Pesquisa da Genetec e HID mostra que instituições de ensino superior estão prontas para substituir sistemas legados por novas tecnologias de controle de acesso

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Clezia Martins Gomes
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação

Apesar do controle de acesso ser um elemento fundamental da segurança nas instituições de educação superior, muitos sistemas de controle antigos precisam ser urgentemente atualizados. Esta foi a constatação de um estudo com 1.800 profissionais de segurança e TI do segmento de ensino superior , conduzido pela Genetec Inc . , líder em tecnologia de segurança unificada pública e privada, de operações e de inteligência de negócios, e pela HID Global , líder mundial em soluções de identidade confiáveis. Identificou também que, embora as organizações estejam prontas para adotar novas tecnologias, elas buscam soluções de segurança capazes de oferecer uma visão estratégica para os negócios e que se integrem a outros sistemas de segurança e operações.

A pesquisa mostrou que 33,76% dos leitores, 30,6% dos controladores e 24% dos softwares têm mais de seis anos e que tecnologias mais antigas como as de código de barras, cartões magnéticos e proximidade de baixa frequência de 125 khz continuam dominando os sistemas de controle de acesso físico nas instituições. Mais da metade dos entrevistados ainda usam cartões magnéticos e quase 1/4 ainda usa RFID 125 kHz. Além disso, 65% dos entrevistados afirmaram que seus sistemas de controle de acesso atuais apresentam problemas de funcionamento.

Em contrapartida, 35% dos entrevistados está pronto para adotar tecnologias mais modernas como forma de melhorar a experiência dos estudantes, professores e administradores 52,2% quer usar suas credenciais de controle de acesso para apoiar vários aplicativos, que vão além do acesso físico. Simultaneamente, 44% afirmam que a melhor integração com outros sistemas/componentes de segurança é determinante para a decisão de atualizar seus sistemas de controle de acesso.

A maioria das faculdades e universidades deseja que seus alunos usem um único cartão ou credencial móvel para vários tipos de aplicativos, desde acesso a dormitórios e retirada de livros da biblioteca, até bloqueio de bicicletas e pagamento de comida, estacionamento e muito mais. No entanto, 64% dos entrevistados informaram que, apesar de desejarem atualizar seus sistemas, veem os custos como um obstáculo, que os leva a migrarem para sistemas que atendem só aos requisitos mínimos, em vez de investir em soluções mais sofisticadas e integração.

"Existem novas opções de tecnologia que podem facilitar a vida dos administradores e dos usuários, que são fundamentais em função da constante evolução constante das ameaças e da necessidade de maior eficiência, acessibilidade e privacidade. Mas as instituições precisam estar dispostas a atualizar sua infraestrutura de segurança, com soluções unificadas de vídeo e de controle de acesso, que sejam flexíveis, conectadas e fáceis de usar", afirma Jason Friedberg, Chefe Comercial responsável pelo Setor de Educação da Genetec. Ele explica ainda que, ao considerar os custos um obstáculo, as instituições se esquecem de mensurar o verdadeiro valor das soluções unificadas e integradas, que ampliam a eficiência operacional em diversos departamentos e têm custos de manutenção, em geral, menores do que os de manter os sistemas legados.

Para mais informações sobre os resultados das pesquisas Genetec e HID, acesse http://hid.gl/44D.

Sobre a Genetec

A Genetec Inc. é uma empresa de tecnologia inovadora, com um vasto portfólio de soluções nas áreas de segurança, inteligência e operações. O produto carro-chefe da empresa, o Security Center, é uma plataforma de arquitetura aberta que unifica o monitoramento por vídeo baseado em IP, controle de acesso, reconhecimento automático de placas automotivas (ANPR), comunicação e análise de dados. A Genetec também desenvolve serviços e soluções na nuvem, pensados para melhorar a segurança, e contribui com novos níveis de inteligência operacional para governos, empresas, transporte e as comunidades em que vivemos. Fundada em 1997, com sede em Montreal, Canadá, a Genetec atende seus clientes globais por meio de uma extensa rede de revendedores, integradores, canais certificados e consultores, em mais de 80 países. Para mais informações sobre a Genetec, visite: http://www.genetec.com.

Sobre a HID Global

A HID Global capacita as identidades confiáveis de pessoas, lugares e coisas do mundo. Tornamos possível que as pessoas realizem transações com segurança, trabalhem produtivamente e viajem livremente. Nossas soluções de identidade confiáveis fornecem às pessoas acesso conveniente a locais físicos e digitais, assim como conectam coisas que podem ser identificadas, verificadas e rastreadas digitalmente. Milhões de pessoas em todo o mundo usam produtos e serviços da HID para navegar em suas vidas cotidianas e mais de 2 bilhões de coisas estão conectadas por meio da tecnologia HID. A HID Global atua junto a governos, instituições de ensino e financeiras, hospitais, industriais e algumas das empresas mais inovadoras do planeta. Sediada em Austin, Texas, a HID Global tem mais de 4.000 funcionários em todo o mundo e opera escritórios internacionais que atendem a mais de 100 países. HID Global® é uma marca do Grupo ASSA ABLOY. Para obter mais informações, visite http://www.hidglobal.com.