Brasil,

Pós-graduação: o que é e quais tipos existem?

Após uma longa e exaustiva caminhada, você consegue completar sua faculdade. Agora, é hora de dar o próximo passo em direção a um nível superior. Mas, afinal, qual caminho seguir? Uma das principais alternativas para quem quer se posicionar no mercado de trabalho é cursar pós-graduação.

A pós-graduação é um curso que, para ser realizado, é necessário que você tenha um diploma em um curso superior, seja ele um bacharelado, licenciatura ou até mesmo um tecnólogo.

É importante entender que existem dois tipos de pós-graduações: Stricto Sensu e Lato Sensu. Ambas possuem abordagens diferentes que podem ir direto ao encontro de seus interesses. A seguir, vamos analisar quais as diferenças entre as duas:

Stricto Sensu

O termo Stricto Sensu tem sua origem no latim, que significa "em sentido limitado". Logo, esse tipo de pós se restringe aos cursos de mestrado e doutorado.

Sua abordagem está voltada para aqueles que almejam se tornar professores ou pesquisadores em uma determinada área de conhecimento.

No mestrado, a duração média de um programa como este é de um ano e meio a dois anos. Já o doutorado tem sua duração média de quatro anos.

O título concedido a quem conclui um mestrado é mestre, enquanto quem conclui um doutorado recebe o título de doutor.

Diferente da modalidade Lato Sensu, a pós-graduação Stricto Sensu concede um diploma emitido pelas Instituições de Ensino Superior (IES), reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Lato Sensu

Assim como o termo Stricto Sensu, Lato Sensu deriva do latim, significando "em sentido amplo". Sua principal abordagem será em relação às especializações nas mais variadas áreas de conhecimento.

Este tipo de pós-graduação é voltada principalmente para aqueles que buscam um posicionamento melhor em sua área de atuação, ou até mesmo para quem pensa em desenvolver novas habilidades que o auxiliem na busca de oportunidades no mercado de trabalho.

Segundo o MEC, esses cursos devem ter uma duração mínima de 360 horas. No geral, eles têm uma duração média de dois anos, podendo chegar a três anos.

O título concedido a quem conclui este tipo de curso é de especialista. Portanto, se você fizer uma pós-graduação Lato Sensu em Direito Empresarial, por exemplo, você será um especialista dessa área.

Outro ponto importante é que nesta modalidade não é concedido um diploma, mas, sim, um certificado emitido pela instituição de ensino, reconhecido pelo MEC, que comprove sua conclusão no curso.

MBA ou Pós-graduação?

Também é considerado como um curso Lato Sensu o famoso MBA, que assim como os demais cursos de pós-graduação Lato Sensu, busca a especialização do estudante.

Sua abordagem é mais voltada para áreas de conhecimento empresariais, como Administração, Logística, Projetos e etc.. Sendo assim, é importante que o aluno tenha uma experiência prévia na área do MBA que estudará, a fim de poder aplicar ao máximo o conteúdo estudado.

Se você ficou curioso para saber mais sobre as diferenças entre pós-graduação e MBA, confira este artigo e tire suas dúvidas!

Qual instituição escolher?

A instituição a ser escolhida pode depender de diversos fatores, como localização, cursos disponíveis, preços, carga horária, relevância, entre outros.

Porém, dentre os fatores mais importantes, podemos citar três: preço, carga horária e relevância da instituição.

O preço é um dos principais pontos a ser analisado. Quanto você está disposto a investir para fazer sua pós? Entretanto, não se deixe levar pelo “bom e barato”. Na maioria das vezes, os preços mais elevados refletem a tradição, reconhecimento e capacidade da instituição que oferece o curso, podendo ser, inclusive, geralmente associado a uma alta qualidade de ensino.

A pós-graduação gratuita também é uma realidade, porém, são escassas e estão diretamente relacionadas às organizações governamentais que oferecem as bolsas de estudo.

Portanto, para quem está com dificuldade para investir em uma boa pós-graduação, uma ótima alternativa é o financiamento em uma plataforma de crédito online, podendo reduzir sua parcela para até um terço do valor total.

Hoje, existem empresas especializadas no assunto e fintechs que nasceram para solucionar essa questão. Podemos citar a Pós Financiada e a Financie Sua Pós que oferecem essa solução.

A carga horária é outro fator importante. Quanto tempo você tem disponível para os estudos? Cada curso pode variar em sua carga horária, entretanto, é bem provável que você não precisará ir à instituição todos os dias. Na realidade, a maioria dos cursos de pós-graduação presenciais optam por encontros quinzenais.

Para os que não tem uma previsibilidade em sua agenda, uma segunda opção é a modalidade EAD, onde grande parte ou a totalidade dos estudos é feito de modo online, sendo necessário ir à instituição apenas para execução de testes, provas ou entrega de trabalhos.

Por último, mas não menos importante, a relevância da instituição é uma das variáveis mais significativas. O mercado exige cada vez mais conhecimento e preparo dos profissionais. Uma instituição de excelência em seu currículo pode ser uma prévia essencial desses atributos, afinal, quanto mais renomada e tradicional, mais certo é de que o estudante saiu preparado para os desafios atuais.

Enfim, escolher uma pós-graduação não é tarefa fácil. Exige planejamento, pesquisa e, principalmente, autoconhecimento para saber qual rumo escolher. Olhe suas experiências profissionais e acadêmicas, assim como seus objetivos. Dessa forma, o caminho ficará mais claro.

Agora que você já sabe o que é uma pós-graduação, seus tipos e o que considerar para sua escolha, vá em frente! Prepare-se para um novo mercado e esteja pronto para vencer os novos desafios.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo