Projeto CASA chega a Carapicuíba com a missão de humanizar a entrada dos alunos na universidade

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  William - Approach São Paulo
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação

Projeto da Estácio tem como objetivo ajudar os calouros a entender como a universidade funciona

Iniciativa recém-implantada já atendeu mais de 400 calouros em menos de 1 mês

Visando humanizar e promover gestos de empatia entre os alunos, a Estácio, campus Carapicuíba, implantou neste semestre a CASA – Coordenadoria de Apoio e Suporte ao Aluno. A iniciativa, inspirada nas universidades americanas, tem como objetivo acolher os novos alunos e integrá-los aos projetos realizados pela instituição e também ajudá-los no processo de transição do ensino médio para o superior.

Para Ricardo Bianchi – gestor da Estácio, campus Carapicuíba, a CASA trouxe um olhar mais humano ao ritual de boas-vindas ao permitir que os alunos recém chegados se sintam em casa já no primeiro contato com a universidade. “O projeto é fantástico, pois está voltado a fazer com o novo aluno, conhecido como calouro, se sinta acolhido e, com isso, consiga se integrar mais rapidamente na vida acadêmica e nas atividades do campus”, explica Bianchi.

Além disso, o gestor lembra que um dos diferenciais do projeto está na forma como ela abraça os alunos, seja os que acabaram de chegar ou mesmo aqueles que já estão na universidade há mais tempo. “Acolher, apoiar e instruir os alunos em assuntos ligados ao funcionamento da secretaria e dos demais ambientes virtuais de aprendizagem são alguns dos objetivos do projeto que a cada dia ganha novos adeptos”, reforça o gestor.

Quem concorda e aprova a iniciativa é o aluno do curso de Logística, Diego Koziol, que se tornou um dos padrinhos da CASA e que, dentro desse período de pandemia, tem atuado incansavelmente para dar todo o suporte aos calouros, seja pelo Teams ou WhatsApp. “Nós fazemos o meio de campo entre a instituição e o aluno para que ele possa sanar rapidamente suas dúvidas sobre o funcionando da universidade e do seu curso”, salienta Koziol.

Koziol, mais conhecido com Diegão pelos apadrinhados, se recorda que nesse período de introdução do projeto no campus já surgiram muitas histórias de superação, algumas que, segundo ele, garantiram que os calouros não desistissem do curso já no início das aulas por não terem se adaptado ao ambiente universitário na velocidade que gostariam. “Nós, enquanto padrinhos, temos a missão de apoiar os calouros nesse período de transição que irá garantir que eles levem adiante o sonho de estudar”, diz Koziol.

Na CASA, os alunos encontram orientação educacional, suporte psicológico, programas de aperfeiçoamento, serviços de monitoria e acesso aos núcleos de acessibilidade que irão ajudá-los a ter um excelente rendimento acadêmico durante a graduação, proporcionando bem-estar e qualidade na aprendizagem. Com um espaço versátil e uma equipe multidisciplinar, a CASA oferece serviços de apoio, valorização e motivação que contribuem com a melhoria do desempenho do aluno e fortalecem a relação dele com a instituição.

Sobre a Estácio

A Estácio é uma das maiores e mais respeitadas instituições do setor educacional brasileiro. Há 50 anos, proporciona acesso a um ensino de qualidade em larga escala e de maneira única. É uma das instituições pioneiras também no ensino digital, na utilização de aplicativos educacionais e games de aprendizagem, incluindo aplicações que usam realidade virtual. Oferece aulas dinâmicas, com material interativo para que o aluno absorva com qualidade o conteúdo acadêmico. Está presente em 23 estados e no Distrito Federal, por meio do ensino presencial, e em todo o Brasil com o ensino digital, contando com mais de 600 mil alunos matriculados.

A instituição oferece cursos de Graduação e Pós-graduação, além de soluções corporativas e cursos de extensão. Aposta na tecnologia e na inovação como diferenciais para aprimorar o aprendizado, com currículos alinhados às necessidades do mercado de trabalho. A busca constante pela qualidade acadêmica e os investimentos na área de ensino geraram ótimos resultados nos últimos anos - suas instituições e cursos e são reconhecidos pelo MEC com elevados conceitos de qualidade.

Atuante em projetos que contribuem para o desenvolvimento social e cultural do País, a Estácio apoia iniciativas ligadas ao Esporte, Escola, Cidadania, Cultura, Inovação e Empreendedorismo. O Programa de Responsabilidade Social Corporativa Educar para Transformar reflete o compromisso da instituição de oferecer uma educação acessível e de qualidade e, assim, gerar um impacto positivo para a construção de uma sociedade mais justa.