Brasil,

Turma do Jiló fará lives para auxiliar pais, alunos e profissionais da educação sobre como lidar com o ensino remoto e híbrido

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana Miranda
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Com o patrocínio da plataforma CLOE, ação tem como objetivo reunir especialistas em educação, artistas e influenciadores, e levar informações importantes para ajudar no desafio da aprendizagem em casa neste momento de pandemia

A pandemia do novo coronavírus não está sendo fácil para ninguém. Como se não bastasse o fato inesperado, é preciso lidar com inúmeras restrições, e, dentro disso, pais, mães, alunos e o restante da comunidade escolar estão sendo duramente afetados. As escolas estão fechadas há 4 meses, enquanto redes públicas e privadas debatem sobre novos formatos e possíveis datas para retorno. Ainda assim, pela complexidade dos cuidados a serem observados, é possível que crianças e adolescentes ainda fiquem em casa por um bom tempo, mesmo que numa rotina hibrida entre aulas online e presenciais, enquanto os pais e responsáveis retomam pouco a pouco suas rotinas de trabalho.

Além de lidar com suas próprias tarefas e emoções, os adultos têm que auxiliar didaticamente crianças e adolescentes que estão em período de ensino remoto. Há ainda aqueles estudantes que estão totalmente sem atividades. Pensando nestes desafios, a Turma do Jiló, reconhecida Organização da Sociedade Civil (OSC) que promove a educação inclusiva, disponibiliza ferramentas para auxiliar neste momento diferente de aprendizagem, e para ajudar na rotina das famílias. Com esse objetivo foi criado o Giro Educacional Live, com vídeos ao vivo que contam com conteúdo exclusivo repassados por renomados profissionais da área.

Giro Educacional Lives

Serão duas lives, nos dias 29 e 30/07, transmitidas pelo canal da Turma do Jiló no YouTube. As apresentações, de cerca de 2h30 cada, serão divididas por temas e por faixas de etapas escolares (na 4ª feira, o foco estará nos anos iniciais da Educação Básica e na 5ª feira, os anos finais), todas direcionadas para um processo de aprendizagem proveitoso e de qualidade. Entre os conteúdos abordados estão: autonomia, emoções, higiene pessoal, motivação de aprendizagem, interesse, mediação de conflitos, comunicação não violenta, caminhando para a vida adulta e cuidando de quem cuida. Os vídeos do Giro Educacional terão um profissional de libras para que os temas fiquem ainda mais acessíveis. O ICHD, Instituto de Compromisso com o Desenvolvimento Humano, estará presente para compartilhar sua experiência em acolhimento de crianças e jovens. Também apoiam e viabilizam o projeto a CLOE, plataforma digital de aprendizagem ativa da Camino Education, a agência de eventos Diverti e a produtora audiovisual Lord Bull.

Especialistas

Para passar da melhor forma todo o conteúdo programado, a Turma do Jiló chamou um time de especialistas na área de educação. Leticia Lyle (diretora pedagógica da Camino School e cofundadora da Camino Education), Lucimara Lopes (Educadora e Assistente Social), Arlete Tumenas Cittadino (Terapeuta Ocupacional), Arthus Richter Bustamante (Educador), Cintia de Alice Momesso (Psicopedagoga), Daniela Schwartz (Psicóloga clínica e escolar), Danielle de Freitas Muhm Voelin (Fonoaudióloga), Marina Basques (Pedagoga) e Thays Cambi (Educadora), participarão das lives com a mediação de Carolina Videira, Presidente da Turma do Jiló, que destaca a importância da iniciativa. “Nós acreditamos que a Educação é a ferramenta de inclusão mais poderosa e reconhecemos o momento crítico que estamos vivendo. Temos que nos preparar, pois o “novo normal” deve trazer diversos novos desafios em todas as áreas. Nas lives o aprendizado irá além das fronteiras da escola, pois queremos potencializar as relações familiares e fazer uma conexão entre pais, alunos e demais membros da comunidade escolar”, diz Carolina, que é ainda especialista em diversidade e inclusão e consultora para iniciativas em empresas.

Para Letícia Lyle, da Camino Education (CLOE e Camino School) e uma das participantes do Giro Educacional, “é muito importante apoiar uma iniciativa como esta, pois é fundamental estarmos próximo das famílias, abrir um espaço de diálogo e de aprendizado mútuo, para que todos enfrentem esse momento delicado da melhor forma possível, com um olhar de empatia e sentimento de coragem”.

Com os especialistas, estarão personalidades e influenciadores digitais que também vivem os desafios do momento de aprendizado caseiro dos filhos. Os conteúdos trarão sempre a hashtag oficial do projeto #TurmaDoJiloLive. Para assistir as lives e conferir a programação, basta acessar as plataformas digitais da Turma do Jiló: http://www.turmadojilo.com.br/

Sobre a Turma do Jiló

Fundada em 2015 pela empreendedora social Carolina Videira, a Turma do Jiló é uma OSC, especializada em ações em prol da inclusão. Além de promover cursos de capacitação inclusiva, assegura atendimentos psicossociais, jurídicos e assistenciais para famílias que necessitem de apoio. A entidade ainda trabalha pela diversidade e entende a necessidade dos cuidados que as organizações devem tomar com os profissionais com deficiência, além de terem colaboradores treinados para a diversidade. Com o intuito de apoiar as empresas neste processo, foi criado um ciclo de cursos e workshops online que busca explicar o que é a diversidade sob diversos pontos e perspectivas.

Sobre a Camino Education – Como um ecossistema educacional que integra educadores, gestores, pais e estudantes, a Camino Education tem a missão de enriquecer a Aprendizagem, com a aspiração de transformar aulas tradicionais em experiências de aprendizagem inesquecíveis, de alta qualidade educacional e engajamento significativo dos educadores e dos alunos, por meio da Aprendizagem Ativa. A Cloe, plataforma digital completa de Aprendizagem Ativa desenvolvida pela Camino Education, a Camino School, escola de referência em São Paulo, e o Centro Camino de Aprendizagem Ativa, centro de formação de educadores, compõem esse ecossistema.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar