Alunos de pós-graduação se reúnem para fornecer projetos em BIM para ONGs

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ruhama Rocha
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação

Iniciativa pode reduzir em até um terço o custo das obras

Durante uma aula online, os 25 alunos de pós-graduação do IPOG perceberam que poderiam contribuir para atender de maneira coletiva comunidades carentes e vulneráveis. Falando com a professora sobre os ganhos obtidos por um hospital na reforma de uma ala utilizando o BIM, ficou claro o quanto a aplicação da metodologia poderia otimizar as obras e os projetos de ONGs e instituições sociais.

Assim surgiu o BIM Social, iniciativa que irá desenvolver projetos de arquitetura e engenharia em BIM (Building Information Modeling) para ONGs e projetos sociais, visando à execução de obras com menor custo e maior agilidade.

A primeira ONG a ser apoiada foi o Instituto Ninho Social, que realiza o Projeto Lavanderia, iniciativa que visa empoderar os moradores de rua, devolvendo sua dignidade e autoestima por meio do acesso à água. Através do projeto, estas pessoas têm acesso em um único espaço a banho e lavagem de roupas, além de acompanhamento jurídico, psicológico e social.

Para ampliar o atendimento a equipe está desenvolvendo um novo espaço, em containers, que poderá ser replicado para outras localidades.

A ONG já havia sido contemplada com o projeto arquitetônico desenvolvido pela arquiteta Fernanda Martin e pela engenheira Nathalia Souza, com a intenção de ser o mais sustentável possível. O Instituto Ninho Social também já havia obtido um terreno por meio de doação. Faltava “apenas” a execução para tornar o local realidade.

Assim que a turma do BIM Social soube da necessidade, ofereceu o desenvolvimento do projeto em BIM, permitindo que a ONG ganhasse com a compatibilização das disciplinas, com análise prévia das possíveis interferências e evitando assim o retrabalho em obra.

Ter o projeto em BIM também permitiu que o Instituto Ninho Social tivesse um quantitativo preciso para orçamento e planejamento da execução e um modelo 3D do local com vídeos, imagens, realidade aumentada, enfim, um enxoval de materiais que ajudará o Instituto a ter um material de marketing muito bem elaborado para atrair investidores e doações para a construção.

Entretanto, antes da entrega havia um impasse a ser resolvido: para desenvolver o projeto em BIM, era necessário realizar o levantamento digital, o processamento e a nuvem de pontos por meio do laser scan. Mas ninguém no grupo tinha acesso à tecnologia.

Foi então que a Kemp, empresa especializada em projetos de engenharia e gerenciamento de obras, foi lembrada. Nacionalmente conhecida pelo uso intensivo de tecnologia e pioneira na aplicação do BIM e do laser scan em obras comerciais, a empresa foi acionada e prontamente disponibilizou, sem nenhum custo, os equipamentos e a equipe que tornaram a realização do projeto possível.

Sobre a KEMP

A Kemp é uma empresa de projetos e gerenciamento de obras fundada há 14 anos por Barbara Kemp e Rogério Moraes. Sediada em São Paulo, com aproximadamente 150 funcionários, a companhia atua em todas as regiões do país, oferecendo soluções personalizadas para cada tipo de empresa, independentemente de porte ou localização. Entre os serviços e soluções disponíveis estão levantamento cadastral de arquitetura com Laser scan 3D, layouts, projetos de arquitetura e engenharia, como elétrica, ar condicionado, hidráulica e PPCI, gerenciamento de obra remoto e presencial com uso da plataforma Workemp. Para a execução dos serviços, a empresa utiliza tecnologias como BIM (Building Information Modeling), Laser Scan, scanner a laser, óculos de realidade virtual e realidade aumentada. Atualmente, a empresa tem em seu portfólio clientes como Santander, O Boticário, Renner, C&A, Dasa, Nike, Drogaria São Paulo, Tok Stok, Carrefour, Claro, Leroy Merlin, TIM e Walmart.