Brasil,

Música em sala de aula transforma o aprendizado

Música em sala de aula transforma o aprendizado

Especialistas destacam benefícios e possibilidades da música na Educação Básica

Desde muito pequenos nós interagimos com os sons e suas infinitas formas: mães cantam para os bebês enquanto ainda estão na barriga, desenhos animados são cheios de melodia e qualquer produção cultural nos envolve com ritmos e sons que, juntos, despertam inúmeros sentimentos. A música naturalmente vai se fazendo presente em todas as etapas da vida. Com isso, nada mais justo que essa arte estivesse presente também na Educação desde a infância.

O ensino de Música nas escolas brasileiras é estipulado por lei desde 2008 e, apesar de bem antes disso já existirem muitas escolas que ofereciam esse aprendizado, ainda hoje encontramos muitas escolas que não tiram proveito dessa arte na sua rotina de ensino. Para o doutor em Música e mestre em Comunicação e Linguagens Tiago Madalozzo, a justificativa para a presença da música nas escolas é sua presença em todas as culturas humanas. “Tem muitos musicólogos que já conseguiram evidências científicas de que não existiu nenhuma comunidade humana sem música e, por conta disso, penso que já seria suficiente esse argumento. Como ela é algo que faz parte da nossa cultura, ela merece ter um espaço para acontecer na escola”, defende.

“Na infância isso fica ainda mais evidente. Sabemos que qualquer criança no momento em que está sozinha ou interagindo com outras crianças, sempre está agindo e se expressando por meio da arte. É difícil imaginarmos a imagem de uma criança parada, sem se mexer, sem cantar ou sem balbuciar uma música, porque isso faz parte, é algo quase que natural da vida da criança”, explica Madalozzo.

A mestre em Música, especialista em Regência Coral e Google Innovator, maestrina Priscilla Prueter, destaca os impactos que a música causa no desenvolvimento do ser humano. “Ainda há nas escolas aquela posição das carteiras em que o aluno vê a nuca do colega da frente e o professor com um quadro. Mas, quando você trabalha a voz e o corpo, você está dando um espaço diferente para essa criança, um local diferente, um lugar de fala diferente. Ela vai ganhar voz. Inclusive no estudo de canto, quando você começa a estudar a técnica vocal, você acaba mudando aspectos da sua personalidade. Porque quando você abre a voz e canta na frente de outra pessoa, isso acaba mudando aspectos da sua personalidade”, expõe.

Segundo estudos realizados por pesquisadores alemães, pessoas que analisam tons musicais apresentam área do cérebro 25% maior em comparação aos indivíduos que não desenvolvem trabalho com música. Os que estudaram as notas musicais e as divisões rítmicas obtiveram notas 100% maiores que os demais colegas em relação a um determinado conteúdo de Matemática. Em um outro estudo, realizado pelo Laboratório de Neurociência da Northwestern University nos EUA, jovens que haviam tido contato com o ensino musical desde a infância mostravam-se mais bem-sucedidos em atividades como discursar em público e na leitura e interpretação de livros, por exemplo.

Tiago Madalozzo e Priscilla Prueter debatem esse tema, com exemplos práticos e dicas para professores, em uma conversa de aproximadamente trinta minutos no sexto episódio do podcast PodAprender, com o tema “Ensinando com música - como aprimorar o ensino com a musicalização”. Com produção da Central Press Brasil, o PodAprender é uma realização da Editora Aprende Brasil, que atende 266 mil alunos em mais de 200 municípios brasileiros. Ao longo de 24 episódios quinzenais, são abordados temas relacionados à Educação com convidados com vasta experiência na área. O programa pode ser ouvido no site http://sistemaaprendebrasil.com.br/podaprender/, nas plataformas Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts e nos principais agregadores de podcasts disponíveis.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS