SEGS Portal Nacional

Demais

O que comer no Carnaval para manter disposição e evitar o cansaço?

  • Quarta, 07 Janeiro 2026 18:19
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Islany Oliveira
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Crédito: Freepik

Especialista médico explica quais escolhas alimentares ajudam a sustentar o rendimento físico durante longas horas de festa

Após reunir mais de 53 milhões de foliões em todo o país no Carnaval de 2025, segundo estimativa do Ministério do Turismo, a expectativa para 2026 é de que a adesão às festas de rua seja ainda maior. Com mais pessoas nas ruas, calor intenso e longos períodos de esforço físico, definir bem o que consumir ao longo do dia se torna decisivo para preservar o fôlego e evitar a fadiga típica da temporada carnavalesca.

Para o Dr. Edson Ramuth, médico e fundador do Emagrecentro, antes mesmo de pensar nas refeições, é fundamental garantir a base do cuidado durante os dias de festa: a hidratação. “A água é o ponto de partida de tudo, ela precisa estar sempre à mão, seja levada de casa ou comprada ao longo do dia. Sem hidratação adequada, o rendimento físico cai, o ânimo diminui e o risco de mal-estar aumenta”, explica. Superado esse passo, o profissional destaca o que ingerir antes, durante e entre os blocos para ajudar o corpo a acompanhar o ritmo intenso da programação:

1. Faça uma refeição leve antes de sair de casa

Antes de ir para a rua, o ideal é consumir uma alimentação que combine carboidrato e proteína. “Pão integral com ovo, arroz com feijão e frango ou iogurte com frutas ajudam a manter a glicose estável e garantem vitalidade por mais tempo”, orienta. Segundo ele, sair em jejum aumenta o risco de tontura e fraqueza. “O organismo precisa de combustível antes do esforço físico”, reforça.

2. Leve frutas práticas para consumir durante

Banana, maçã, uva e tangerina são opções fáceis de transportar e consumir. “As frutas oferecem energia rápida, fibras e minerais importantes, além de serem de fácil digestão”, explica o médico. Ele destaca que a banana, por exemplo, “contribui para a reposição de potássio perdido no suor, ajudando a reduzir a sensação de exaustão ao longo do dia”.

3. Inclua lanches com proteína para sustentar o ritmo

Castanhas, amendoim, sanduíches naturais, e barrinhas proteicas são boas alternativas. “A proteína colabora para evitar picos e quedas bruscas de energia e aumenta a saciedade”, afirma. De acordo com o especialista, “quem se alimenta apenas de itens muito açucarados tende a perder rendimento mais rápido”.

4. Fast food e a falsa sensação de energia

Frituras e refeições muito gordurosas costumam dar a impressão de saciedade e energia imediata, mas esse efeito é passageiro. “Durante a digestão, o corpo direciona mais energia para o sistema digestivo, o que pode causar sensação de estufamento, refluxo e enjoo”, explica o profissional. Além disso, esse tipo de alimento pode provocar oscilações rápidas nos níveis de açúcar no sangue, resultando em cansaço precoce e queda de energia pouco tempo após a refeição.

Por fim, o médico reforça que escolhas conscientes ao longo do dia fazem diferença. “Planejar o que consumir, optar por preparações leves e fazer substituições inteligentes ajuda o corpo a sustentar o ritmo intenso do Carnaval com mais bem-estar, sem abrir mão do prazer da festa”, conclui.

Sobre o Emagrecentro

Referência nas áreas de emagrecimento e estética corporal, a rede foi fundada em 1986 e entrou para o franchising em 1994. A marca é a única franquia de emagrecimento no mundo com metodologia aprovada por trabalho científico, que oferece o método patenteado e certificado, desenvolvido pelo Dr. Edson Ramuth, denominado Método 4 fases.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Jan 08, 2026 Demais

Onda de cheddar no Méqui: família Cheddar McMelt chega…

Jan 08, 2026 Demais

Como a Ciência do Sentir pode transformar 2026

Jan 08, 2026 Demais

Aço com consciência: sustentabilidade e dados mostram o…

Jan 08, 2026 Demais

Choripán: Do ritual Portenho às ruas brasileiras

Jan 08, 2026 Demais

Pirenópolis se fortalece como destino para segunda…

Jan 08, 2026 Demais

12 livros nacionais para adicionar nas metas de leitura…

Jan 08, 2026 Demais

Casa Samsung: tecnologia que prepara seu lar para a…

Jan 08, 2026 Demais

Mais que um novo ano: Uma pausa para rever caminhos

Jan 07, 2026 Demais

Férias e rotina do sono: como evitar que o descanso…

Jan 07, 2026 Demais

Previsões de 2026 para cada Ascendente

Jan 07, 2026 Demais

Promessas de Ano Novo: por que apenas poucas pessoas…

Jan 07, 2026 Demais

Por que tantas metas de Ano Novo fracassam?

Jan 07, 2026 Demais

O céu de 2026: os grandes eventos astronômicos que…

Jan 07, 2026 Demais

Conforto além da estética: o que considerar na escolha…

Jan 07, 2026 Demais

Portos modernos e digitalização reposicionam o Brasil…

Jan 06, 2026 Demais

Como criar o hábito da leitura em 2026 e fazer dos…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version