Janaina Spolidorio inova com projeto de Pedagogia Colaborativa
O movimento batizado de "Somos Todos Educadores" visa resgatar a missão do professor em transformar a educação
A Secretaria de Educação de Jarinu, cidade do interior de São Paulo, em parceria com as idealizadoras Janaína Spolidorio e Sirley Menezes, está apostando em uma iniciativa pioneira na rede pública de ensino, um projeto inovador batizado de "Somos Todos Educadores", que tem como foco a pedagogia colaborativa, que visa pulverizar conhecimento, desenvolvendo talentos junto aos profissionais de educação do município.
O projeto tem como objetivo principal resgatar a missão e a valorização dos professores, exaltando suas habilidades e desenvolvendo seus talentos por meio da colaboração interdisciplinar, induzindo esses profissionais para que eles mesmo estejam aptos e transformar a educação em sala de aula, além de terem a possibilidade de capacitarem-se entre si. Tudo realizado por meio de workshops on-line e presenciais, via etapas que incluem:
1) Sondagem: realização, de sondagem com todos os funcionários para identificar os talentos de cada um;
2) Criação de equipes: divisão em grupos de acordo com as habilidades: planejamento, correções, criatividade/diagramação e desenvolvimento educacional. Essas equipes são treinadas e ficam responsáveis em pulverizar o conhecimento;
3) Troca de conhecimento interdisciplinar: nesse momento as equipes já treinadas começaram o trabalho local de pulverização de conhecimento.
Cerca de 425 profissionais da área da educação de Jarinu serão diretamente impactados com o projeto, entre eles, professores, coordenadores, diretores, estagiários, monitores e equipe administrativa, o que reverterá diretamente aos mais de 4 mil alunos da rede pública do município, que conta com 19 escolas, inclusive em áreas rurais.
Apesar de ser um município pequeno, Jarinu está apostando em inovação e esse tipo de transformação trará mudanças reais na gestão educacional, o que também deverá impactar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em poucos anos.
Nos próximos dias 28 e 29/09, das 8h às 16h; e 30/09, das 8h às 12h, haverá workshops presenciais, em formato de oficina colaborativa, que contarão com cerca de 30 educadores. Um trabalho único e inédito na educação, no mesmo formato que os UX-designers usam nas empresas de tecnologia, diferenciado, com metas nas paredes, duplas produtivas por faixa etária e áreas de atuação. Todo o procedimento obedecerá as regras de distanciamento social, com professores divididos por salas, para evitar aglomerações, prezando sempre pela saúde de todos e seguindo as recomendações do Ministério da Saúde.
“É um trabalho como se fosse uma massa de modelar, que deve ter o perfil do município e atender ao próprio local, com suas necessidades e recursos próprios, de modo que tenham autonomia e aumentem a vontade e o prazer de atuar na área educacional.”, conclui Janaína Spolidorio.
Mais sobre o projeto e suas idealizadoras:
O projeto nasceu de um desejo de olhar a educação por dentro, sair da sala de aula e do modelo padrão utilizado: aula, atividade, correção e nota. Esse modelo não dá certo, caso contrário teríamos um IDH melhor, uma sociedade mais democrática e igualitária.
Foi idealizado e criado pela especialista e consultora em educação Janaína Spolidorio e pela jornalista Sirley Menezes, e é uma iniciativa da Secretaria de Educação de Jarinu, representada pelo seu secretário, o professor José Ivan Musselli.
A ideia do projeto de Pedagogia Colaborativa é levar os professores para um ambiente colaborativo e organizacional, no qual entendam suas qualificações e possam, fora da sala de aula, conhecer o mundo corporativo que estimula, impulsiona e faz com que os profissionais saiam de sua zona de conforto.
Quando esses profissionais adquirem novas qualificações, trocam ferramentas entre si e se desenvolvem voltam para sala de aula com um novo olhar sobre a sociedade e principalmente sobre a educação. Quando se sentem mais valorizados, estimulam os alunos a se desenvolverem também além das atividades curriculares.
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