Brasil,

Reitor do Centro Universitário Facens comenta aprendizados e desafios para o ensino superior

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana Lanfranchi Pedrozo
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Instituição faz balanço e aponta tendências após um semestre de mais de 2 mil aulas virtuais ao vivo

O ano de 2020 começou e, assim como em todas as instituições de ensino do mundo, o Centro Universitário Facens se preparou para um ano repleto atividades, campus cheio de alunos e eventos. E, então, a pandemia da Covid-19 chegou ao Brasil. Mas, apesar das incertezas e dos enormes desafios, o primeiro semestre transformou-se num Projeto Piloto de sucesso.

No dia 16 de março, a Facens interrompeu suas aulas e, ao longo de uma semana, capacitou todo corpo docente para as aulas virtuais. Diferente do modelo EaD, as aulas virtuais ao vivo garantem uma interação maior entre professores e alunos, o que propicia melhor aproveitamento pedagógico. Além disso, há uma plataforma utilizada para que os docentes disponibilizem conteúdos para as turmas. Todo este processo conta com o apoio e estrutura de diversos departamentos do Centro Universitário, que, inclusive, cedeu cerca de 50 notebooks para que alunos, professores e colaboradores pudessem acompanhar o semestre na nova realidade - a digital.

"Desde o início do período de isolamento social a Facens realiza reuniões do comitê de crise 2 vezes ao dia, reunião semanal com professores e diariamente com coordenadores, além de revisões periódicas de planos de aula e de ensino. Essas ações garantem que os estudantes tenham acesso a aulas síncronas, laboratórios virtuais e gravações de experimentos e das próprias aulas", ressalta Fabiano Prado Marques, vice-reitor do Centro Universitário.

Ao todo, entre os cursos de graduação e pós-graduação, a instituição realizou no primeiro semestre mais de 2 mil aulas via zoom, 57 experimentos gravados e editados, 26 webinars com mais de 40 mil acessos, 10 atividades complementares com mais de 5 mil acessos e 93% dos alunos realizaram o teste de progresso de conhecimento.

Além disso, o semestre foi encerrado com a Usina de Projetos e o seguinte desafio: aplicar o Princípio de Pascal e implementar uma máquina hidráulica. "A Usina de Projetos integra toda a teoria aprendida ao longo do semestre em cada um dos componentes curriculares, agregada a habilidade socioemocional. A ideia é que o aluno seja protagonista na ação e desenvolva o desafio como se estivesse em uma empresa. Os professores assumem a postura de mentores, auxiliando com a técnica, mas deixando que cada estudante encontre o melhor caminho para chegar ao resultado esperado", explica o vice-reitor. Como conclusão, foi alcançado 80% de resultado satisfatório no desempenho dos alunos.

Para o segundo semestre, a Facens já tem um planejamento, tanto para a manutenção das aulas virtuais ao vivo, caso as autoridades governamentais assim exigirem, quanto para a implementação das aulas híbridas (ao vivo virtuais e presenciais). "Nossa maior preocupação continua sendo a saúde de todos. Por isso, estamos prontos para todas as situações. Sabemos que o ensino da Facens não será mais como era antes e temos certeza de que as mudanças impostas pela pandemia serviram para nos impulsionar, transformar e no fazer evoluir", afirma Fabiano Marques.

A reitoria do Centro Universitário está focada em traçar estratégias para que a instituição esteja alinhada com as novas tendências mundiais de ensino, que devem ser voltadas para extensões, diplomas e programas com selos internacionais, parcerias público-privada, integração de conhecimentos, projetos associando competências técnicas e socioemocionais, flexibilização do tempo para estudo e práticas, e uso de tecnologias educacionais. Para isto, a Facens utiliza o tripé Empregabilidade, Internacionalização e Inovação. "Sempre buscamos oferecer o melhor para os nossos alunos e agora não será diferente. O foco é capacitar o corpo docente para que possamos estar na dianteira daquilo que o mercado exigirá das futuras gerações", finaliza Fabiano.

Para saber mais informações sobre o primeiro semestre na Facens e o planejamento para a segunda etapa do ano, ouça o podcast do Portal de Conteúdo do Centro Universitário - http://blog.facens.br/os-desafios-do-ensino-superior-em-meio-a-pandemia/

Sobre a Facens

Centro Universitário nota máxima (5) do MEC, sendo uma das melhores instituições de ensino superior no Brasil. Tem foco na formação de profissionais cidadãos e 90% de empregabilidade nos últimos anos, oferece 14 cursos de graduação, sendo nove de Engenharia (Mecânica, Computação, Química, Elétrica, Mecatrônica, Civil, Alimentos, Produção e Agronômica), três de Tecnologia (Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Jogos Digitais, Banco de Dados e Gestão de TI) e um de Arquitetura e Urbanismo, além de opções de cursos de Pós-Graduação, MBAs e Especializações. Referência também em inovação, a Facens conta com mais de 50 laboratórios especializados, mais de 10 centros de inovação e diversas parcerias com empresas renomadas no Brasil e no exterior.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar