Brasil,

Conheça o passo a passo para migrar o seu curso presencial para o EAD

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Giovanna Rebelo Alves
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Plataforma de ensino à distância explica a importância desse segmento e como ele vêm crescendo no mercado

Para boa parte dos educadores e dos alunos, a educação a distância é o futuro educacional do país. Esse mercado se tornou mais amplo, com maior disponibilidade de curso EAD oferecendo novas qualificações, capacitações e habilidades.

Segundo estudo realizado pela Sagah, a expectativa é que 51% dos estudantes no país até 2023 sejam de cursos online. Isso é um sinal verde que aumentou o interesse por como transformar um curso presencial em EAD.

"Hoje em dia, um diploma ou certificado advindo do curso a distância tem valor igual ao de um curso presencial", comenta Rafael Müller, CEO da plataforma Innovio.

De acordo com o relatório do Censo da Educação Superior, feito pelo Inep em 2018, o número de cursos EAD cresceu em 50% em relação ao ano anterior. Inclusive, o número de vagas EAD superaram as de curso presenciais nesse estudo.

Assim, só em 2018, haviam sido registradas 7,1 milhões de vagas e 3.177 cursos na modalidade de educação à distância. Por isso, a expectativa de aumento de alunos no EAD é tão alta.

Junte a isso o estudo da TIC Domicílio, lançado em 2019, que apontava que 70% da população fazia uso da internet no país. Claro que ainda há problemas no acesso à internet no Brasil, mas é um cenário promissor para a migração de curso.

"Ainda é senso comum que entre aula online ou presencial, um curso presencial tem valor de mercado maior. Claro que esse é um conceito ultrapassado hoje em dia, com um diploma ou certificado de uma plataforma para cursos online sendo bem valorizado. Afinal, além do conteúdo que você adquire, você se torna um profissional bem familiarizado com a tecnologia, algo requisitado no mercado. Além disso, se for um curso regulamentado pelo MEC, é aí que o certificado é extremamente válido", explica Müller.

Pensando nisso, o CEO da Innovio listou cinco passo importantes para transformar um curso presencial em EAD:

Passo 1: Entenda o público

Antes de tudo, é necessário saber quem é seu público-alvo, ou melhor dizendo, o perfil de seus usuários. Assim, mais do que pesquisar sobre faixa etária e localização, você deve entender consumo e comportamento.

Passo 2: Formato do curso

Para pôr em prática a idealização do curso EAD, precisa-se antes entender como será posto em prática numa plataforma - e há três tipos para isso:

• Síncrono: Aqui as videoaulas são transmitidas ao vivo ou como videoconferência, num formato semelhante ao do presencial. É o que permite conexão em tempo real entre aluno e professor, e por isso é o menos flexível.

• Assíncrono: Formato mais popular em plataforma para cursos online, com as aulas gravadas e disponibilizadas nesta. A comunicação entre professor e aluno é após as aulas, com fóruns e chats sendo essenciais para isso.

• Híbrido: Formato híbrido entre síncrono e assíncrono, que reúne o melhor dos dois formatos. Conta com aulas gravadas e presenciais, permitindo então encontros presenciais entre alunos e professores.

Passo 3: Conteúdo

A forma como é consumido um conteúdo digital é totalmente diferente da forma que é consumido um conteúdo presencial. Dessa forma, acaba sendo interessante começar esse passo pelo feedback de alunos que tenha em cursos presenciais.

Passo 4: Gravação

Caso você lide com aulas ao vivo ou videoconferências, esse passo já pode ser considerado parte da etapa de pôr no ar. De qualquer forma, esse é o passo onde você começa a planejar sua gravação.

E isso parte de três pontos: roteiro, equipamento e edição.

Passo 5: Material didático

Por fim, você deve elaborar recursos didáticos que sirvam como apoio para os estudos do aluno, sendo baixáveis ou acessíveis pela plataforma. Alguns dos materiais didáticos mais comuns são os textos descritivos, vídeos complementares,infográficos, ebooks e planilhas, entre outros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar