Brasil,

Educação empreendedora - entenda como o modelo educacional transforma profissionais e molda cidadãos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana Lanfranchi Pedrozo
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Especialista do Centro Universitário Facens explica como a metodologia é aplicada e quais são seus impactos sociais

A formação intelectual dos alunos é a meta de qualquer instituição de ensino superior. Contudo, as habilidades sociocognitivas e socioemocionais têm sido cada vez mais exigidas pelo mercado de trabalho. A educação empreendedora é um exemplo de tendência educacional nesse sentido. O método permite que o aluno saia da graduação pronto para enfrentar os desafios profissionais e pessoais, por meio do estímulo do pensamento crítico, análise de problemas mais complexos e busca por soluções inteligentes para eles.

De acordo com Sofhia Harbs, coordenadora do FACE (Facens Centro de Empreendedorismo), este modelo educacional não visa simplesmente aplicar os conceitos do empreendedorismo ao plano de ensino, mas sim estimular o raciocínio, a aprendizagem e a integração de conhecimentos para a solução de problemas de qualquer natureza. O objetivo é formar pessoas que possam transformar ideias em ações e que utilizem todas as ferramentas cognitivas e emocionais do seu repertório para atingir o melhor resultado possível.

"O modelo de educação empreendedora é algo além da formação convencional. Sabemos que as exigências da sociedade e mercado de trabalho contemporâneos são enormes e cada fez mais desafiadoras. Por isso, é preciso estimular que alunos pensem ‘fora da caixa’ e oferecer recursos e fontes diversas de conhecimento, além do conteúdo oferecido em sala de aula, que é o que temos feito com as diversas atividades do FACE", ressalta Sofhia.

Ampliando horizontes para empreender e educar

O universo digital realmente fez com que o mundo perdesse suas fronteiras, ao menos online. Por isso, é cada vez mais frequente que instituições de ensino de todo o mundo formem redes e parcerias de ensino, pesquisa e negócios. Esta conexão entre universidades internacionais é extremamente benéfica para os alunos e professores envolvidos e proporcionam possibilidades de aprendizado e chancelas de ensino cada vez mais exigidas no mercado de trabalho.

No Centro Universitário Facens, por exemplo, a parceria com instituições de ensino renomadas no Brasil e internacionalmente é extremamente explorada e valorizada. Um destes exemplos é a participação da Facens no Babson Collaborative.

A Babson College é uma universidade americana considerada há 27 anos líder das melhores escolas de negócios e empreendedorismo nos EUA. O Babson Collaborative é uma rede de instituições de ensino superior diversos países com foco em aprimorar e disseminar conhecimentos por meio da educação empreendedora. Ao todo, são 29 universidades de 22 países, sendo apenas 3 delas na América do Sul: Universidad de Desarollo (Chile), Universidad de Piura (Peru) e Facens (Brasil).

"Este ano, inclusive, fomos certificados com o selo Babson Platinum e somos a única instituição de ensino no mundo com esta chancela, algo que reflete nossos esforços contínuos para desenvolver um ecossistema de educação empreendedora em nossas cinco áreas de foco: desenvolvimento de professores, afiliação e networking, fortalecimento da vitalidade intelectual, engajamento estudantil e crescente compromisso empreendedor", destaca Sofhia.

O Babson Collaborative oferece diversos materiais, webinars, cursos e outras vantagens para alunos e colaboradores das instituições vinculadas a ele. Com o engajamento das atividades do FACE, a Facens liderou o ranking das 20 instituições mais ativas neste segmento em 2017. Em 2018, o Centro Universitário conquistou o prêmio de Universidade do Ano por ter alcançado a maior pontuação no ranking de empreendedorismo.

Sobre a Facens

Centro Universitário nota máxima (5) do MEC, sendo uma das melhores instituições de ensino superior no Brasil. Tem foco na formação de profissionais cidadãos e 90% de empregabilidade nos últimos anos, oferece 14 cursos de graduação, sendo nove de Engenharia (Mecânica, Computação, Química, Elétrica, Mecatrônica, Civil, Alimentos, Produção e Agronômica), três de Tecnologia (Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Jogos Digitais, Banco de Dados e Gestão de TI) e um de Arquitetura e Urbanismo, além de opções de cursos de Pós-Graduação, MBAs e Especializações. Referência também em inovação, a Facens conta com mais de 50 laboratórios especializados, mais de 10 centros de inovação e diversas parcerias com empresas renomadas nacional e internacionalmente.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar