Brasil,

Centro Mackenzie de Liberdade Econômica lança livro com estudos econômicos setoriais

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Instituto Presbiteriano Mackenzie
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Publicação aborda setores como máquinas e equipamentos, ferrovias, têxtil e calçados, com comentários sua importância para a industrialização da economia brasileira. Lançamento acontece no dia 22 de Outubro

O Centro Mackenzie de Liberdade Econômica (CMLE) lançará, no dia 22 de outubro, às 19h, o livro Estudos Econômicos Setoriais: Máquinas e Equipamentos, Ferrovias, Têxtil e Calçados, organizado pelos professores da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e pesquisadores do CMLE, Pedro Raffy Vartanian e Vladimir Fernandes Maciel.

Aos que se interessam pela economia brasileira, a obra apresenta a evolução, as dificuldades e os desafios de quatro importantes setores da economia: máquinas e equipamentos, ferrovias, têxtil e calçados. Além de contar com entrevistas envolvendo representantes dos setores, os estudos detalham quais são os obstáculos e possíveis caminhos de superação para permitir o desenvolvimento sustentado desses setores ao longo das próximas décadas.

Dividida em cinco capítulos, a obra contempla, no primeiro capítulo, uma abordagem teórica do funcionamento do Modelo Estrutura-Conduta-Desempenho (Modelo ECD), que foi aplicado no decurso dos quatro capítulos seguintes, como a base para a análise dos fatores macroeconômicos e microeconômicos que afetam o funcionamento dos distintos mercados e setores.

A organização dos demais capítulos buscou seguir a lógica das etapas da cadeia produtiva. Desse modo, o segundo capítulo contempla o setor de máquinas e equipamentos, que fornece maquinário e equipamento industrial para os demais setores produtivos e que apresenta importante contribuição para inovação de produtos e processos que possa garantir avanços ao país. O terceiro capítulo, por seu turno, dedica-se ao setor ferroviário, modal de extrema relevância no escoamento de grandes volumes de produção por longas distâncias e que, a despeito das dimensões continentais do país, apresenta pequena participação no transporte brasileiro de cargas. Os capítulos 4 e 5 se aproximam mais do consumidor final ao tratarem das cadeias têxtil-confecção e calçados respectivamente, dois setores tradicionais no país e importantes na geração de postos industriais de trabalho.

Como uma das respostas aos problemas econômicos e sociais que a economia brasileira vem enfrentando, a Universidade Presbiteriana Mackenzie lançou um conjunto de iniciativas que visassem ao aprimoramento do ambiente econômico e de negócios no país. Duas das iniciativas tiveram início em 2016 e estão relacionadas: o Mestrado Profissional em Economia e Mercados, e o Centro Mackenzie de Liberdade Econômica, centro de pesquisas voltado aos estudos dos problemas que afetam o desenvolvimento econômico do país.

Os resultados dos primeiros estudos setoriais podem ser conferidos nesta obra, que contou, também, com a participação de mestrandos e mestres já egressos do Programa de Pós-Graduação em Economia e Mercados. Entre os autores estão Pedro Raffy Vartanian; Vladimir Fernandes Maciel; Paulo Rogério Scarano; Roberta Muramatsu; Andresa Silva Neto Francischini; Joaquim Carlos Racy; Álvaro Alves de Moura Júnior; Felipe Galves Ferrari; Fabrício Zacche Siqueira; Rodrigo Guerreiro Silva; Alexandre Rodrigues Duarte Angelico; Maurício Loboda Fronzaglia; Ana Lúcia Pinto da Silva; Haroldo da Silva; Karolina Wachowicz Orlandi.

As informações sobre o evento de lançamento serão divulgadas em uma data futura.

Serviço
Lançamento do livro Estudos Econômicos Setoriais: Máquinas e Equipamentos, Ferrovias, Têxtil e Calçados
Data: 22 de outubro de 2020
Horário: 19h

Sobre o Centro Mackenzie de Liberdade Econômica

Completando quatro anos em 2020, o Centro Mackenzie de Liberdade Econômica é um think-tank liberal acadêmico, único no Brasil baseado em uma Universidade. É uma iniciativa do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) junto à Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está na 103º posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. Possui três campino estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pelo Mackenzie contemplam Graduação, Pós-Graduação Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.

Em 2021, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar