Brasil,

Presencial ou à distância: Novo Ensino Médio incentiva interação dos estudantes

Presencial ou à distância: Novo Ensino Médio incentiva interação dos estudantes

Para especialista, o modelo demanda essa competência fundamental que passou por adaptações durante a pandemia

A lei federal do Novo Ensino Médio estabeleceu uma ampliação do tempo mínimo do estudante na escola e definiu uma nova organização curricular. Contemplando uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ofertando diferentes possibilidades de formação, os itinerários formativos, a ideia da mudança é aproximar os conteúdos aprendidos nas escolas à realidade dos jovens brasileiros e às demandas e complexidades do mercado de trabalho e da vida em sociedade.

Segundo Henrique Braga, coordenador pedagógico e coordenador do projeto do Novo Ensino Médio do Sistema Anglo de Ensino, no contexto pós-pandemia, esse modelo se torna ainda mais compatível, pois incentiva algo que a próprio isolamento provou ser essencial: a interação. “Quando a gente pensa no Novo Ensino Médio, seja de uma maneira remota em um primeiro momento ou presencial, o que a BNCC espera que o estudante desenvolva são habilidades e competências que ocorrem a partir de uma conexão maior com o outro”, explica Braga.

O coordenador comenta que essa questão da interação se tornou, paradoxalmente, até mais intensa durante esse momento de isolamento social. Embora distantes fisicamente, as pessoas desenvolveram formas de interagir por meio de lives e videoconferências. Muitos professores inspirados por esse contexto também começaram a buscar práticas que fossem mais interativas. De acordo com o especialista, há uma dinâmica de aprendizagem, mesmo à distância, que pressupõem uma troca maior entre as pessoas.

O Sistema Anglo, por exemplo, propôs em seu novo material, alinhado à nova legislação e às diretrizes da BNCC, que os itinerários formativos fossem feitos inclusive em turmas multisseriadas. “Isso quer dizer que o aluno pode estar na primeira, segunda ou terceira série do Ensino Médio na formação geral, mas nos itinerários formativos ele se agrupa por interesse. Isso favorece muito um novo tipo de interação, porque tem se falado tanto em metodologias ativas, em protagonismo do aluno, em uma maior relação de empatia, e se esses estudantes têm perfis diferentes e um tem um pouco mais de vivência e experiência que o outro isso pode ser transferido, aproveitado e explorado, sempre tendo o professor como um mediador para equalizar a relação”, diz Braga.

Vale lembrar que a lei federal do Novo Ensino Médio ainda não foi regulamentada por todos os estados, então pode sofrer alterações. O estado de São Paulo foi o primeiro a anunciar a mudança curricular que entra em vigor a partir de 2021.

Sobre o Anglo – Com 70 anos de tradição, o Anglo conta com uma rede de mais de 800 escolas conveniadas em todo o país, que totalizam mais de 300 mil alunos. Oferece material estruturado da Educação Infantil ao Pré-Vestibular e possui uma metodologia voltada ao desenvolvimento da autonomia de estudos dos alunos. A proposta do Anglo oferece sólida formação de cultura geral e o desenvolvimento de habilidades voltadas à aplicação real dos conhecimentos. Ao final dos anos de escolaridade básica, essa proposta permite que os alunos ingressem nas melhores universidades do país através dos excelentes resultados nos vestibulares e no ENEM.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::