Brasil,

Fabiano de Abreu reforça papel dos adultos na iniciação educacional de crianças

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jennifer da Silva
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

“Impaciência e julgamentos por parte dos adultos podem prejudicar a educação infantil”, alerta o neuropsicólogo, neurocientista e psicopedagogo Fabiano de Abreu. Para esse profissional, que atua entre Brasil e Portugal, a forma como as crianças são apresentadas ao mundo dos estudos, ainda na fase infantil, pode desencadear maior ou menor interesse pelos temas propostos em sala de aula.

As distrações do mundo ao redor também atrapalham esses jovens em desenvolvimento. Segundo Fabiano de Abreu, algum dos vilões nesse processo de iniciação da aprendizagem e do engajamento social são “curiosamente” a tecnologia e o acesso à Internet.

“Na era da Internet e das redes sociais, as crianças têm todo um mundo à sua disposição e a qualquer instante. A diversidade de entretenimento é tão grande que acaba por dispersar a atenção deles. Este mundo virtual é tão vasto que todas as necessidades e gostos pessoais conseguem ser supridos gerando satisfação pessoal e um excesso de dependência. Muitas vezes, fica-lhes extremamente difícil desligar desde mundo e dedicar a sua vontade aos estudos. Em comparação, os estudos não são tão apelativos. Além do mais, estudar surge como uma obrigação, como parte de uma rotinas por essa razão, há uma gradual perda de interesse”, explica Fabiano de Abreu, que sublinha a interpretação científica dessas conclusões.

“Ao nível neurológico, a criança não possuí o córtex pré-frontal tão desenvolvido e, por esse motivo, suprir o imediato é mais atrativo. Muitas vezes as crianças não têm uma noção a longo prazo. Não caminham com a certeza de que as decisões de hoje podem trazer consequências no amanhã. Eles têm a tendência de concentrar no agora e não no futuro. O longo prazo não faz parte das suas preocupações diárias. Mais ainda porque a sua parte emocional é muito mais desenvolvida do que a sua parte racional”, conta Fabiano de Abreu.

Ainda de acordo com esse neurocientista, “por todas essas razões apresentadas, o adulto tem um papel preponderante no processo de encaminhamento da criança, ou seja, o adulto deve assumir a função de guia, de orientador em relação à criança, o que nem sempre acontece e, quando acontece, algumas atitudes devem ser moldadas à realidade de cada criança individualmente”.

“Neste ponto, debatemo-nos com outro tipo de problemáticas, agora, relacionadas com as falhas dos adultos. Estes debatem-se com a falta de tempo para realizar um acompanhamento adequado e que supra as necessidades dos mais novos. Além do mais, muitas vezes pais e educadores não conseguem compreender as pequenas nuances da personalidade da criança, dos seus aspectos únicos. Perder a paciência e ser mais agressivo muitas vezes não é a solução indicada”, destaca Fabiano de Abreu.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar