Escola Virtual da Fundação Bradesco alunos para o mercado de trabalho

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  silvia gandolfo
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação

Plataforma educacional ganha novo site

Cursos livres e gratuitos à distância contribuem para a formação continuada de milhares de pessoas todos os anos

De acordo com a Associação Brasileira de Educação à Distância (ABED), o número de matrículas em cursos na modalidade EaD vem crescendo nos últimos anos, em especial na categoria de cursos livres. Há 19 anos a Fundação Bradesco percebeu esse movimento e lançou a Escola Virtual, concebida para ser a sua 41ª escola, expandindo sua vocação social para além das salas de aula.

Em busca da melhoria contínua, a única escola digital da rede ganhou um novo portal, tornando a navegação mais ágil e intuitiva, proporcionando uma jornada de aprendizagem ainda mais dinâmica para os alunos.

Em parceria com a agência Sapient AG2, a Fundação Bradesco buscou desenhar um layout que proporcionasse melhor visualização das categorias de cursos oferecidos, com informações detalhadas de cada um, além de adicionar ferramentas onde os alunos podem selecionar suas preferências, favorecendo a autogestão do estudo, respeitando a disponibilidade, o ritmo e a capacidade de aprendizagem de cada pessoa.

Cursos em diversas áreas de interesse

A plataforma oferece cursos on-line inteiramente gratuitos, em áreas como Administração, Contabilidade e Finanças, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Educação e Tecnologia.

Em 2019, os cursos mais acessados foram Empreendedorismo e Inovação, Atendimento ao Público, Postura e Imagem Profissional, Introdução à Administração e Estratégia de Negócios. “Os cursos podem ser realizados em qualquer local e horário, facilitando o acesso de pessoas que precisam de flexibilidade para conciliar seus trabalhos com a educação continuada”, explica o diretor da Fundação Bradesco, Jefferson Romon.

Apesar do catálogo relativamente enxuto - são cerca de 90 cursos disponíveis - os números da Escola Virtual impressionam. A cada ano, cerca de 1,2 milhão de cursos são concluídos, com um índice de satisfação de 89%. Diariamente, são realizadas mais de 5 mil matrículas e emitidos cerca de 2 mil certificados de conclusão. Durante a pandemia ocasionada pelo novo coronavírus, observou-se um crescimento mensal significativo nos números. Comparando o mês de agosto com fevereiro, houve um aumento de 415% em visitas, 398% em novos cadastros e 393% em matrículas.

Quem são os alunos da Escola Virtual

A plataforma recebe alunos de todo o Brasil, mas a maioria é de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. Quase a metade dos jovens (46%) tem entre 18 e 27 anos e mais de 60% estão cursando o ensino superior. A grande maioria (67%) tem renda de até R$ 2 mil.

Para fazer um curso na Escola Virtual é recomendável ter, no mínimo, 14 anos, possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF) e conta de e-mail válida. Não é necessária formação anterior.

A carga horária varia de acordo com o curso escolhido (atualmente, entre 1 e 40 horas). Após realizar a avaliação final do curso e obter o aproveitamento igual ou superior a 70%, o aluno é considerado aprovado e poderá realizar a impressão do Certificado de Conclusão.

Mais informações sobre a Escola Virtual e acesso à lista completa de cursos oferecidos, acesse https://www.ev.org.br/

Parcerias

Por meio de uma parceria entre a Fundação Bradesco e a IBM, empresa referência mundial no setor de tecnologia e inovação, cursos gratuitos da plataforma digital Open P-TECH são oferecidos na Escola Virtual. A plataforma possui conteúdos de educação on-line em português, com o objetivo de equipar jovens e educadores com competências tecnológicas fundamentais em áreas como segurança cibernética, inteligência artificial e computação em nuvem, além de outras habilidades profissionais valorizadas no mercado de trabalho. Para Jefferson Romon, “com a Open P-TECH da IBM, estamos dando mais um passo na evolução da nossa metodologia de ensino digital para que a próxima geração de profissionais tenha o futuro promissor que merecem”.

Para acessar não é necessário ter pré-requisitos. Depois que os alunos concluem os cursos na Open P-TECH, eles podem ganhar “badges digitais”, que são certificados reconhecidos pela indústria que enriquecem o currículo e ajudam no processo de candidatura a um emprego.

Já com a Salesforce, empresa líder mundial em gestão de relacionamento com clientes, os cursos abrangem o desenvolvimento de habilidades em CRM, marketing digital, e-commerce e envolvem o conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias focadas no relacionamento com o cliente através do Trailhead, plataforma on-line grátis da Salesforce para aprendizagem. Uma vez cadastrado na plataforma Trailhead, o usuário terá mais de 90 (noventa) horas de conteúdo introdutório em cursos e trilhas traduzidos para a língua portuguesa.

A Salesforce não emite certificado de conclusão ao final de cada curso concluído. Em vez disso, ao completar cada módulo o aluno acumula “badges” (distintivos), que o classificam em um determinado nível de estudo e vão para o perfil do usuário na plataforma. Certificados oficiais são emitidos apenas quando o aluno tira uma certificação em um Centro de Treinamento Autorizado que, por sua vez, é pago.

Sobre a Fundação Bradesco

A Fundação Bradesco foi criada em 1956, com o objetivo de promover a inclusão e o desenvolvimento social, oferecendo educação gratuita e de qualidade a mais de 90 mil alunos anualmente.

Possui 40 escolas próprias, localizadas em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, com Educação Infantil, Ensinos Fundamental e Médio, Educação Profissional Técnica de Nível Médio, Formação Inicial e Continuada e Educação de Jovens e Adultos.

São priorizados os alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por isso, também recebem material escolar, uniforme e assistência médica e odontológica gratuitos.