Brasil,

Apenas 30% dos pais acreditam que as escolas estão preparadas para a volta às aulas

Como as instituições de ensino estão se preparando para lidar com esse cenário?

O debate sobre a volta às aulas presenciais nas instituições de ensino no 2o. semestre de 2020 segue a todo vapor, ainda gerando muitas incertezas e ansiedade por parte dos pais, dos educadores e da sociedade como um todo.

A retomada pode representar o reencontro das crianças com ambiente e comunidade mais adequados para o estudo e também um auxílio para pais que já retomaram suas atividades profissionais. Por outro lado, pode aumentar consideravelmente a possibilidade de transmissão do coronavírus para toda a população. Equacionar as novas formas de ensino, as novas normas de convivência e o distanciamento social traz enormes desafios para as escolas e famílias.

De acordo com Eveline Iannarelli, sócia da Oficina da Estratégia, algumas preocupações se destacaram em um estudo conduzido pela consultoria no primeiro semestre de 2020. Ao avaliar a percepção dos pais em relação ao ensino remoto, surgiram com destaque questões como a falta de clareza na comunicação entre as escolas e os pais, a dificuldade no planejamento das aulas, das atividades e dos formatos de avaliação, a falta de capacitação dos professores para o trabalho online e ruídos nas orientações aos alunos. Vale ressaltar que, no momento em que a pesquisa foi conduzida, apenas 30% dos pais acreditavam que as escolas estavam preparadas para fazer os ajustes necessários para o período de volta às aulas.

Com base nesses resultados, a Oficina da Estratégia desenvolveu recomendações para que o plano de volta às aulas leve em consideração as relações entre a escola, as famílias e os educadores neste momento no qual as dúvidas e inseguranças ficam evidenciadas. Entre elas:

- O planejamento e organização das atividades deve ser comunicado de forma clara e objetiva a todos, com alguma antecedência.

- Manter um canal de comunicação direto e frequente, “medindo a temperatura” por meio de pesquisas e enquetes rápidas junto às famílias e educadores, pode ajudar a ajustar a rota das estratégias definidas ao longo do semestre.

- Mais do que capacitar os professores e funcionários, as escolas precisam compartilhar e engajar as famílias na nova realidade. Planejar e comunicar os planos de treinamento interno e as medidas adotadas pode aumentar o grau de confiança dos pais.

- É importante rever os mecanismos de avaliação. Traçar um diagnóstico da aprendizagem de cada estudante e criar planos de recuperação individualizados são outros pontos essenciais.

Se necessitar de informações mais detalhadas sobre o assunto ou estiver elaborando uma pauta sobre o tema e quiser conversar sobre desdobramentos da pesquisa, fique à vontade para nos contatar. Nosso e-mail:

Sobre a Oficina da Estratégia

Fazemos pesquisa com olhar analítico e estratégico da consultoria.

Fazemos consultoria com olhar curioso e neutro da pesquisa.

Com mais de 12 anos no mercado a Oficina da Estratégia é uma consultoria especializada em pesquisa e planejamento, que oferece aos seus clientes uma experiência única na construção de informações relevantes para a gestão do seu negócio.

A sólida experiência profissional nas áreas de marketing e negócios aliada aos conceitos e teorias do comportamento humano permitiram à Oficina desenvolver produtos e soluções customizadas, com uso de metodologias e técnicas consagradas e resultados consistentes para os nossos clientes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS