SEGS Portal Nacional

Demais

Portos modernos e digitalização reposicionam o Brasil no comércio exterior

  • Quarta, 07 Janeiro 2026 18:02
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Segs.com.br
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Freepik

Soluções com know-how alemão aumentam eficiência, previsibilidade e competitividade nas cadeias logísticas brasileiras

Em um país de dimensões continentais e desafios estruturais complexos como o Brasil, a construção de uma cadeia logística eficiente é um objetivo estratégico para a competitividade industrial. Nesse cenário, o know-how logístico alemão tem sido uma referência crescente para empresas brasileiras que buscam integrar suas operações ao comércio internacional com mais confiabilidade, visibilidade e controle.

Segundo Milane Brixi, consultora internacional da Forvm Comércio Exterior, empresa de Joinville (SC) especializada em soluções estratégicas de logística e comércio exterior, os desafios enfrentados pelas empresas no Brasil vão muito além dos custos. “São estruturais, operacionais e estratégicos. A forte dependência do transporte rodoviário, a baixa previsibilidade e os gargalos portuários são apenas parte do problema. Soma-se a isso a burocracia, sistemas pouco integrados e uma digitalização desigual”, afirma.

Para Milane, superar essas barreiras exige planejamento logístico integrado, visão estratégica e adoção de soluções tecnológicas, muitos deles já aplicados com sucesso por empresas com DNA alemão. “Nosso trabalho na FORVM é justamente o de apoiar a tomada de decisão com base em simulações logísticas, planejamentos integrados e análise de impactos regulatórios. O foco vai além do custo, está na construção de vantagem competitiva ao longo de toda a cadeia logística”, complementa.

Entre as boas práticas já adotadas com bons resultados no Brasil, inspiradas no modelo logístico alemão, estão a formação de consórcios logísticos, o compartilhamento de centros de distribuição, a integração entre modais e o foco em padronização de processos com confiabilidade operacional.

Modernização portuária e novas tendências

Os portos brasileiros também têm passado por um processo consistente de modernização, com a aquisição de equipamentos de alta performance, muitos deles de origem alemã. “Há incentivos governamentais, linhas de financiamento e programas de cooperação Brasil-Alemanha que fortalecem a transferência de tecnologia e a adoção de melhores práticas internacionais”, explica Milane.

Para o futuro, a consultora aponta transformações importantes no horizonte, como a integração real entre modais (rodoviário, ferroviário, portuário e cabotagem), a digitalização completa dos processos documentais, o uso de inteligência artificial aplicada à logística e o avanço da chamada logística verde, com frota eletrificada, biocombustíveis e rastreamento de emissões como diferencial competitivo para mercados internacionais.

Nesse cenário de transformação, a parceria entre empresas brasileiras e alemãs assume papel central. “Essas parcerias impulsionam a adoção de modelos avançados de planejamento e aumentam a confiabilidade operacional”, destaca Milane.

A própria Forvm é exemplo desse movimento. A empresa mantém uma parceria estratégica com a AHK Paraná, o que amplia seu acesso ao ecossistema logístico-industrial alemão. “Essa conexão nos permite antecipar tendências, participar de rodadas de negócios e construir pontes comerciais sólidas com a Alemanha. É uma via de mão dupla que envolve troca de conhecimento, desenvolvimento de projetos conjuntos e reforço da credibilidade institucional no cenário internacional”, conclui.

Sobre a AHK Paraná - Estimular a economia de mercado por meio da promoção do intercâmbio de investimentos, comércio e serviços entre a Alemanha e o Brasil, além de promover a cooperação regional e global entre os blocos econômicos. Essa é a missão da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Paraná), entidade atualmente dirigida por Lourdes Manzanares, a primeira diretora mulher da AHK Paraná.

Julia Abdul-Hak

 

 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Jan 08, 2026 Demais

Onda de cheddar no Méqui: família Cheddar McMelt chega…

Jan 08, 2026 Demais

Como a Ciência do Sentir pode transformar 2026

Jan 08, 2026 Demais

Aço com consciência: sustentabilidade e dados mostram o…

Jan 08, 2026 Demais

Choripán: Do ritual Portenho às ruas brasileiras

Jan 08, 2026 Demais

Pirenópolis se fortalece como destino para segunda…

Jan 08, 2026 Demais

12 livros nacionais para adicionar nas metas de leitura…

Jan 08, 2026 Demais

Casa Samsung: tecnologia que prepara seu lar para a…

Jan 08, 2026 Demais

Mais que um novo ano: Uma pausa para rever caminhos

Jan 07, 2026 Demais

Férias e rotina do sono: como evitar que o descanso…

Jan 07, 2026 Demais

Previsões de 2026 para cada Ascendente

Jan 07, 2026 Demais

Promessas de Ano Novo: por que apenas poucas pessoas…

Jan 07, 2026 Demais

O que comer no Carnaval para manter disposição e evitar…

Jan 07, 2026 Demais

Por que tantas metas de Ano Novo fracassam?

Jan 07, 2026 Demais

O céu de 2026: os grandes eventos astronômicos que…

Jan 07, 2026 Demais

Conforto além da estética: o que considerar na escolha…

Jan 06, 2026 Demais

Como criar o hábito da leitura em 2026 e fazer dos…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version