SEGS Portal Nacional

Demais

Menores infratores poderão ficar internados até 10 anos; advogado analisa

  • Sexta, 10 Outubro 2025 18:00
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Raquel Pinho
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Está em tramitação no Senado projeto de lei que aumenta de três para até cinco anos o tempo máximo de internação de adolescentes que cometem atos infracionais - Freepik

Projeto de Lei está em tramitação, advogado comenta sobre outros pontos discutidos pela sociedade

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou na última quarta-feira (8) projeto de lei que aumenta de três para até cinco anos o tempo máximo de internação de adolescentes que cometem atos infracionais. Para os casos praticados com violência, grave ameaça ou equiparados a crime hediondo, o período de restrição de liberdade pode chegar a até dez anos. A matéria passará agora por votação em turno suplementar na CCJ antes de ser enviada para análise da Câmara dos Deputados.

O advogado criminalista Gabriel Fonseca, que integra o escritório Celso Cândido de Souza Advogados, comenta sobre o projeto. “Vejo como proporcional esse aumento de pena pelo ato infracional, visto que crimes gravíssimos devem ser encarados com maior seriedade. Isso resulta em uma resposta à sociedade, que vive com sentimento de insegurança pública e mantém o caráter socioeducativo da punição, permitindo um tempo maior para a ressocialização dos agentes. Entendo que essa punição deve ser seguida de tratamentos psicológicos, psiquiátricos e incentivos para a entrada de adolescentes no mercado de trabalho após o cumprimento de sua medida”.

Ele analisa ainda as discussões sobre punição penal para os menores. “De um lado, há o argumento de que a impunidade estimula a reincidência e que os jovens precisam ser responsabilizados de forma mais severa. A visão é de que a punição mais rígida poderia servir como um ‘freio’ para a criminalidade juvenil. Por outro lado, a maioria dos especialistas e organismos internacionais defendem que a punição penal para menores é ineficaz e, em muitos casos, contraproducente. Em vez de reabilitar, a prisão de um jovem o expõe a um ambiente de violência, corrupção e crimes, o que aumenta a probabilidade de que ele se torne um criminoso mais perigoso no futuro. Acredito que o foco deve ser a prevenção, a educação e a ressocialização, não a punição penal, que é voltada para adultos”.

Maioridade penal

Gabriel Fonseca comenta a discussão sobre a redução da maioridade penal. “Os defensores argumentam que jovens que cometem crimes hediondos devem ser tratados como adultos, e que a redução da maioridade seria uma forma de coibir a criminalidade. Porém, a grande maioria dos estudos e evidências mostram que a redução não diminui a criminalidade e, em muitos casos, pode até piorá-la. Em países que adotaram a redução da maioridade, não houve uma queda significativa nos índices de criminalidade. Além disso, a convivência de adolescentes em presídios adultos, que são ambientes precários e violentos, pode torná-los mais suscetíveis a se tornarem criminosos reincidentes”, pontua.

O especialista destaca também que o sistema prisional brasileiro já tem problemas graves para lidar com adultos, e não está preparado para receber jovens. “Com a redução da maioridade, os criminosos poderiam utilizar crianças e adolescentes ainda mais jovens para cometer crimes, já que eles ainda não estariam sujeitos à punição mais rígida”. Ele ressalta o que deveria ser o foco das pessoas nessa questão. “Em vez de focar na punição, a sociedade deveria investir em soluções que tratem das raízes do problema: educação, família, esporte, lazer e oportunidades de emprego. A redução da maioridade penal é vista por muitos como uma solução simplista para um problema complexo”, salienta o advogado.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Maio 08, 2026 Demais

Dia das Mães: como escolher um presente com mais…

Maio 08, 2026 Demais

Pesquisa aponta que 60% do público aprovou show de…

Maio 08, 2026 Demais

Paisagismo ganha força no mercado imobiliário ao…

Maio 08, 2026 Demais

Óculos de sol vão além da estética: especialista aponta…

Maio 08, 2026 Demais

Mercado de barras de proteína dispara com aporte de…

Maio 08, 2026 Demais

Com metro quadrado entre os mais caros do Brasil,…

Maio 08, 2026 Demais

Sutiã errado pode causar dores nas costas, no pescoço e…

Maio 08, 2026 Demais

Europa, lua de Júpiter, se destaca como um dos locais…

Maio 07, 2026 Demais

Restrição de redes sociais para menores avança no mundo…

Maio 07, 2026 Demais

Maternidade não pode ser sinônimo de sobrecarga

Maio 07, 2026 Demais

Da bilheteria ao Restaurante oficial, Essence…

Maio 07, 2026 Demais

Elanco cresce 15% no 1º trimestre de 2026 e eleva…

Maio 07, 2026 Demais

Leite fermentado Sofyl uva verde comemora 20 anos

Maio 07, 2026 Demais

Europa acelera corrida pelo ferro verde e mostra…

Maio 07, 2026 Demais

Sem dados, não há conservação. Como a tecnologia virou…

Maio 07, 2026 Demais

Energia mais cara em maio reacende debate sobre…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version