Brasil,

Semana da Educação 2020: Primeiro emprego, apoio familiar e carreira pública no quarto dia de lives da semana

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Nei Garcia
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Evento gratuito promovido por A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias reúne diversos especialistas para falar sobre educação, mercado de trabalho e preparação para o futuro

Nesta sexta-feira, dia 31, o quarto dia da Semana da Educação 2020 destacou a entrada no mercado de trabalho de maneiras diferentes: primeiro emprego X concurso público e ainda como a família pode ajudar no processo de desenvolvimento educacional e profissional. Os debates contaram com especialistas que relataram suas experiências como profissionais e professores.

A live "Como preparar-se com sucesso para uma carreira pública" reuniu em um bate-papo Érico Palazzo, delegado da Polícia Civil do Distrito Federal e professor de direito penal em um curso preparatório para carreiras públicas, e Paulo Guimarães, auditor federal de finanças e controle da Controladoria Geral da União (CGU) e professor e coordenador de cursos preparatórios.

A qualidade vida, boa remuneração, disponibilidade de tempo para estar com a família e a estabilidade fizeram Palazzo dedicar sua vida a concursos público: "O serviço público não pode demitir sem justa causa. Isso proporciona uma segurança no dia a dia. Se você fizer um bom trabalho, ninguém vai poder te tirar de onde você se encontra". Palazzo deu algumas dicas para chegar mais perto da aprovação: adquirir um bom material, montar uma boa revisão de conteúdo, muito estudo e alguns sacrifícios, como deixar de participar de eventos sociais. "Concurseiro que consegue deixar as distrações de lado é o concurseiro que consegue ser aprovado", afirmou.

Aprovado aos 17 anos no concurso do Banco do Brasil, Guimarães percebeu que essa era sua vocação e seguiu estudando para conseguir aprovação para cargos mais altos. O convidado falou sobre carreiras com mais oportunidades, como as da segurança. "As pessoas que têm inclinação para área de segurança pública estão surfando em uma onda muito interessante", disse o auditor ao citar uma série de concursos desse ramo que foram abertos nos últimos anos. Sobre as remunerações, ele destacou exemplos que considera interessantes: técnicos judiciários de tribunais de nível médio ganham cerca de R﹩ 7 mil. Um auditor começa a carreira com salário na faixa de R﹩ 18 mil e delegados, têm remuneração por volta de R﹩ 20 mil.

A segunda live do quarto dia da Semana da Educação teve como tema "O papel dos pais em ajudar os filhos a alcançar um futuro brilhante", e contou com a participação dos casais: Fábio e Mariah Pereira, Rodrigo e Suelen Catingueira, e Cláudio e Carla Barbosa.

Os casais citados falaram de suas experiências na orientação da formação educacional de seus filhos. Um dos pontos abordados foi que cada família tem suas particularidades, porém, para todas se aplicam três princípios: foco, disciplina e disposição para fazer sacrifícios. Outro ponto em comum para a maioria das famílias brasileiras é a falta de recursos financeiros, e para transpor esta limitação o casal Catingueira disse que vai em busca de todas as oportunidades de ensino gratuito em sua região, e que essa iniciativa tem gerado grandes resultados na educação de seus filhos.

Os pais são os primeiros mentores dos filhos, "Nós conhecemos nossos filhos e podemos facilmente identificar suas aptidões, o que ajuda no processo de direcionamento da carreira profissional, mas a escolha vai ser sempre deles, vamos apenas mostrar o leque de oportunidades que existe" salientou Carla Barbosa. Fábio Pereira complementou: "É preciso direcionar conforme o interesse do jovem sem ser algo imposto, porque tudo que é imposto tem um reflexo no futuro que pode ser negativo ou positivo. O diálogo é essencial para alcançar os frutos lá na frente".

Foi discutido ainda que cada pessoa é única e a relação ensino e aprendizagem engloba vários aspectos, entre eles as dificuldades cognitivas que alguns alunos podem apresentar, e isso não pode ser uma barreira para o aprendizado. Os pais precisam prestar atenção em seus filhos, caso percebam alguma limitação, buscar ajuda profissional, ter paciência e aceitar os resultados.

E para quem é jovem e busca uma primeira oportunidade como estagiário ou treinee, a discussão sobre "Como conseguir o primeiro emprego" ofereceu dicas importantes. Luana Matos, da área de Recursos Humanos, e o empresário Flávio Viliati, deram sugestões como: uma boa comunicação, currículo de fácil entendimento, estar preparado para as mudanças e estar comprometido em desenvolver um trabalho de qualidade. Quem não tem nenhuma experiência pode citar no currículo trabalhos voluntários.

O Programa Jovem Aprendiz é um dos caminhos para os jovens de 14 a 24 anos que buscam o primeiro emprego. A jovem Beatriz Clemente, de 22 anos, uma das participantes da live, começou sua carreira por meio do programa. Hoje ela é uma profissional contratada e está fazendo o segundo curso superior. Para quem está cursando o ensino médio, o estágio é uma boa opção. Para os universitários, além do estágio há a opção de trainne, onde a pessoa é preparada para ser o futuro funcionário da empresa.

Todas as lives da Semana da Educação 2020 ficarão disponíveis nos canais da Autossuficiência Brasil no YouTube e nas redes sociais. Saiba mais em semanadaeducacao2020.com.br.

Semana da Educação - A Semana da Educação 2020 se estenderá até o dia 01 de agosto, com transmissões gratuitas e abertas a todos os públicos, membros e amigos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. O evento reúne mais de 40 especialistas em educação e empresários, que discutem a importância da formação educacional e os caminhos para conquistas significativas no mercado de trabalho.

Neste sábado, a programação será:

10h - "Educação e empreendedorismo", com Beth Bonilha e Ana Cristina Nogueira

15h - Aula do Seminário & Instituto: "Os jovens guerreiros de Helamã e as valiosas lições para vencer as nossas próprias batalhas", com Eduardo Tavares

17h - "Encerramento da Semana da Educação 2020", com Elder Aroldo Cavalcante

Confira a programação completa e o perfil dos palestrantes em semanadaeducacao2020.com.br

Serviço: Semana da Educação 2020

De 28 julho a 1 agosto 2020 às 17h30, 19h e 20h30

A transmissão de todas as palestras será através das mídias sociais da Autossuficiência Brasil (YouTube, Facebook e Instagram) ou através dos seguintes links:

facebook.com/ autossuficienciabrasil

instagram.com/ autossuficienciabrasil

youtube.com/ autossuficienciabrasil

Inscrições em semanadaeducacao2020.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar