Brasil,

Exposição do MAR inspira aulas práticas na Faculdade Santa Marcelina

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Raissa Francisco
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Bastidores da instalação no Museu de Arte do Rio será aposta para ensinar a profissionalização da formação na instituição

Na última sexta-feira (18), a exposição “Casa Carioca” foi inaugurada no Museu de Arte do Rio – MAR com a obra “O Nome da Margem”. O projeto de exibição presencial é uma nova instalação artística sobre questões sociais, fruto da parceria entre Mauricio Adinolfi*, professor de Pintura e Fundamentos da Pintura do Bacharelado em Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina, e a artista Erica Ferrari.

Como tema das aulas do curso de Artes Visuais durante a pandemia, o estudo de exposições virtuais de obras de arte são parte integrante para uma formação completa dos alunos da Faculdade Santa Marcelina, localizada aqui em São Paulo. “Eu sou pintor e artista, antes mesmo de ser professor. A minha experiência no mundo profissional permite levar uma referência viva e atuante às salas de aula, onde os alunos conhecem os bastidores e etapas da profissionalização, desde a curadoria até questões econômicas da atuação com instituições”, relata Mauricio.

Com a obra “O Nome da Margem” exposta no MAR, as aulas sobre Pintura Expandida ficarão mais interessantes. Em razão da pandemia e da distância entre os estados, os alunos da instituição não visitarão a exposição fisicamente, mas vão analisar o conteúdo histórico da instalação e aprenderão os bastidores da produção direto com o artista e professor da Faculdade.

Exposição “Casa Carioca” no Museu de Arte do Rio – MAR com a obra “O Nome da Margem”

A obra, que ocupa o pé direito da galeria do museu municipal, é composta por escoras metálicas, compensados, telhas e outras peças que remetem a construção popular da cidade do Rio de Janeiro. Além disso, os visitantes poderão ouvir áudios com registros de conversas e entrevistas com moradores de comunidades da cidade, arquitetos e engenheiros sobre urbanismo, moradia, além de comentarem sobre a influência dos rios e nascentes localizados na região.

“Uma instalação não é um trabalho pronto, apenas possui um projeto pré-definido. ‘O Nome da Margem’ é pensada para cada espaço de montagem com foco na realidade das comunidades periféricas e referência na Arte Contemporânea dos anos 60. Para os alunos, isso é um conteúdo rico, porque explica como o artista se insere na sociedade e organicamente reflete e atua no espaço e realidade do local de sua obra”, finaliza Mauricio.

As inscrições para visitação com agendamento prévio obrigatório estão abertas no site http://museudeartedorio.org.br/programacao/casa-carioca-mar/ com visitas de duração máxima de duas horas. O MAR segue todos os protocolos de segurança, com público reduzido, uso de máscara obrigatório, medição de temperatura e medidas de higienização.

*O professor Mauricio Adinolfi, que leciona Pintura no Bacharelado em Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina, é artista visual, pintor e filósofo. Possui doutorado em Processos e Procedimentos Artísticos no Instituto de Artes UNESP, foi bolsista Capes PDSE com residência artística e estágio de docência no Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, em Portugal. Mestre em processos e procedimentos artísticos no IA Unesp, Bolsa Capes 2013/15. Já trabalhou como professor na Secretaria de Estado da Educação e UNESP, Sesc, Oficinas Culturais e CCSP. Atua nas áreas de Pintura, Artes Visuais, Filosofia da Arte, Estética, História da Arte e Cultura e desenvolve pesquisa e trabalhos em pintura, site specific, instalação e intervenção urbana. O docente recebeu o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea - 2014 desenvolvendo a instalação Calafate - Galeria Flavio de Carvalho - Funarte/SP.

Sobre a Faculdade Santa Marcelina

A Faculdade Santa Marcelina é uma instituição mantida pela Associação Santa Marcelina – ASM, fundada em 1º de janeiro de 1915 como entidade filantrópica. Desde o início, os princípios de orientação, formação e educação da juventude foram os alicerces do trabalho das Irmãs Marcelinas. Em São Paulo, as unidades de ensino superior iniciaram seus trabalhos nos bairros de Perdizes, em 1929, e Itaquera, em 1999. Para os estudantes é oferecida toda a infraestrutura necessária para o desenvolvimento intelectual e social, formando profissionais em cursos de Graduação e Pós-Graduação (Lato Sensu). Na unidade Perdizes os cursos oferecidos são: Música, Licenciatura em Música, Artes Visuais, Licenciatura em Artes Plásticas e Moda. Já na unidade Itaquera são oferecidas graduações em Administração, Ciências Contábeis, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Tecnologia em Radiologia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar