Brasil,

Apoio socioemocional aos estudantes é ponto de atenção durante período de aulas virtuais

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana Nunes de Souza
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Instituições de ensino podem apoiar jovens para além dos conteúdos de estudo. Senac São Paulo tem na iniciativa “Projeto de Vida” um exemplo de boas práticas

O cenário de pandemia é certamente o mais desafiador já vivido pelo setor de educação nas últimas décadas. Garantir frequência e qualidade de aulas por meios virtuais, principalmente onde a estrutura é precária, tem sido uma missão complexa. No entanto, neste processo as questões não se limitam ao aprendizado do aluno. Muitos destes estudantes estão lidando com questões ainda mais graves dentro de casa, como pais que perderam seus empregos ou até mesmo a perda de parentes para o novo vírus.

Uma vez que falamos de jovens já pressionados pela proximidade da entrada no mundo do trabalho, é importante que, para além do conteúdo educacional, as organizações também atentem para o lado socioemocional dos estudantes. Algumas boas práticas já indicam o caminho, como no caso do Ensino Médio Técnico do Senac São Paulo, que trabalha com foco também no suporte emocional de seus alunos.

“O apoio socioemocional vem sendo trabalhado constantemente em nosso grupo de professores e estudantes por meio da escuta ativa e troca de experiências. Recentemente promovemos uma roda de acolhimento, na qual os alunos puderam expor da forma como se sentissem à vontade (por meio de chat da vídeo chamada ou áudio) as suas angústias, medos e anseios, e assim, demonstraram que estão desenvolvendo um autoconhecimento frente às adversidades da vida, da adolescência e do período da pandemia. Esses espaços têm sido muito enriquecedores e recebemos feedbacks bastante positivos por parte dos estudantes”, analisa Carolina Sampaio Machado, professora de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Senac Ribeirão Preto.

Símbolo do trabalho do Ensino Médio Técnico no apoio socioemocional aos alunos, o componente curricular “Projeto de Vida” é reconhecido pelos estudantes como uma ação de acolhimento que tem rendido frutos. “O Projeto é basicamente um tempo que nos sentamos em roda e podemos falar sobre nossa vida, sonhos e projetos, tudo isso é guiado por um professor tutor. Ele nos ouve e aconselha semanalmente, nos ajudando a saber quem somos de verdade e quem queremos ser. Sempre estamos abertos para receber conselhos dos professores e colegas, assim somos nós que fazemos tal projeto acontecer realmente. Uma coisa que me impressiona muito é que não existe uma matéria exata para que ele aconteça, por isso se torna algo divertido, desafiador e natural”, conta Henrique Soldati, aluno do Ensino Médio Técnico em Informática do Senac Campinas.

Recentemente, a UNESCO publicou uma lista de 10 recomendações para o ensino a distância, sendo um destes pontos justamente o reforço da importância do contato social, para além dos estudos. “Eu nunca teria pensado que em um ambiente escolar poderíamos ser livres e ficar tranquilos para dizer sobre nossas metas, sonhos e quem eu quero ser no futuro, mas desde o começo do Projeto de Vida, tenho melhorado muito, tanto em relação a forma de como eu me enxergo, quanto academicamente”, reforça o estudante Henrique.

Outras ações realizadas no Ensino Médio Técnico do Senac São Paulo que merecem destaque são as atividades com os representantes de sala para tratar do acolhimento socioemocional da turma; as oficinas de saúde emocional, comunicação não-violenta e acolhimento para professores; a primeira semana de aulas sempre dedicada ao trabalho das competências socioemocionais; e as reuniões com as famílias, guiadas a partir do mapa de empatia em que os pais e responsáveis assumem diferentes papéis (aluno, responsável, professor e escola).

“Em meio a essa pandemia, o meu sentimento pelo Senac é de total gratidão pela parceria diária. O ensino à distância não seria nada fácil para o meu filho, pois, ele possui déficit de atenção (precisando de uma atenção especial na metodologia do aprendizado). Admiro o trabalho de mentoria que oferecem aos alunos. Vejo que meu filho não é apenas um número nesta instituição, e sim um aluno em desenvolvimento para um futuro com a ajuda deles”, ressalta Fernanda Vieira, mãe de Gabriel Vieira, aluno do 1º ano do Ensino Médio Técnico em Informática do Senac Campinas.

Expansão de modelo inovador

O Ensino Médio Técnico do Senac São Paulo, que tem foco no protagonismo no aluno e no uso da tecnologia, está em expansão e traz novidades: além do curso de Informática, em 2021, passam a ser oferecidos também formações em Administração e Multimídia. Ao todo, serão 20 unidades já no próximo ano. A expectativa é que 95 novas turmas sejam formadas e 3.900 alunos vivenciem a prática educativa e diferenciada, ao estilo do Jeito Senac de Educar.

Serviço:
Ensino Médio Técnico – Novas Turmas 2021
Matrículas abertas: www.sp.senac.br/ensinomedio


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar