Empresas brasileiras abraçam estúdios criativos internos e rompem com agências tradicionais
Tendência global acelera no país: inovação, agilidade e brand consistency marcam a nova era do marketing — e empresas como a Monkey colhem resultados ao apostar no modelo in-house.
No mundo das marcas de alto impacto, uma tendência está mudando as regras do jogo: criar estúdios criativos dentro de casa. A tendência, que já conquistou 78% das maiores multinacionais americanas (contra 42% em 2010, segundo a Association of National Advertisers) chegou ao Brasil com força total.
A fintech Monkey, referência em antecipação de recebíveis, é um desses exemplos. Em 2021 a marca apostou em um estúdio interno que funciona como um verdadeiro laboratório de ideias – e já colhe resultados: produziu mais de 120 campanhas proprietárias no último ano, reduziu em 35% o tempo de resposta para demandas de marketing, além de economizar recursos com produção terceirizada.
“Ver nosso time respirando a cultura e traduzindo nossa visão em cada projeto mudou o jogo”, afirma Rafaela Breviglieri, gerente de branding da Monkey. Com passagens por agências de peso, Rafaela liderou a transição ousada para o modelo in-house: “É como pilotar uma agência sob medida para o nosso DNA. O impacto é imediato: mais estratégia, mais conexão e muito mais agilidade”.
Essa transformação ganhou força internacional graças ao avanço das mídias digitais e ferramentas de IA e hoje, já aparece com frequência crescente no Brasil, especialmente entre empresas inovadoras e negócios digitais que buscam diferenciação em ambientes altamente competitivos. De acordo com levantamento da Oliver Latin America, cinco dos dez maiores anunciantes brasileiros já contam com estrutura in-house — cenário cada vez mais dinâmico e estratégico para marcas que priorizam inovação e eficiência.
Para a Monkey, a aposta vai além do modismo: é questão de sobrevivência e protagonismo de marca. O estúdio conta com infraestrutura de ponta, profissionais de conteúdo, arte, motion design e parceiros fixos – todos focados em fortalecer a marca e entregar campanhas que não só acompanham, mas criam tendências.
“Ser rápida e autêntica nunca foi tão fundamental. As marcas que entenderem isso primeiro saem na frente”, conclui Rafaela.
Hoje, o estúdio reflete o espírito criativo e dinâmico da marca, e é peça-chave na estratégia de comunicação da Monkey. Para assistir um vídeo do estúdio e seu processo de produção, clique aqui.
Sobre a Monkey: Criada em 2016, a Monkey é o maior marketplace de antecipação de recebíveis da América Latina. Com o objetivo de democratizar o acesso ao crédito, a fintech conecta empresas de grande porte, seus fornecedores e instituições financeiras, oferecendo soluções inovadoras para antecipação de recebíveis de contas a receber, contas a pagar e cartões. Atualmente, a plataforma já reúne fornecedores de companhias dos setores petroquímico, metalúrgico, papel e celulose e automotivo, entre outros, promovendo um ciclo sustentável de crescimento econômico. Clique aqui para saber mais.
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