Brasil,

Sebrae e Unesco se unem para levar educação empreendedora às escolas brasileiras

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sebrae
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

A expectativa é que a iniciativa atenda 500 mil alunos, 50 mil professores e 5 mil gestores municipais de educação

O Sebrae e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) irão atuar juntos para levar educação empreendedora a todos os estudantes de nível fundamental dos municípios brasileiros. O objetivo principal da parceria é implementar conteúdos fundamentais sobre empreendedorismo na Base Nacional Comum Curricular, além de capacitar gestores e professores a desenvolverem nos alunos características como pensamento: crítico, comunicação, criatividade, autoconhecimento, autonomia e responsabilidade, empatia e cooperação.

A expectativa é que o projeto atenda 500 mil alunos, 50 mil professores e 5 mil gestores municipais de educação. A iniciativa também inclui em seu plano de ação a sensibilização dos educadores para a inclusão dos migrantes, especialmente os venezuelanos recebidos pelo Brasil, no sistema formal de educação. A previsão é que as ações tenham início em outubro deste ano, com duração de doze meses.

Para expandir e agregar a educação empreendedora ao currículo de jovens brasileiros, Sebrae e Unesco irão unir forças de acordo com suas linhas de atuação. De um lado o Sebrae irá preparar todo o conteúdo sobre empreendedorismo e inovação, explorando ferramentas e metodologias de ensino. De outro a Unesco irá usar de sua capilaridade para mobilizar os atores do ecossistema de educação municipal, com destaque para a atuação da União Nacional dos Dirigentes da Educação (Undime), assegurando o engajamento dos profissionais de educação distribuídos em todas as unidades da federação.

O gerente de cultura empreendedora do Sebrae, Gustavo Cezário, afirma que um dos pontos focais do projeto é o preparo dos professores para incentivarem os alunos a despertarem o interesse pelo empreendedorismo. “Acreditamos que os professores são os primeiros a terem os comportamentos empreendedores desenvolvidos a ponto de servirem de exemplo e inspiração para os alunos. Nesse sentido, professores e gestores escolares serão convidados a realizar cursos em temas como inovação, tecnologias educacionais, educação integral, empreendedorismo, além de cursos EAD voltados à aplicação das metodologias. Logo, esperamos que o conteúdo alcance os estudantes por meio dos professores em diferentes formatos como jogos, gibis, cartilhas, interações digitais, oficinas, vídeos, spot de rádio entre outros”, reitera.

Cezário analisa que o atual contexto pandêmico e todas os desafios impostos para a educação, tenham reforçado, ainda mais, a importância de trabalhar conceitos de inovação e empreendedorismo com os alunos. “A pandemia levou à abertura de novos espaços e possibilitou que novos públicos tenham acesso ao conhecimento online. Estamos convencidos que os roteiros com atividades pedagógicas virtuais e presenciais organizados pelos professores, e trilhas disponibilizadas diretamente ao aluno contribuirão para a educação ganhar cada vez mais significado na vida da nossa juventude”, observa o Cezário.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar