Brasil,

Programa ELAS alavanca negócios de ONGs e engaja alunas em torno de propósito social

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Anna Carvalho
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação

Beleza na Periferia e Somos Todos Marias são as primeiras organizações a receberem o apoio da escola que já capacitou mais de 8 mil mulheres

A ELAS , startup focada no desenvolvimento pessoal e profissional de mulheres que desejam assumir posições de destaque nas empresas, em seus negócios e/ou na sociedade, promove o Programa ELAS, carro-chefe da escola em versão online e ao vivo. Com um total de 57 horas de conteúdo - divididos em três módulos, um por mês -, as alunas ainda contam com mentorias individuais com as co-fundadoras da Escola, Amanda Gomes e Carine Roos.

Durante os eventos presenciais, o fechamento do Programa ELAS era feito no modelo de apresentações de alto impacto das alunas deste treinamento para ONGs que fazem projetos sociais com meninas adolescentes em situação de vulnerabilidade. A ideia era que fossem trocados aprendizados e saberes de mulheres que vieram de diferentes realidades. Porém, em meio ao isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus, e com o auxílio do Instituto Think Twice , Amanda e Carine implementaram o ELAS Transformam. Duas ONGs foram escolhidas para colocarem em prática os aprendizados das mulheres que participam do Programa ELAS durante 6 meses. "Em prol de duas iniciativas que são lideradas por mulheres e que trabalham o empoderamento feminino de mulheres em situação de vulnerabilidade, decidimos implementar o projeto para apoiar as ONGs de maneira mais efetiva e também a oportunidade das alunas do Programa Elas colocarem em prática as habilidades de liderança das alunas aprendidas durante o treinamento", comenta Carine.

As mulheres que fazem o Programa ELAS trabalham em empresas de diversas áreas, que buscam a liderança em seus negócios e o aprimoramento profissional. Por isso, a ideia é mapear os desafios das ONGs e auxiliá-las. Como nem todas as participantes das ONGs possuem acesso à tecnologia, a ideia é trazê-las desde o início do treinamento.

As escolhidas foram Beleza na Periferia e Somos Todas Marias e o trabalho de conclusão do Programa é apoiar essas ONGs desenvolvendo um plano de ação para elas, colocando em prática os aprendizados de autoconfiança e desenvolvimento pessoal e profissional oferecidos ao longo do Programa ELAS.

A Somos Todos Marias auxilia mulheres da periferia que pretendem empreender e a Beleza na Periferia investe em ajudar jovens da periferia a fazerem escolhas profissionais relacionadas ao que realmente gostariam de fazer. As alunas do Programa auxiliarão as ONGs com planejamento financeiro, de comunicação e de marketing, além de auxiliarem em dúvidas como precificar o trabalho e fazer um negócio sustentável.

"O projeto traz esperança para um Coletivo de mulheres empreendedoras, arrimos de família (mulheres que sustentam a casa sozinhas), que se reinventaram durante a pandemia, com a produção de máscaras e geração de renda. Precisamos nos reinventar buscando novas oportunidades, o projeto vai nos ajudar nesse processo de reinvenção e organização do Coletivo", comenta Fabiana Peroni do Coletivo Marias.

"Participar do Programa ELAS é uma experiência transformadora não somente pelo Beleza na Periferia, mas também como pessoa. É um desafio muito grande você se conhecer ainda mais, saber das suas habilidades e fragilidades, potencializando tudo. Tenho refletido todos os dias com as minhas atitudes, é surreal e incrível. É o início de uma história maravilhosa para o projeto pelo direcionamento que tenho", comenta Mayara Moura do Beleza na Periferia.

Além disso, as 70 alunas são organizadas em grupos de 5 pessoas e colocam em prática os aprendizados do Programa. A ideia é auxiliar as ONGs por seis meses, passando por 2 turmas diferentes, partindo do pressuposto que resolver questões estruturais leva mais tempo. "Além de apresentar um propósito social, esse método auxilia a manter o engajamento das alunas por meio de projetos práticos", comenta Amanda Gomes, co-fundadora da Escola.

Sobre a ELAS:

Criada em agosto de 2017 e alinhado aos Sete Princípios do Empoderamento das Mulheres nas empresas defendida pela ONU, a ELAS (Exercendo Liderança com Assertividade e Sabedoria) é a primeira Escola de Liderança e Desenvolvimento voltada para mulheres que buscam assumir posições de destaque nas empresas ou na sociedade. Além de oferecer workshops, palestras e mentorias, a Escola se destaca por um curso exclusivo chamado Programa ELAS, sendo a formação mais completa e intensa da Escola de Liderança.

A Escola nasceu para promover mudanças rápidas e concretas na vida das pessoas e nos resultados das empresas, tendo como missão ser referência no desenvolvimento de mulheres no Brasil. A ELAS respeita a essência e o talento de cada aluna, garantindo uma medição do desempenho e da evolução pessoal promovido pelo treinamento.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar