Brasil,

Janaina Spolidorio inova com projeto de Pedagogia Colaborativa

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Tita Barbará
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

O movimento batizado de "Somos Todos Educadores" visa resgatar a missão do professor em transformar a educação

A Secretaria de Educação de Jarinu, cidade do interior de São Paulo, em parceria com as idealizadoras Janaína Spolidorio e Sirley Menezes, está apostando em uma iniciativa pioneira na rede pública de ensino, um projeto inovador batizado de "Somos Todos Educadores", que tem como foco a pedagogia colaborativa, que visa pulverizar conhecimento, desenvolvendo talentos junto aos profissionais de educação do município.

O projeto tem como objetivo principal resgatar a missão e a valorização dos professores, exaltando suas habilidades e desenvolvendo seus talentos por meio da colaboração interdisciplinar, induzindo esses profissionais para que eles mesmo estejam aptos e transformar a educação em sala de aula, além de terem a possibilidade de capacitarem-se entre si. Tudo realizado por meio de workshops on-line e presenciais, via etapas que incluem:

1) Sondagem: realização, de sondagem com todos os funcionários para identificar os talentos de cada um;

2) Criação de equipes: divisão em grupos de acordo com as habilidades: planejamento, correções, criatividade/diagramação e desenvolvimento educacional. Essas equipes são treinadas e ficam responsáveis em pulverizar o conhecimento;

3) Troca de conhecimento interdisciplinar: nesse momento as equipes já treinadas começaram o trabalho local de pulverização de conhecimento.

Cerca de 425 profissionais da área da educação de Jarinu serão diretamente impactados com o projeto, entre eles, professores, coordenadores, diretores, estagiários, monitores e equipe administrativa, o que reverterá diretamente aos mais de 4 mil alunos da rede pública do município, que conta com 19 escolas, inclusive em áreas rurais.

Apesar de ser um município pequeno, Jarinu está apostando em inovação e esse tipo de transformação trará mudanças reais na gestão educacional, o que também deverá impactar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em poucos anos.

Nos próximos dias 28 e 29/09, das 8h às 16h; e 30/09, das 8h às 12h, haverá workshops presenciais, em formato de oficina colaborativa, que contarão com cerca de 30 educadores. Um trabalho único e inédito na educação, no mesmo formato que os UX-designers usam nas empresas de tecnologia, diferenciado, com metas nas paredes, duplas produtivas por faixa etária e áreas de atuação. Todo o procedimento obedecerá as regras de distanciamento social, com professores divididos por salas, para evitar aglomerações, prezando sempre pela saúde de todos e seguindo as recomendações do Ministério da Saúde.

“É um trabalho como se fosse uma massa de modelar, que deve ter o perfil do município e atender ao próprio local, com suas necessidades e recursos próprios, de modo que tenham autonomia e aumentem a vontade e o prazer de atuar na área educacional.”, conclui Janaína Spolidorio.

Mais sobre o projeto e suas idealizadoras:

O projeto nasceu de um desejo de olhar a educação por dentro, sair da sala de aula e do modelo padrão utilizado: aula, atividade, correção e nota. Esse modelo não dá certo, caso contrário teríamos um IDH melhor, uma sociedade mais democrática e igualitária.

Foi idealizado e criado pela especialista e consultora em educação Janaína Spolidorio e pela jornalista Sirley Menezes, e é uma iniciativa da Secretaria de Educação de Jarinu, representada pelo seu secretário, o professor José Ivan Musselli.

A ideia do projeto de Pedagogia Colaborativa é levar os professores para um ambiente colaborativo e organizacional, no qual entendam suas qualificações e possam, fora da sala de aula, conhecer o mundo corporativo que estimula, impulsiona e faz com que os profissionais saiam de sua zona de conforto.

Quando esses profissionais adquirem novas qualificações, trocam ferramentas entre si e se desenvolvem voltam para sala de aula com um novo olhar sobre a sociedade e principalmente sobre a educação. Quando se sentem mais valorizados, estimulam os alunos a se desenvolverem também além das atividades curriculares.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar