Brasil,

Professor-coach cria método exclusivo para acelerar aprendizado em línguas

Pensando na complexidade do cérebro humano e como os alunos precisam de estímulos diversos para aprender, as aulas online criam ainda mais amplitude nesse processo de educação. Isso porque esse modelo de ensino exige muitas horas sentado na frente do computador e atenção concentrada prolongada, gerando sobrecarga nos sistema visual e uma redção significativa dos movimentos do corpo. A consequência é muito cansaço e até estafa.

“O computador sequestra o cérebro e todos os sentidos irrestritamente. Enquanto nos métodos tradicionais o aluno precisa de mais estímulos auditivos e visuais, ao estudar diante do computador, o aluno vai precisar se movimentar mais, levantar-se da cadeira, sair da frente do aparelho e mover o corpo com atividades criativas de colagem, pintura, desenhos feitos a mão etc.”, explica o professor e coach Claudio Domingos.

O profissional, que é Meta-Coach e Master Trainer em Programação Neurolinguística e Neuro-Semântica, além de mestre em Linguística Aplicada. Também possui especialização em Língua Inglesa, pós-graduação em gestão de recursos humanos e licenciatura plena para o ensino de inglês, português e respectivas literaturas. Com a ampla especialização, ele criou uma metodologia específica de ensino para acelerar e melhorar a absorção do conteúdo pelos seus alunos. O método, conhecido como “Unlock Your English”, tem a finalidade de executar o “antivírus mental” contra crenças limitantes, reinstalar o software de aprendizado de idiomas, treinar o sistema nervoso, boca, ouvidos e olhos para assimilar o idioma, despertar e libertar o potencial criativo, a autoconfiança e a capacidade dos participantes de aprenderem idiomas”, explica.

Essa experiência de anos no ramo de educação tornou possível que o professor analisasse de forma mais eficaz a realidade da educação no “novo normal”.

“O professor precisa mudar suas estratégias para algo mais dinâmico. Explorar mais vídeos, músicas e a troca de ideias entre os alunos para gerar mais engajamento. A plataforma ZOOM, por exemplo, que vem sendo bastante utilizada neste período, possui o sistema de BREAKOUT rooms, que permite dividir a turma em grupos pequenos de trabalho que facilitem discussões, que gerem interesse e se conectem com a experiência e conhecimento prévio dos alunos para gerar mais engajamento e prazer de aprender”, aconselha o especialista.

O coach também sugere que os alunos devem ser estimulados a criarem murais nas paredes e diários de estudo. Além do professor promover competições entre os grupos para estimular muita criatividade e interesse na participação. Ele lembra ainda que o debate e questionamento são meios de acelerar o processo e aumentar esse comprometimento.

“Está mais do que na hora de tirar o foco do ensino em preparação para a prova. Qual é o valor de tirar uma nota numa prova se no dia seguinte o aluno quase não lembra o que estudou? Criar uma atmosfera de cooperação e amizade online pode aumentar muito o desejo de participar e a vontade de aprender”, fala Domingos.

Diferenças para o estudo de línguas: especialista reforça cuidado dobrado

Segundo o profissional, aprender um idioma é uma experiência única e diferente de aprender qualquer outra disciplina. Isso porque, ao estudar matemática, geografia, ciências, história, a língua materna e outras matérias, o aluno não precisa aprender a pronunciar cada palavra, nem absorver a sonoridade da fala. O professor só precisa facilitar o entendimento

“Aprender uma língua vai muito mais de facilitar o entendimento. O aluno precisa ser capaz de entende uma conversa, um filme, uma palestra, além de leituras e ser capaz de escrever e falar. Não se pode confundir praticar perguntas e respostas com fala e comunicação. Perguntar e responder perguntas pré-selecionadas pelo professor ou material didático é apenas uma parte importante do processo de aquisição de idiomas. Porém, isso é uma parcela pequena e está longe de atender às reais necessidades de comunicação na língua”, conclui.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo