Brasil,

Plataforma auxilia instituições de ensino na retomada das aulas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana Jadon
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Uma das grandes preocupações dos professores das instituições de ensino é avaliar o processo de aprendizagem dos alunos na volta às aulas com a pandemia. A Prova Fácil auxilia os docentes a terem um diagnóstico fiel do nível de aprendizado das turmas e de cada aluno

Garantir a satisfação e o padrão de qualidade em uma instituição de ensino não é tarefa fácil. Neste contexto de isolamento social, ocasionado pela pandemia do novo coronavírus, esse trabalho se tornou ainda mais difícil, representando um grande desafio para escolas, faculdades e professores, que tiveram que apostar no ensino a distância para a continuidade dos cronogramas acadêmicos.

Com o retorno das aulas presenciais previsto para o próximo mês de setembro, muitas destas instituições precisam pensar agora em como avaliar o nível de aprendizado das turmas. Essa avaliação diagnóstica é fundamental para saber o que deve ser melhorado, quais conteúdos devem revistos e como planejar as próximas atividades de forma assertiva.

Para auxiliar as escolas neste cenário, a Prova Fácil, principal plataforma de gestão de avaliações do País, possui uma sistema automatizado. A partir da aplicação de uma prova com questões quantitativas das diversas áreas do conhecimento, é possível ter, por meio da ferramenta, acesso às informações de erros e acertos de cada questão pelo conjunto de alunos da turma que fez a avaliação – o que permite saber se determinado conceito foi bem assimilado por uma turma –, bem como pelos alunos individualmente.

A partir do diagnóstico, o docente elabora ações para atingir os objetivos esperados e suprir as necessidades. A avaliação da aprendizagem serve, desta forma, como subsídio para planejar o ensino. “A inclusão da tecnologia em sala de aula é mais do que um caminho, uma urgência. Se tornou aliada, ajudando o ensino a ter grandes avanços, como por exemplo, utilizar da tecnologia como método de avaliação diagnóstica”, explica Adriano Guimarães, CEO da Prova Fácil.

Com a plataforma, os professores ganham tempo na elaboração e na correção das questões e podem facilmente identificar se as dificuldades com determinadas matérias são do aluno ou da turma como um todo.

De acordo com Adriano Guimarães, diagnósticos por meio de sistemas eficazes e contínuos de avaliação são a chave para a construção de modelos de gestão educacionais mais precisos e eficientes, bem como para o acompanhamento individualizado adequado para cada aluno. “Se apropriar da tecnologia nesse processo é uma forma de tornar a avaliação educacional mais segura e prática”, conclui.

Passo a passo para uma gestão eficiente do ensino na retomada das aulas presenciais

1 – Faça uma avaliação diagnóstica da sala de aula - Crie a prova ideal com questões qualitativas contendo os conteúdos ministrados nas diversas disciplinas no período.

2 – Verifique quais conteúdos devem ser revistos para a melhoria do nível de aprendizado da sala de aula - A partir da correção da prova, saiba quais as matérias que precisam ser revistas e quais conteúdos geraram mais dúvidas entre os alunos.

3 – Aposte na tecnologia para otimizar o tempo - Faça tudo de forma automatizada com ferramentas como a Prova Fácil para facilitar o processo e reduzir o tempo.

4 – Cruze os dados e tenha informações ricas para aperfeiçoar o ensino prestado - De posse dos dados de cada turma, é possível fazer uma infinidade de cruzamentos de informações. O mapeamento da dificuldade dos alunos promovido com o auxílio da tecnologia permite um salto de qualidade na gestão pedagógica da instituição de ensino. Planeje as matérias e atividades dos próximos meses com base nestas informações.

Sobre a Prova Fácil

A Prova Fácil é principal plataforma de gestão de avaliações do País. A empresa é responsável pela avaliação de mais 2 milhões de estudantes brasileiros. Somente nos últimos cinco anos, foram mais de 100 milhões de avaliações realizadas por meio plataforma, com a finalidade de tornar os processos mais transparentes, eficientes e com indicadores claros de aprendizado.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar