Brasil,

Vida de estagiário: como os jovens estão lidando com a rotina de trabalho e estudos durante a pandemia

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Luisa Gonçalves
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação

No mês em que se celebra o Dia do Estagiário (18 de agosto), estudantes estão tendo que se adaptar à nova realidade, e muitos ainda estão em busca do primeiro emprego. Veja dicas de profissionais de RH para facilitar a jornada

Porta de entrada para o mercado de trabalho, o estágio é a oportunidade ideal para o aprendizado profissional e para o início da construção de uma carreira de sucesso. No entanto, a pandemia de covid-19 trouxe novos desafios para milhares de jovens brasileiros: a necessidade de adaptação à uma rotina de aulas e trabalho em casa, conciliando com o ambiente familiar.

Apesar desta nova realidade, a opinião dos jovens para o home office é muito positiva. A conclusão é de um levantamento realizado pelo Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios), com 14.638 participantes de 15 a 29 anos. Os dados chamam muita atenção, porque apenas 10% dos entrevistados responderam que preferiria trabalhar alocados dentro do escritório empresa.

Camylla Barreto está cursando o último período de administração e trabalha na área de Planejamento e Controle na Bayer, há um ano e meio, em Belford Roxo (RJ). Ela conta que, antes da pandemia, chegava na empresa às 7h30 e saía às 14h30, direto para a faculdade, precisando esperar cerca de duas horas até o início da sua aula. "O trânsito da região é intenso, então era preferível ir logo em seguida para a universidade, pois não daria tempo de passar em casa. Eu aproveitava esse momento para estudar ou fazer alguma atividade do curso, porém era cansativo", desabafa.

Agora, a estudante, que está focada no seu trabalho de conclusão de curso e acredita que o trabalho remoto será mais usado pelas empresas no futuro. "A adaptação para as aulas virtuais foi um pouco complicada no início, pois a instituição não estava preparada. Mas agora já estamos acostumados com esse novo normal, com muita disciplina e organização", afirma.

Já a estudante Julia Santos conseguiu uma oportunidade de estágio durante a pandemia. Ela tem 29 anos, nasceu em Salvador e se mudou para São Paulo há quatro anos em busca de novas oportunidades, optando por morar sozinha e cursar faculdade de Sistema da Informação. Antes da pandemia, Julia era estagiária de tecnologia, porém sua vaga estava em risco, então decidiu procurar outras opções. Recentemente, entrou para a área de Tecnologia da Informação da Bayer, onde deseja se tornar uma líder no seu setor. "Sou negra, retirante, primeira pessoa da minha família e da minha comunidade a cursar uma faculdade. Meu sonho é atingir um cargo de diretoria e ser inspiração para diversas pessoas", explica.

A universitária também explica que precisou comprar um pacote de internet para trabalhar e acompanhar as aulas da faculdade em casa, pois antes passava o dia inteiro na rua, inclusive aos fins de semana, quando participava de eventos e feiras de tecnologia. "Eu saía de casa às 7h e voltava meia noite. Para trabalhar e estudar de casa, reservei um espaço e organizei um quadro de estudos. Dessa forma, só precisei comprar um pacote de internet. A melhor parte é que, como ainda estamos de home office nesse novo estágio, já conversei com o meu gerente e vou passar um tempo em Camaçari (BA) para rever meus pais", comemora.

EM BUSCA DO PRIMEIRO ESTÁGIO

A adaptação para a nova realidade ainda é um desafio muito grande para os jovens talentos que estão tendo que conciliar estudos com rotina familiar e ainda buscar oportunidades para ingressar no mundo corporativo. A falta de um direcionamento mais assertivo tem sido um dos principais obstáculos nessa fase. Por isso, convidamos alguns estagiários e profissionais de RH para darem dicas a estudantes que estão com dificuldades para encontrar oportunidades durante a pandemia.

Monitore sites especializados- Grandes empresas mantiveram Programas de Trainee e Estágio e buscam novos talentos, mesmo durante a crise. Acompanhe os perfis das empresas nas redes sociais e monitore sites segmentados de carreira e RH.

Aproveite cursos gratuitos- Diversas instituições e plataformas lançaram cursos gratuitos ou de baixo custo. Então, uma boa iniciativa é dedicar um tempo do seu dia para investir na sua carreira e quem sabe até realizar uma especialização da sua área.

Mantenha seu currículo atualizado- Parece uma dica simples, porém, muitas vezes, as pessoas tendem a deixar de usar determinada plataforma de vagas, mantendo um currículo desatualizado no banco de talentos. Revise seu currículo periodicamente em todos os sites cadastrados. É importante que ele esteja bem redigido e coeso.

Estude as empresas do seu interesse- Entre no site da empresa, saiba mais sobre sua missão, seus projetos, serviços, produtos, concorrentes e como o mercado está. Se possível, converse com algum profissional da área ou da própria organização.

Agarre aquele sentimento que te motiva- Cada uma precisa ter um objetivo que funcione como estímulo para seu esforço pessoal. Por isso, não desanime diante dos obstáculos que você vai enfrentar nessa trajetória.

Não desista- Receber um ‘não’ é muito difícil, mas isso não significa que você não é capaz. Outras oportunidades irão aparecer. É importante não desistir.

Sem estresse- A rotina atual pode ser ainda mais estressante, pois impacta as relações familiares e a saúde mental de todos. Procure fazer alguma atividade para relaxar ou realmente dar uma pausa nas obrigações diárias. Meditação, ioga, alongamento ou exercícios de respiração são algumas opções.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar