Brasil,

Colégio Santo Américo Divulga Plano Para Retorno Seguro às Aulas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fátima Lopes
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Guia foi elaborado em conjunto com equipe médica do Hospital Sírio-Libanês

Com a proximidade do possível retorno presencial às aulas, em 07 de outubro, o Colégio Santo Américo divulgou em seu site o guia de protocolos a serem seguidos por alunos, familiares, professores e colaboradores para a nova convivência pessoal. No documento constam, também, todas as alterações realizadas nas dependências do colégio para manter o distanciamento exigido pelo plano de contingência do covid-19 elaborado pelo estado.

O primeiro programa de retorno desenvolvido pelo colégio foi o CSA Acolhe, criado para identificar e cuidar dos impactos emocionais causados pela pandemia durante esses meses de distanciamento social obrigatório. Sabendo da relação indissociável entre aprendizado e emoção, a equipe pedagógica vem trabalhando com a comunidade escolar para diminuir as consequências que esse período trouxe para muitas pessoas.

Assim que o isolamento social foi decretado pelo governo, o Colégio Santo Américo firmou parceria com o Hospital Sírio-Libanês para que profissionais do hospital fossem os responsáveis pelos protocolos de saúde que o colégio deveria adotar para receber seus alunos nas dependências da escola. O resultado da assessoria prestada pelo Hospital Sírio-Libanês chega, agora, às mãos de pais, alunos, professores e colaboradores do colégio.

A configuração e metragem do Colégio Santo Américo foram fundamentais para a implantação de medidas que visam, principalmente, manter o distanciamento de 1,5m estabelecido como seguro. Os prédios do campus receberam sinalização no chão das áreas comuns (pátios, ginásio, restaurantes, auditórios etc) e as salas de aulas foram todas demarcadas para manter a metragem exigida.

Todas as entradas e saídas da escola foram separadas e um sistema de horários foi idealizado para manter as turmas em horários diferenciados, evitando qualquer possibilidade de aglomeração. Haverá revezamento das turmas também durante o recreio e o almoço será servido separadamente. A higienização completa do restaurante será feita a cada troca de turma e todas as mesas receberam marcação que limita o número de assentos.

O colégio recebeu sinalização e materiais informativos sobre os novos fluxos em todos os prédios. Para manter a distância mínima de 1,5m entre os alunos, foram criadas rotas para circulação unidirecional, com faixas adesivas no chão. Bancos e cadeiras também receberam adesivos sinalizando os locais aonde é permitido sentar. No prédio da Educação Infantil a sinalização foi desenvolvida de forma lúdica para tornar mais fácil a compreensão e o acolhimento das crianças.

Nas aulas de Educação Física ficam proibidos os jogos de bola e de contato físico, assim como o uso de equipamentos esportivos que possam ser manipulados por todos. Disciplinas como Artes e as que utilizam os laboratórios não poderão desenvolver atividades com materiais compartilhados. A biblioteca funcionará com a marcação de distanciamento mínimo e o material devolvido permanecerá em quarentena por cinco dias.

Além de medidas como aumento na frequência da limpeza, treinamento de colaboradores terceirizados, desinfecção de superfícies e álcool gel estrategicamente colocados em todo o colégio, um dos principais pontos do guia de retorno elaborado pelo Sírio-Libanês trata das triagens e barreiras para checagem de sinais e sintomas de alunos e colaboradores em quatro momentos distintos: em casa, com o auxílio dos pais, na entrada da escola, sala de aula e transporte escolar.

Toda equipe de colaboradores e professores do Colégio Santo Américo está apta a realizar checagem e monitoramento dos alunos em sala de aula e, se necessário, acionar a equipe de enfermagem para as providências cabíveis. A enfermaria da escola realizará o rastreio e gestão de estudantes, professores e outros colaboradores sintomáticos, sendo responsável pelas primeiras medidas a serem adotadas: os casos leves serão informados aos pais, que deverão se dirigir imediatamente ao colégio, e os casos moderados serão informados à equipe do Sírio-Libanês para orientações. Se houver a identificação de algum caso de covid-19 na escola, será feito um monitoramento de sinais e sintomas dos alunos da mesma classe por 14 dias e, se houver mais de um caso na mesma sala, as aulas desta classe serão suspensas por 14 dias.

“Durante os meses de distanciamento social o Colégio Santo Américo buscou, desde o início, preparar não apenas o ambiente físico, mas, principalmente, as ações de acolhimento emocional de toda a comunidade escolar que, inesperadamente, precisou aprender a viver em um mundo de isolamento social, regras e novos sentimentos. Quanto à nossa estrutura, com esse plano de retorno estamos totalmente preparados para ter 100% os alunos de volta”, diz Wallace Morato, Diretor Administrativo Financeiro do Colégio Santo Américo.

Confira o plano completo acessando o link https://www.santoamerico.org.br/wp-content/uploads/2020/08/Plano-de-Retorno-Col%C3%A9gio-Santo-Am%C3%A9rico.pdf

Sobre o Colégio Santo Américo

Fundado em 1951 por monges beneditinos húngaros, o Colégio Santo Américo atende alunos do Ensino Infantil, Fundamental 1, Fundamental 2 e Ensino Médio. Mantido pelo Mosteiro São Geraldo de São Paulo, o colégio é reconhecido com o Selo da Unesco e oferece a seus alunos o ambiente ideal para a formação humana, acadêmica, esportiva e cultural. Desde 1963 o Colégio Santo Américo ocupa uma área de 64 mil m² no bairro Morumbi.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar