma aprendizagem mais eficaz e motivadora”, afirma Bruno Ferrari. “O foco de ensinar de maneira mais dinâmica, prática e divertida tem guiado muitas escolas inovadoras a proporcionarem uma aprendizagem mais contextualizada com as demandas atuais do mercado de trabalho, estimulando o desenvolvimento socioemocional junto da criatividade, responsabilidade e capacidade de tomada de decisão”, completa.

Realização -> Nave à Vela, empresa educacional de soluções maker.

Sobre o NAV Digital

O NAV Digital é uma plataforma online e gratuita que disponibiliza atividades maker para estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental realizarem em casa. Seu objetivo é criar oportunidades para que os alunos aprendam colocando a mão na massa, desenvolvendo a criatividade e outras competências complementares ao currículo tradicional de maneira prática. Dessa forma, eles se tornam protagonistas do seu processo de aprendizagem. Baseadas na Cultura Maker, as videoaulas trabalham habilidades ligadas à inovação, como o letramento tecnológico, resolução criativa de problemas e realização de projetos, junto a competências socioemocionais, como empatia, colaboração e autonomia.

Sobre o Nave à Vela

Ligado ao grupo Arco Educação, primeira edtech brasileira a alçar o posto de unicórnio, o Nave à Vela promove um processo de aprendizagem baseado na prática e na experimentação. Com a missão de construir uma educação mais significativa em parceria com escolas de todo o Brasil, a empresa já alcançou mais de 40 mil alunos. Utilizando a Cultura Maker, seus produtos incentivam os alunos a colocarem a mão na massa para desenvolver atividades e projetos, construindo, com isso, uma relação de exploração com o conhecimento.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar