Brasil,

Pesquisa revela que pandemia modificou rotina de estudos de alunos do ensino médio

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carolina Vilela
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Pesquisa revela que pandemia modificou rotina de estudos de alunos do ensino médio

70% dos entrevistados afirmam que foram impactados pelo isolamento social

A pandemia de Coronavírus tem afetado toda a sociedade, impondo alterações em nossas rotinas e estilo de vida. Na educação, por exemplo, as escolas ainda estão fechadas e o debate envolvendo o retorno dos alunos parece longe de um desfecho. Jovens do ensino médio permaneceram sem conhecer as datas das provas do Enem até a primeira semana de julho. Esse cenário levou a plataforma de ensino online Explicaê a fazer uma pesquisa entre seus estudantes para saber o real impacto do isolamento social em suas vidas.

Segundo o estudo, 64,4% vem cumprindo as regras, saindo de casa apenas para o necessário. Do total de jovens ouvidos, 70% afirmou que o rendimento nos estudos foi afetado negativamente. Na mesma proporção, houve mudança no tempo dedicado a leituras e exercícios. Um percentual um pouco menor, 60% sentiu alterações no padrão de sono, o que impacta diretamente na preparação para as provas e demais vestibulares, previstos para o fim do ano e início de 2021.

“A realidade realmente mudou para muita gente, resultando em alterações significativas no dia a dia. Porém, com essa avaliação, também percebemos que os alunos estão conscientes das suas dificuldades emocionais. Sem dúvida, é um resultado que se deve levar em consideração, pois estar consciente sobre seu emocional é um bom caminho para conseguir se adaptar. Penso que, como solução, você pode aprender a lidar melhor com seu tempo de estudo e criar estratégias para melhorar o seu rendimento”, afirma Bruno Oliveira, fundador e COO do Explicaê.

O levantamento mostra ainda que 55% alegaram que a pandemia impactou a relação com os professores, especialmente, no momento de esclarecer dúvidas de exercícios. A maioria dos jovens ouvidos na pesquisa, 86,5%, revelou que mantém em casa um espaço para estudar e avalia esse ambiente de forma positiva.

Outras observações do estudo: 30% dos entrevistados perceberam alteração na motivação para estudar. Apenas 20% reconhece que mudou os planos envolvendo a profissão e a carreira, em razão das mudanças econômicas e sociais geradas pela pandemia.

A pesquisa O impacto do isolamento social no ensino foi feita no mês de julho, com uma amostra 300 estudantes do Explicaê de vários estados do Brasil. “Essa amostra não percebeu modificação na relação familiar decorrente do isolamento e não se sente distante de amigos. Isso indica que os contatos sociais são mantidos virtualmente e existe rede de apoio e confiança”, completa Oliveira.

Sobre o Explicaê

Explicaê é uma startup de Educação, com apenas quatro anos de fundação, que está contribuindo no processo de transição para o ensino mediado por tecnologia no país. Atualmente, funciona como um curso preparatório para vestibulares e ENEM, mas com um conteúdo completo do Ensino Médio para quem também deseja tirar dúvidas, fazer reforço e se preparar para as provas escolares. A plataforma digital atua de forma individualizada e personalizada para os alunos na monitoria de dúvidas, resolução de exercícios e correções comentadas de redação, além de todo o conteúdo do Ensino Médio. Possui material pedagógico 100% autoral, de todos os assuntos e das quatorze matérias exigidas pelo MEC, além de aulas de Atualidades e Desenvolvimento Emocional.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar