Brasil,

Espiritualidade na educação proporciona grande contribuição

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aline Blasechi
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Amor e esperança no ambiente escolar são essenciais aos processos de ensino e aprendizagem e para a vida

A espiritualidade na educação é capaz de apresentar resultados significativos para além dos processos de ensino e aprendizagem. Trabalhar o amor e a fé no sentido de esperança no ambiente escolar é preparar para a vida, independente de religiosidade. Nesse sentido, o Dr. Gabriel de Oliveira Lima Carapeba, diretor das Faculdades de Medicina da Unoeste, falou na manhã desta sexta-feira (18) para professores em formação continuada pelo Programa Educa Pontal, desenvolvido através de uma parceria da universidade com a Diretoria de Ensino de Mirante do Paranapanema.

O encontro remoto foi recebido pelos participantes como expressivo apoio para fortalecer as ações do dia a dia nas 29 escolas que atendem 7,6 mil alunos em oito municípios do Pontal do Paranapanema: Estrela do Norte, Euclides da Cunha, Mirante, Narandiba, Rosana, Tarabai e Teodoro Sampaio. Além da comunidade estudantil, são mais de 1,1 mil profissionais atuando nessa circunscrição da Secretaria de Estado da Educação, de acordo com a professora coordenadora do núcleo pedagógico, Ivani Aparecida de Souza Pereira.

O amor é tudo

Dr. Gabriel, médico com formação da graduação ao doutorado pela Unoeste, que inclui em sua jornada acadêmica a especialização em Medicina Física e Reabilitação pela Irmandade Santa Casa de Misericórdia, de São Paulo, abriu a fala dizendo que a espiritualidade é assunto em alta e que deve ser trabalhada com a criança e o jovem. Uma temática com diferentes visões e que na quântica serve para explicar o que não é possível observar, com o entendimento que a espiritualidade é tudo que deriva do amor.

No decorrer do encontro, ficou evidente que só o amor constrói e o ódio é destruição. Para o Dr. Gabriel, cada pessoa deve dar o máximo de si em relação ao próximo, seja por seus conhecimentos ou em suas profissões em diferentes funções, com o seguinte detalhe: que ninguém se ache superior à lei do amor. Ao citar códigos internacionais de classificações de doenças, afirmou que há muito tempo a medicina aceita a espiritualidade como algo benéfico ou maléfico, dependendo do estado de pensamento de cada pessoa.

Valorização da vida

Nessa relação da medicina com a espiritualidade, ele citou como exemplo a campanha de valorização da vida Setembro Amarelo. Aconselhou os professores sobre a importância de conversarem com os alunos, valendo-se também de sua experiência como professor universitário. “Quem se suicida não quer acabar com a própria vida, mas sim colocar fim ao seu sofrimento”, pontuou.

Os suicídios são atitudes extremas derivadas de problemas como frustração ou pré-conceito, mas que podem ser evitados se for detectado algum sintoma. “Qualquer pessoa pode salvar uma vida, não precisa ser médico”, enfatizou o médico, que comentou também que uma vida representa várias outras vidas, seja pela multiplicação daqueles que terão filhos ou pela relação de troca de experiências dos que optaram em não ter filhos. “Em qualquer situação vale a espiritualidade como matéria do amor, que não aceita discórdias e nem imposições”.

Prática a meditação

Diante da temática “Entendendo a espiritualidade na educação”, o Dr. Gabriel sugeriu aos professores a prática da meditação como técnica de autoconhecimento. “O momento de você conversar com você mesmo”, pontuou para sugerir preparo e boa relação com outras pessoas, inclusive os que dizem não acreditar em Deus, mas que em seus interiores sabem o que é certo ou errado. Uma consciência que faz cada pessoa ser o maior julgador de si mesmo, assim como ter o entendimento de colher o que planta.

Em sua concepção, a pandemia mundial do coronavírus é a colheita de tudo o que foi plantado precariamente na área de saúde e até do que deixaram de plantar ao longo dos séculos. Quem vive agora é responsável pelo futuro, que irá colher o que foi semeado. A construção dos próximos adultos deve passar pelo entendimento de que criança e o jovem são como esponjas: absorvem tudo. O bom senso é o caminho, considerando que o pior irá passar, sabendo que o melhor também passará e que a espiritualização transcende os ideais, inclusive os políticos.

Expressiva contribuição

Para a psicóloga Dra. Camélia Murgo, envolvida no Educa Pontal, que está inserido no programa Conviva-SP, o compartilhamento do saber do Dr. Gabriel ocorreu com falas sensíveis, organizadas e fundamentadas. O seu orientando no curso de Psicologia da Unoeste, o padre Adilson Fernandes, que tem formação em Filosofia e Teologia, disse terem sido falas de amor irradiando experiências para a vida. O dirigente de ensino e professor Enio Magro agradeceu ao Dr. Gabriel pela expressiva contribuição.

As manifestações no chat foram de elogios e gratidão, classificando o encontro como maravilhoso e ecumênico. Ao dizer que o Conviva-SP trabalha a humanização no ambiente escolar, a professora Zuleika Santos comentou que o conhecimento adquirido sobre espiritualidade na educação passa a contribuir na formação dos alunos para a cidadania. A professora Luciene Aparecida da Silva citou Cora Coralina para dizer que nada tem sentido se não tocar os corações das pessoas, com a compreensão que o Dr. Gabriel fez isso e instruiu para que seja feito na comunidade escolar do Pontal do Paranapanema.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar