Especialista aponta tendências das cidadanias europeias para 2026
Para Fábio Alex Gioppo, advogado especializado em cidadanias europeias e Direito Internacional, o próximo ano deve ser marcado por um cenário de maior maturidade institucional e jurídica
O ano de 2025 foi marcado por grandes alterações na emissão do passaporte europeu, como o Decreto 36/25 que limitou a concessão da cidadania italiana a filhos e netos de italianos, a reforma da Lei da Nacionalidade, adotada por Portugal e ainda o fim da Lei da Memória Democrática, na Espanha. Em meio a restrições implementadas pelos países europeus, com o objetivo de organizar a alta demanda, especialmente entre descendentes fora da União Europeia, surgem dúvidas e incertezas.
O advogado Fábio Alex Gioppo, especialista em Direito Internacional e Cidadania Europeia, e CEO do escritório Gioppo & Conti, prevê que os processos para o reconhecimento da cidadania, no próximo ano, sejam ainda mais criteriosos.
“Análises mais rigorosas e exigências mais detalhadas refletem um quadro que cresce a cada ano. Por isso, para 2026, a expectativa não é de fechamento das portas, mas sim de continuidade do reconhecimento do direito, desde que os processos sejam conduzidos com planejamento, documentação adequada e, no caso do passaporte italiano, por exemplo, uma estratégia jurídica bem definida. O fato é que o direito à cidadania permanece, mas exige cada vez mais orientação especializada”, explica Gioppo.
O cenário reflete maior maturidade institucional e jurídica e, apesar do aumento da complexidade dos processos, a tendência é que os trâmites ocorram de forma mais organizada, ainda que por meio de um procedimento mais vagaroso, explica o especialista.
“No primeiro momento, a adoção de medidas mais restritivas tende a causar certo espanto. Contudo, as alterações adotadas pelos países têm como objetivo o controle do passaporte europeu. Para os brasileiros, isso significa que adiar decisões pode representar perda de tempo estratégico, já que novos critérios administrativos podem tornar o processo mais demorado, ainda que o direito continue existindo. Por isso, é importante iniciá-lo o quanto antes”, conclui.
Sobre A Gioppo e Conti
A Gioppo & Conti é um escritório de referência no processo de reconhecimento de cidadania europeia, que auxilia seus clientes na obtenção da cidadania italiana, portuguesa e espanhola de forma segura e eficiente. A equipe, composta por advogados especializados, oferece um atendimento personalizado, orientando cada cliente em todas as etapas do processo. O escritório alia tradição e inovação, garantindo agilidade, transparência e segurança na solicitação da cidadania. Mais informações em www.gioppoeconti.com.br e nas redes sociais Instagram e Youtube, @gioppoeconti.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário