LUZ dá dicas para evitar surpresas na conta de energia elétrica e começar 2026 com hábitos mais conscientes
Especialista orienta consumidores sobre quais aparelhos realmente pesam na fatura e traz recomendações práticas para economizar no período de férias
A chegada do fim de ano costuma significar casa cheia, festas de confraternização, crianças de férias, mais tempo de lazer e rotina intensa. O clima de agitação pode se reverter em maior consumo de energia elétrica. Televisões ligadas por horas, videogames funcionando sem pausa, eletrodomésticos em uso contínuo e o vai-e-vem típico desse período elevar a futura nesse período do ano.
Segundo Alfredo Silva, sócio-fundador e diretor de Tecnologia da LUZ, plataforma inteligente que coloca o consumidor no controle do seu consumo de energia, a falta de clareza sobre quais aparelhos realmente gastam mais ainda é comum. Isso costuma fazer com que muitas famílias adotem hábitos que, aparentemente, são “inofensivos”, mas que fazem diferença quando chega a conta no fim do mês.
“A percepção das pessoas nem sempre reflete a realidade. Muita gente acredita que a geladeira e o ar-condicionado ainda são os maiores ‘vilões’, quando, na verdade, televisão, videogame e alguns tipos de computador, especialmente os de alto desempenho, podem ser os principais responsáveis pelo aumento da fatura nesse de férias”, diz Silva.
O diretor de Tecnologia da LUZ lembra que muitos eletrodomésticos tradicionais hoje vêm de fábrica com recursos muito eficientes em comparação com modelos antigos é o caso de ar-condicionados e geladeiras. “Esses equipamentos contam agora com sensores, sistemas inteligentes e compressores que ajustam o funcionamento automaticamente. Já aparelhos como Airfryer ou secadoras continuam dependendo de resistência elétrica, que é muito mais intensiva em consumo”, explica.
Com base no monitoramento em tempo real feito pelos medidores inteligentes da LUZ, empresa que atua no fornecimento de energia elétrica, o executivo listou as principais recomendações para atravessar o período de férias de fim de ano sem sustos na fatura.
Guia prático: como curtir as férias de fim de ano sem susto na conta de energia elétrica
• Aproveite as altas temperaturas para economizar na secadora
Com férias, visitas e crianças em casa, a máquina de lavar costuma trabalhar mais. Porém, em grande parte do Brasil, o calor da estação mais quente do ano é suficiente para secar as roupas. A secadora, por outro lado, usa resistência elétrica de alta potência, ou seja, consome bastante energia em pouco tempo.
Dica: deixe para usar a secadora apenas em dias de chuva ou para peças mais pesadas; para todo o resto, o varal resolve com economia imediata.
• Evite deixar as luzes de Natal ligadas o dia todo
Pisca-piscas, árvores iluminadas e enfeites externos deixam a casa mais festiva, contudo, podem contribuir a aumentar o consumo se ficarem ligados ininterruptamente.
Dica: programe um timer ou defina horários fixos, por exemplo, das 18h às 23h. Assim você mantém o clima natalino sem desperdício.
• Controle o uso de videogames e TVs — vilões silenciosos do período de férias
Aparelhos de televisão modernos e consoles consomem mais do que a maioria imagina, especialmente quando ficam ligados por longos períodos ou em modo “stand by”. Nas férias, o uso destes equipamentos se intensifica.
Dica: ative o modo economia de energia, estabeleça pausas e desligue completamente os aparelhos quando não estiverem em uso.
• Atenção ao uso da Airfryer
A Airfryer virou protagonista de almoços práticos, lanches rápidos e tem até quem use na hora de fazer a ceia. Lembra-se que este é um equipamento de potência elevada e, dependendo da frequência, pesa na conta de energia elétrica no final do mês.
Dica: organize o preparo dos alimentos e agrupe receitas para evitar ligar e desligar o aparelho várias vezes ao dia.
• Evite ciclos pequenos na máquina de lavar louça
Com a casa cheia durante as festas, a pia tende a encher rápido, mas isso não significa que você deva acionar a máquina várias vezes ao longo do dia. Ciclos pequenos consomem quase o mesmo que um ciclo completo e o gasto aumenta ainda mais quando há aquecimento elétrico da água.
Dica: espere a máquina encher antes de rodar um novo ciclo. É mais eficiente, economiza energia e reduz o tempo total de funcionamento do equipamento.
• Se for viajar, deixe a casa em “modo economia”
Muitas famílias viajam no período das férias e deixam os eletrônicos em stand by, o problema é que, assim, eles continuam a consumir energia.
Dica: tire aparelhos da tomada (TVs, consoles, roteadores, desktops) e ajuste a geladeira para o modo “férias”, quando disponível.
Sobre a LUZ
A LUZ é uma plataforma inteligente que coloca o consumidor no controle do seu consumo de energia. Pertencente ao Grupo Delta Energia, tem como missão democratizar e simplificar o acesso à energia renovável, oferecendo liberdade, transparência e segurança na gestão do consumo. A companhia atende residências e pequenos comércios, por meio da geração distribuída (GD), e grandes empresas e indústrias no mercado livre de energia (ACL). Está presente em 1.109 cidades brasileiras, com 35 fazendas solares em operação, consolidando-se como uma das principais referências em soluções de energia limpa e consumo consciente.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário