Brasil,

Colégio Santo Américo Cria Programa Para Acompanhar O Impacto Emocional Gerado Pela Pandemia

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fátima Lopes
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

CSA Acolhe visa promover um ambiente emocional seguro e saudável

Alinhado com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o Colégio Santo Américo criou o programa CSA Acolhe para identificar e cuidar dos impactos emocionais observados na comunidade escolar durante esses meses de distanciamento social obrigatório.

Sabendo da relação indissociável entre emoções e aprendizagem, a equipe pedagógica do Santo Américo vem realizando uma série de ações que visam cuidar de alunos, pais, professores e comunidades, promovendo acolhimento emocional e maior interação entre a comunidade escolar.

A primeira ação realizada pelo programa foi promover uma sondagem emocional on-line para iniciar os acompanhamentos com conversas, inclusive individual, a todos os alunos, pais de alunos, professores e colaboradores que demonstraram necessidade de maior acolhimento e atenção em virtude do longo período de isolamento.

O Colégio Santo Américo envolveu Direção e Coordenação Pedagógica, Orientadores Educacionais, professores, professores tutores, professores de religião, professores de educação física, técnicos de laboratório e equipe de recreação – além da Pastoral – para implementar ações de atendimentos individuais ou em grupo, promoção e manutenção do engajamento dos alunos, reuniões de pais, acolhida de alunos novos. Lives, ginástica laboral, ginástica familiar nos finais de semana, jornada cultural, jornada das profissões, campanhas solidárias como “Máscara para todos”, “Hospital com cor” e doação e distribuição de cestas básicas para a comunidade Jardim Colombo, entre outras, são algumas das atividades já implementadas pelo CSA Acolhe.

“Os impactos de uma pandemia trazem diferentes consequências para cada pessoa e as experiências e emoções vivenciadas, normalmente negativas, desencadeiam eventos estressores que afetam a saúde emocional. Para identificar e cuidar desses eventos, contamos com a assessoria de profissionais de - e acompanhamento escolar - para todos os grupos da comunidade escolar”, explica Claudia Sartori Zaclis, psicólogoa e orientadora educacional do Ensino Médio do Colégio Santo Américo.

Todas as ações do programa CSA Acolhe implementadas até o momento tinham como objetivo maior acompanhar a rotina da comunidade escolar para oferecer todo suporte necessário para a manutenção da saúde emocional e total aproveitamento de alunos e professores nas aulas 100% on-line. A partir deste mês o Colégio Santo Américo insere no projeto algumas ações que visam preparar alunos e pais para o retorno presencial – os professores recebem formação continuada sobre esse tema. “Queremos que nossos alunos, pais e colaboradores recebam o melhor acompanhamento para a retomada das aulas presenciais e das novas necessidades. Não podemos nos preocupar apenas com a estrutura pedagógica da volta presencial e nosso maior investimento tem sido em ações e atividades que façam com que todas as emoções provocadas pelo distanciamento sejam identificadas e devidamente encaminhadas. O acolhimento é um dos nossos principais valores e todos os nossos esforços são para que nossos alunos entendam o real significado da palavra e a importância desse valor na vida de uma pessoa”, conclui a orientadora.

Sobre o Colégio Santo Américo

Fundado em 1951 por monges beneditinos húngaros, o Colégio Santo Américo atende alunos do Ensino Infantil, Fundamental 1, Fundamental 2 e Ensino Médio. Mantido pelo Mosteiro São Geraldo de São Paulo, o colégio é reconhecido com o Selo da Unesco e oferece a seus alunos o ambiente ideal para a formação humana, acadêmica, esportiva e cultural. Desde 1963 o Colégio Santo Américo ocupa uma área de 64 mil m² no bairro Morumbi.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar